Anticoncepcional Selene Engorda?

🕐 20/02/2020

Descobrir se o conhecido anticoncepcional selene engorda é algo muito importante antes de você tomar a decisão de comprá-lo. Você descobrirá a seguir se o Selene engorda e irá aprender os motivos do “inchaço” do corpo quando você está utilizando esse tipo de medicamento, suas contraindicações, reações adversas e como tomar.

A auto estima é um dos fatores primordiais na qualidade de vida. Muitas mulheres evitam o uso do anticoncepcional por medo de engordar, inchar e até ter celulite. Mas será que isso é mito ou realidade? Descubra de uma vez por todas se anticoncepcional dá celulite 

Outro efeito comumente associado à ingestão de BCAA é a aparição de espinhas. As espinhas surgem quando as secreções oleosas das glândulas sebáceas entopem as pequenas aberturas dos folículos capilares. Descubra se os contraceptivos causam espinhas.

Você já deve ter ouvido falar de vários casos de gravidez justamente no momento em que a mulher estava trocando de anticoncepcional. Existem vários motivos para fazer a troca do medicamento. Efeitos colaterais indesejados, métodos mais seguros, condições de saúde subjacentes que exigem outro tipo de contracepção ou até mesmo uma escolha pessoal. Descubra como trocar o anticoncepcional sem o risco de engravidar.

A pílula anticoncepcional já é um método conhecido há tempos pelas mulheres que desejam evitar uma gravidez indesejada. Ela foi produzida e lançada pela primeira vez em 1960, nos Estados Unidos, e atua nas oscilações hormonais que provocam o processo de ovulação nas mulheres, além de dificultar a passagem do espermatozoide e deixar o endométrio – membrana mucosa que reveste a parede do útero – impróprio para a implantação do óvulo.

Entretanto, mesmo estando há tanto tempo no mercado – são 55 anos passados desde o ano de seu lançamento – os anticoncepcionais não estão livre de críticas negativas. Elas referem-se a efeito colaterais negativos que esses medicamentos podem trazer como náuseas, dor de cabeça, diminuição do desejo sexual, inchaço, ausência de menstruação, trombose – entupimento de uma veia ou artéria, causada por um coágulo, que dificulta a passagem do sangue – e até mesmo o indesejado aumento de peso.

Para certificar-se de usar um remédio que cumpra devidamente a sua função, ao mesmo tempo que não faça mal à saúde, é importante conversar com o médico sobre qual medicamento utilizar e ter o maior número de informações possíveis sobre ele.

É por isso que no artigo de hoje nós vamos falar sobre um desses remédios, o Selene. Em que casos ele pode ser usado? Será que o anticoncepcional Selene engorda ou emagrece? Quais são os seus outros efeitos colaterais? Descubra com a gente a seguir:

O que é o anticoncepcional Selene?

Selene é um medicamento de uso oral e adulto. Além de prevenir a gravidez, ele é indicado para tratar casos de acne, alopecia androgênica (calvície), seborreia (doença que pode causar coceira, caspa, oleosidade e perda de cabelo), síndrome do ovário policístico, distúrbios menstruais e hirsutismo (aumento de pelos nas mulheres, nas regiões do queixo, buço, abdome, seios, glúteos, coxas e outros locais onde os homens costumam ter pelos).

O Selene é composto pelos princípios ativos acetato de ciproterona e etinilestradiol. Cada comprimido contém 2 mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol. O eitinilestradiol é um tipo de estrogênio que atua no controle da ovulação enquanto que a ciproterona é um medicamento do tipo antiandrogênico que ajuda a melhorar a pele por meio da redução da oleosidade. 

A combinação desses dois princípios ativos é capaz de regular os hormônios femininos e impedir a gravidez além de tratar problemas hormonais ou de pele.

Embora possa ser usado para vários fins, o uso principal do Selene é como método de controle de natalidade. 

O medicamento pode ser encontrado para venda em cartelas de 21 comprimidos revestidos e é necessária a apresentação de receita médica para a farmácia ou drogaria antes de levar o produto para casa.

Anticoncepcional Selene engorda?

Para quem vive em constante luta contra a balança e sofre para manter o peso ideal, tomar um medicamento que estimula o aumento de peso não parece algo muito bom não é mesmo?

Pois bem, quem utiliza Selene precisa saber que há chances que o remédio cause sim a elevação do peso. É possível afirmar que o anticoncepcional Selene engorda em alguns casos porque em sua lista de efeitos colaterais consta a variação de peso, que pode incluir o aumento dos quilos.

Não é certeza que isso acontecerá com todas as mulheres que façam uso do medicamento, porém, não podemos deixar de destacar que essa é uma possibilidade. Além disso, ele pode trazer a retenção de líquidos, o que favorece a elevação do peso. Esta pode inclusive ser uma razão mais comum dentre as pessoas que afirmar que Selene engorda.

Logo, ao receber a prescrição do anticoncepcional, é importante conversar com o médico a respeito de táticas que ajudem a evitar o aumento de peso, especialmente se você tiver tendência para engordar, e cuidar da alimentação, tratando de seguir uma dieta equilibrada e saudável, sem exageros nas calorias e guloseimas.

Também vale a pena investir na prática regular de uma atividade física, que além de fazer bem à saúde de maneira geral, colabora para aumentar o gasto calórico.

Anticoncepcional Selene emagrece?

Também é possível dizer que o anticoncepcional Selene emagrece em alguns casos. É que o termo variação de peso que aparece como uma das reações adversas do produto abrange tanto o aumento quanto a redução de peso. E há relatos de pessoas que tiveram esse efeito.

E por mais que isso pareça algo bom à primeira vista, é importante lembrar que o emagrecimento ideal é aquele que é feito com saúde e que estar abaixo do peso ideal também faz mal ao organismo.

Portanto, quem tem problemas de magreza excessiva deve avisar o médico antes de começar a fazer uso do medicamento e tomar cuidado com a alimentação, garantindo que o corpo receba as calorias e nutrientes que necessita para funcionar direitinho.

Caso você emagreça um pouco após começar a usar o Selene, não há problema algum desde que você esteja se alimentando bem e que isso não esteja influenciando negativamente a sua saúde. 

Mas usar o medicamento apenas com o intuito de emagrecer não é recomendado porque esse efeito varia de pessoa para pessoa. Essa não é uma boa estratégia pois esse efeito colateral pode nem ser observado. Veja bem: além de não perder peso, algumas mulheres podem apresentar o efeito oposto e ganhar peso durante o tratamento com Selene. 

Se você busca emagrecer, procure outras formas garantidas de perder peso que incluem a antiga fórmula dieta hipocalórica e exercício físico.

Outros efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

Além da variação de peso – aumento ou diminuição – o anticoncepcional Selene pode trazer os seguintes efeitos colaterais:

  • Dor de cabeça;
  • Má digestão;
  • Náusea;
  • Tensão mamária;
  • Alterações no desejo sexual;
  • Mudanças de humor;
  • Diminuição da tolerância a lentes de contato (casos isolados);
  • Cloasma – surgimento de manchas escuras na face, em mulheres com predisposição à condição ou que não se exponham ao sol com constância.

Pode ser observado um leve sangramento vaginal durante o uso dos comprimidos. Mesmo que isso aconteça, continue tomando o remédio normalmente até completar o ciclo de 21 dias e só então faça a pausa recomendada.

Ao sofrer com um ou mais desses problemas, incluindo a variação de peso, não deixe de informar o seu médico para saber como proceder.

Contraindicações ao uso do Selene

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando seus bebês, que tenham alterações graves na função hepática, com histórico de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional (coceira), que tenham síndrome de Dubin-Johnson ou síndrome de Rotor (doenças do fígado) não devem utilizar Selene.

A mesma orientação serve para quem tem ou já teve tumores hepáticos e processos tromboembólicos (exemplo: acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio), para pessoas que possuem anemia falciforme, câncer de mama ou endométrio atuais ou já tratados, diabetes grave com alterações vasculares, alterações no metabolismo de gorduras, histórico de herpes gravídico, otosclerose (doença que pode causar surdez) alterada durante gestações.

Pacientes com sangramento vaginal não diagnosticado, histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos focais, presença ou histórico de pancreatite com elevação grave dos níveis de triglicerídeos, sinais de trombose atuais ou já passados e neoplasias (tumores) atuais ou já tratadas são outro grupo de mulheres que também não deve usar o medicamento.

Além disso, é fundamental informar ao médico a respeito de qualquer outro remédio que esteja utilizando para que ele verifique se não pode ocorrer interação medicamentosa.

Como utilizar

A usuária do anticoncepcional Selene deve começar a tomá-lo no primeiro dia de sua menstruação. Se você já estava fazendo uso de outro anticoncepcional, não é preciso esperar completar a outra cartela. Basta começar a usar o Selene no dia depois da ingestão do último comprimido do remédio anterior.

Continue a ingerir a pílula de Selene diariamente até finalizar a cartela de 21 comprimidos. Uma pílula por dia com um pouco de água é a dose usual do medicamento. Assim que terminar a cartela, ela deve fazer uma pausa de sete dias e então iniciar o consumo de outra cartela, seguindo a mesma regra.

No segundo ou terceiro dia após essa pausa de sete dias, é esperado um sangramento semelhante à menstruação. No oitavo dia, mesmo se o sangramento não tiver cessado, é hora de iniciar uma nova cartela.

Os comprimidos de Selene devem ser tomados aproximadamente na mesma hora todos os dias para evitar grandes variações hormonais ao longo do mês. 

A ação do Selene é imediata. Isso significa que seu efeito contraceptivo passa a valer a partir do primeiro dia de uso. Quando usado de acordo com as instruções, a eficácia do anticoncepcional é de 99%. Mas nos primeiros 7 dias de uso é recomendado usar um método anticoncepcional de barreira adicional – como o preservativo – apenas por precaução.

Caso ela venha a ter vômitos e diarreia intensa de três a quatro horas depois de tomar o medicamento, a recomendação é consultar o ginecologista para averiguar a causa dos sintomas e, se necessário, passar a usar outro tipo de método anticoncepcional. Isso porque pode ser que episódios de vômito ou diarreia diminuam a eficácia do medicamento.

Selene engorda ou emagrece?

Antes de qualquer coisa, o Selene é um medicamento que serve para evitar uma gravidez indesejada ou para tratar condições específicas de pele ou de problemas como a síndrome do ovário policístico.

Independentemente de engordar ou de emagrecer, o mais importante é que você use o remédio da forma correta quando indicado por um médico. A perda ou o ganho de peso é um efeito colateral que pode ocorrer apenas em algumas pessoas. Ou seja, isso não é uma regra. Algumas mulheres podem observar aumento de peso, outras podem emagrecer e a grande maioria não sofre nenhum efeito.

Se o Selene estiver fazendo você engordar e você não conseguir controlar o ganho de peso por meio de alterações na dieta e na prática de exercícios físicos, converse com seu médico para que ele avalie o seu quadro e substitua o medicamento por um similar que não te cause esse tipo de efeito adverso.

Fontes consultadas:

Baseado na sua experiência, você acha que o Anticoncepcional Selene engorda ou emagrece? O que aconteceu quando você o tomou? Conhece alguém que tenha tomado? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (729 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...

167 comentários em “Anticoncepcional Selene Engorda?”

  1. Estou tomando O Selene há 7 meses e estava gostando, visto que o Ciclo 21 estava era bem mais forte. Contudo, ultimamente, percebi que minha libido diminuiu bastante, que perdi 3 quilos e continuo emagrecendo (sendo que já sou bastante magra), fora as dores de cabeça que veem de vez em quando. Irei mudar para outro, tentarei o Iumi.

  2. Tomo selene a uns 5/6 meses, e percebi um aumento drástico no meu peso, retenção de líquido, e libido totalmente afetada, mas de fato, as espinhas diminuíram demais.

  3. Estou usando o selene a 1 ano e 3 meses prescreito pela minha ginecologista só que engordei de 5 a 6 kg sinto a barriga como se estivesse grávida nem janto à noite , me dá muita má digestão dor de cabeça , náuseas , enjoo diminuição do desejo sexsual por isso vou mudar.

  4. eu tomei por 1 ano e meio e não engordei,minhas espinhas eram um problema,mais acabaram com o uso do selene,so a libído q foi prejudicada mesmo.

  5. Gente estou tomando o anticoncepcional Selene a 1 mês e uma amiga mi disse que não presta por que ela estava tomando e mesmo assim ela engravidou.
    Estou tomando o Selene por que a minha médica recomendou que eu tomasse.
    Mais depois do que a minha amiga falou fiquei comedo.
    será q devo trocar de anticoncepcionais?

    • Excelente anticoncepcional, tomo há 15 anos, nunca tive nada. Pele ótima, não engorda e o principal, evitar a gravidez.

      • Toko já faz 7 anos, não engordei, a pele está ótima e nunca engravidei . Não senti diferença na libido e nunca tive nenhum efeito colateral. Vou continuar usando esse remédio até quando puder.

  6. Usei o selene por 8 meses. Ele deixou minha pele ótima, porém me deu muita dor de cabeça forte. E tbm diminuiu a libido. Tive que mudar pra outro anticoncepcional.

    • Tomo a muito tempo, no entanto, nos últimos meses comecei a sentir mto enjôo, mal estar e dor de cabeça. Acredito q seja em virtude do selene pq quando não tomo, fico bem.

  7. Estou usando o dele a 6 meses, e percebi varias alterações no corpo, como aumento dos seios, retenção de líquido, aumento de peso, diminuição da libido. Entretanto, a questão das espinhas que eram um problema, melhoraram muito com o uso do Selene.

    • estou tomando Selene foi prescrito pelo ginecologista para tratar um distúrbio hormonal . Mas fico muito mal e um mês perdi 4 quilos.

      • Estou usando o selene a 1 ano e 3 meses prescreido pela minha ginecologista só que mas engordei de 5 a 6 kg sinto a barriga como se estivesse gravida nem janto à noite , me dá muita má digestão dor de cabeça , nauséas , enjooe diminuição do desejo sexsual por isso vou mudar.

Deixe um comentário