Anticoncepcional Selene engorda?

Especialista da área:
atualizado em 01/09/2021

O anticoncepcional Selene é um método contraceptivo utilizado para prevenir a gravidez ou para tratamento de doenças hormonais, como acne, seborreia, oleosidade nos cabelos e nos casos de hirsutismo, que é o excesso de pelos nas mulheres em locais comuns ao homem.

  Continua Depois da Publicidade  

O contraceptivo Selene também é indicado para casos de síndrome de ovários policísticos (SOP) que consiste em um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho.

A sua principal composição é o etinilestradiol e acetato de ciproterona (CPA). O eitinilestradiol é um tipo de estrogênio que atua no controle da ovulação, enquanto a ciproterona é um medicamento do tipo antiandrogênico que ajuda a melhorar a pele por meio da redução da oleosidade. 

No entanto, a principal dúvida do público feminino com relação a este método contraceptivo é saber se ele engorda ou se pode causar algum inchaço. Porém, antes de iniciar o uso de qualquer anticoncepcional é necessário agendar uma consulta com um ginecologista. Mas se você foi receitada e tem dúvidas se esse anticoncepcional engorda, confira a seguir mais informações deste medicamento.

Anticoncepcional Selene

Anticoncepcional Selene engorda?

Para quem vive em constante luta contra a balança e sofre para manter o peso ideal, tomar um medicamento que estimula o aumento de peso não parece algo muito positivo, não é mesmo?

Pois bem, quem utiliza Selene precisa saber que há chances que o remédio cause sim aumento no peso corporal, inclusive em sua bula, existe uma advertência para este fim. Em alguns casos pode ocorrer na mulher um inchaço por conta do acúmulo de líquidos, o que favorece o aumento de peso.  

Portanto, se você recebeu a prescrição deste anticoncepcional, é importante conversar com o seu médico, especialmente se você tiver tendência para engordar, e não deixar de cuidar da alimentação, seguindo uma dieta equilibrada e saudável, sem exageros nas calorias e guloseimas. Também vale a pena investir na prática regular de uma atividade física, que além de fazer bem à saúde, colabora para aumentar o gasto calórico.

Anticoncepcional Selene emagrece?

Também é possível dizer que o anticoncepcional Selene emagrece em alguns casos e há relatos de mulheres que tiveram esse efeito. Isso ocorre porque cada organismo reage de maneira diferente aos componentes presentes nas pílulas.

E por mais que isso pareça algo bom à primeira vista, é importante lembrar que os anticoncepcionais não devem ser usados com o objetivo de emagrecimento, já que a perda de peso ideal deve ser feita de forma saudável, com base em uma alimentação balanceada e atividades físicas.

Como utilizar?

anticoncepcional

A primeira pílula do anticoncepcional Selene deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, (junto a algum líquido, se achar necessário) e, nos próximos dias, uma pílula deve ser tomada novamente e de preferência no mesmo horário.  

  Continua Depois da Publicidade  

Assim que terminar a cartela, deve-se fazer uma pausa de sete dias e então iniciar o consumo de outra cartela, seguindo a mesma regra. No segundo ou terceiro dia após essa pausa, é esperado um sangramento semelhante à menstruação. No oitavo dia, mesmo se o sangramento não tiver cessado, é hora de iniciar uma nova cartela.

A ação do Selene é imediata. Isso significa que seu efeito contraceptivo passa a valer a partir do primeiro dia de uso. Quando usado de acordo com as instruções, a eficácia do anticoncepcional é de 99%. Mas nos primeiros 7 dias de uso é recomendado usar um método anticoncepcional de barreira adicional, como o preservativo, apenas por precaução.

Caso esteja fazendo uso de outro anticoncepcional, não é preciso esperar completar a outra cartela. Basta começar a usar o Selene no dia seguinte após a ingestão do último comprimido do remédio anterior.

Outros efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

Além da variação de peso, aumento ou diminuição, o anticoncepcional Selene pode trazer os seguintes efeitos colaterais:

  • Dor de cabeça;
  • Má digestão;
  • Náusea;
  • Tensão mamária;
  • Alterações no desejo sexual;
  • Mudanças de humor;
  • Diminuição da tolerância a lentes de contato (casos isolados);
  • Cloasma – surgimento de manchas escuras na face, em mulheres com predisposição à condição ou que não se exponham ao sol com constância.

Pode ser observado um leve sangramento vaginal durante o uso dos comprimidos. Mesmo que isso aconteça, continue tomando o remédio normalmente até completar o ciclo de 21 dias e só então faça a pausa recomendada.

Contraindicações ao uso do Selene

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando seus bebês, que tenham alterações graves na função hepática, com histórico de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional (coceira), que tenham síndrome de Dubin-Johnson ou síndrome de Rotor (doenças do fígado) não devem utilizar Selene.

A mesma orientação serve para quem tem ou já teve tumores hepáticos e processos tromboembólicos (exemplo: acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio), mulheres que possuem anemia falciforme, câncer de mama ou endométrio atuais ou já tratados, diabetes grave com alterações vasculares, alterações no metabolismo de gorduras, histórico de herpes gravídico, otosclerose (doença que pode causar surdez) alterada durante gestações.

Pacientes com sangramento vaginal não diagnosticado, histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, presença ou histórico de pancreatite com elevação grave dos níveis de triglicerídeos, sinais de trombose atuais ou já passados e neoplasias (tumores) atuais ou já tratadas são outro grupo de mulheres que também não deve usar o medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, é fundamental informar ao médico a respeito de qualquer outro remédio que esteja utilizando para que ele verifique se não pode ocorrer interação medicamentosa.

Considerações finais

Antes de qualquer coisa, o Selene é um medicamento que serve para evitar uma gravidez indesejada ou para tratar condições específicas de pele ou de problemas como a síndrome do ovário policístico.

Independentemente de engordar ou de emagrecer, o mais importante é que você use o remédio da forma correta quando indicado por um médico. A perda ou o ganho de peso é um efeito colateral que pode ocorrer apenas em algumas mulheres. Ou seja, isso não é uma regra. Algumas mulheres podem observar aumento de peso, outras podem emagrecer e a grande maioria não sofre efeito algum.

Se o Selene estiver fazendo você engordar e você não conseguir controlar o ganho de peso por meio de alterações na dieta e na prática de exercícios físicos, converse com seu médico para que ele avalie o seu quadro e substitua o medicamento por um similar que não lhe cause esse tipo de efeito adverso.

Fontes e referências adicionais

Você já tomou o anticoncepcional Selene? Caso já tenha tomado, sentiu algum efeito na balança? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (738 votos, média 3,89)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

172 comentários em “Anticoncepcional Selene engorda?”

  1. Tomo selene a dois anos,ele nunca me fez mal, não alterou nada em relação ao sexo,sou magra,mas só engordei 8kg,mas quero ganhar mais um pouco de peso,esse anticoncepcional pra mim é o melhor no momento e tenho muita vontade de comer também ?

    Responder
  2. tomo ele a quase 6 anos e engordei muito perdi desejo sexual tenho muitas dores de cabeca muito mal estar mas meu medico falo que nao tinha nada ver com o anti agora to bem preocupada pois tambem engravidei tomando o anti

    Responder
  3. Estou tomando O Selene há 7 meses e estava gostando, visto que o Ciclo 21 estava era bem mais forte. Contudo, ultimamente, percebi que minha libido diminuiu bastante, que perdi 3 quilos e continuo emagrecendo (sendo que já sou bastante magra), fora as dores de cabeça que veem de vez em quando. Irei mudar para outro, tentarei o Iumi.

    Responder
  4. Tomo selene a uns 5/6 meses, e percebi um aumento drástico no meu peso, retenção de líquido, e libido totalmente afetada, mas de fato, as espinhas diminuíram demais.

    Responder
  5. Estou usando o selene a 1 ano e 3 meses prescreito pela minha ginecologista só que engordei de 5 a 6 kg sinto a barriga como se estivesse grávida nem janto à noite , me dá muita má digestão dor de cabeça , náuseas , enjoo diminuição do desejo sexsual por isso vou mudar.

    Responder
  6. eu tomei por 1 ano e meio e não engordei,minhas espinhas eram um problema,mais acabaram com o uso do selene,so a libído q foi prejudicada mesmo.

    Responder
  7. Gente estou tomando o anticoncepcional Selene a 1 mês e uma amiga mi disse que não presta por que ela estava tomando e mesmo assim ela engravidou.
    Estou tomando o Selene por que a minha médica recomendou que eu tomasse.
    Mais depois do que a minha amiga falou fiquei comedo.
    será q devo trocar de anticoncepcionais?

    Responder
    • Excelente anticoncepcional, tomo há 15 anos, nunca tive nada. Pele ótima, não engorda e o principal, evitar a gravidez.

      Responder
      • Toko já faz 7 anos, não engordei, a pele está ótima e nunca engravidei . Não senti diferença na libido e nunca tive nenhum efeito colateral. Vou continuar usando esse remédio até quando puder.

        Responder
  8. Usei o selene por 8 meses. Ele deixou minha pele ótima, porém me deu muita dor de cabeça forte. E tbm diminuiu a libido. Tive que mudar pra outro anticoncepcional.

    Responder
    • Tomo a muito tempo, no entanto, nos últimos meses comecei a sentir mto enjôo, mal estar e dor de cabeça. Acredito q seja em virtude do selene pq quando não tomo, fico bem.

      Responder
  9. Estou usando o dele a 6 meses, e percebi varias alterações no corpo, como aumento dos seios, retenção de líquido, aumento de peso, diminuição da libido. Entretanto, a questão das espinhas que eram um problema, melhoraram muito com o uso do Selene.

    Responder
    • estou tomando Selene foi prescrito pelo ginecologista para tratar um distúrbio hormonal . Mas fico muito mal e um mês perdi 4 quilos.

      Responder
      • Estou usando o selene a 1 ano e 3 meses prescreido pela minha ginecologista só que mas engordei de 5 a 6 kg sinto a barriga como se estivesse gravida nem janto à noite , me dá muita má digestão dor de cabeça , nauséas , enjooe diminuição do desejo sexsual por isso vou mudar.

        Responder
    • Em algumas pessoas sim, tomo a 6 meses por recomendação da dermatologista, antes tomava o Diminut(muito bom por sinal). Percebi que além de engordar meu desejo sexual caiu bastante.

      Responder