A betaína é um composto químico utilizado há muitos anos no tratamento de muitas doenças e distúrbios corporais. Sua ação no corpo humano é complexa e não foi, ainda, completamente explicada pela ciência. Entretanto, as tendências encontradas até hoje conduzem à esperança de que a betaína pode ser um excelente remédio para uma série de problemas – bem como um excelente suplemento para atletas que buscam o ganho de massa muscular.
A betaína é um composto químico encontrado naturalmente no corpo humano, bem como em muitos animais e plantas. Sua função nos organismos em que é encontrada é em geral a mesma, uma vez que a betaína tem como efeito a retenção de água nas células e a proteção contra condições ambientais desfavoráveis. Isolado pela primeira vez a partir da beterraba, a betaína também é encontrada em boas concentrações nos frutos do mar e no espinafre.
A betaína desempenha um papel central no metabolismo humano. Suas funções são múltiplas, e portanto seus efeitos são numerosos. Entre os benefícios mais conhecidos está a redução dos níveis de homocisteína, um componente claramente relacionado com o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ósseas como, por exemplo, a osteoporose.
Além disso, a substância é amplamente usada em cremes dentais para tratar os sintomas da boca seca (xerostomia), distúrbio para o qual a aplicação tópica de betaína tem se mostrado um excelente tratamento, uma vez que se relaciona claramente à propriedade da mesma de proteger as células de condições ambientais desfavoráveis.
Os demais supostos benefícios da betaína, para os quais ainda não há confirmação científica sólida, compõem uma lista extremamente numerosa: redução do risco de tumores, tratamento do refluxo gastroesofágico, tratamento de doenças do fígado e da hepatite C e redução do dano causado por raios solares ultravioleta.
O benefício polêmico que nos interessa aqui é, porém, a alegada propriedade da betaína de aumentar a performance em treinos de força e, ao mesmo tempo, a velocidade do ganho de massa muscular.
A principal motivação da crença de que a betaína pode ser benéfica para quem procura ganhar massa muscular é o mecanismo pelo qual ela diminui os níveis de homocisteína. A betaína é capaz de transformar a homocisteína em metionina, e dessa forma aparenta provocar um duplo efeito benéfico.
A homocisteína, cuja atuação se relaciona à diminuição da sensibilidade a insulina, possui efeitos negativos sobre o crescimento muscular e dificulta a perda de gordura. A metionina, por outro lado, é extremamente importante para síntese de proteína e para a produção natural de creatina, cujos efeitos benéficos sobre o crescimento muscular são amplamente conhecidos. Trocar uma pela outra é, portanto, excelente.
Esse raciocínio, bem como algumas confirmações empíricas, recomendam o consumo de betaína por atletas que procurar ganhar massa muscular. Entretanto, como veremos, a eficácia ainda não é garantida.
A eficácia da betaína para o tratamento de altas concentrações de homocisteína e para o alívio tópico dos sintomas da boca seca já são cientificamente comprovadas. A sua eficácia como suplemento para o ganho de massa muscular, porém, permanece sob dúvidas.
Os estudos conduzidos para testar a eficácia da betaína como suplemento para hipertrofia muscular não são numerosos. Uma pesquisa atenta poderá notar que mesmo as avaliações mais otimistas baseiam-se em apenas um estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Esse estudo, apesar de dar motivos para sérias suspeitas de que a betaína é eficaz, não é, porém, por si só suficiente para considerar a eficácia comprovada.
Nesse estudo, dois grupos de homens já praticantes de musculação foram submetidos a treinos idênticos por seis semanas, durante os quais um deles consumiu betaína e o outro apenas um placebo. O resultado demonstrou que, enquanto o grupo do placebo não experimentou nenhuma alteração, o grupo que consumiu betaína obteve significativos aumentos na massa muscular e na circunferência do braço, além de diminuir o nível de gordura corporal.
Há, portanto, esperança, mas as dúvidas são muitas. Em primeiro lugar, se a betaína se mostrou efetiva para homens que já treinavam, não se sabe qual será seu efeito sobre homens antes sedentários. Os pesquisadores desse estudo também não foram capazes de determinar precisamente a causa do ganho de massa muscular, uma vez que a variação nos níveis de homocisteína foram baixos. Há quem aponte, ainda, para o polêmico financiamento do estudo, feito pela DuPont – uma empresa que produz betaína.
Muitos atletas experientes, ao notar que a betaína aumenta a síntese natural de creatina, podem se perguntar se a betaína oferece algum benefício para além da creatina, que já é um suplemento consagrado. A pergunta segue, ainda, sem uma clara resposta.
A betaína é considerada provavelmente segura para crianças e adultos, provocando apenas pequenos efeitos colaterais em alguns casos. Os mais comuns são perturbações estomacais, náuseas e diarreias leves.
Há, porém, grupos que devem evitar a betaína. Em primeiro lugar, não há conhecimento sobre a segurança do consumo de betaína por mulheres grávidas ou lactantes, de modo que recomenda-se que a betaína seja evitada por esses grupos.
Mais definitiva é a advertência para pessoas com altos níveis de colesterol. O consumo de betaína foi identificado como uma causa de aumentos expressivos nos níveis gerais de colesterol em todas as pessoas, de modo que quem já sofre com altos níveis de colesterol pode sofrer sérias complicações.
A betaína pode ser obtida como suplemento em farmácias de manipulação, e a sua dosagem deve ser determinada por um médico, sobretudo quando o consumo se volta para o tratamento dos altos níveis de homocisteína.
A dosagem normalmente utilizada por atletas para auxiliar no ganho de massa muscular varia de 3g a 4g por dia, normalmente divididas em duas doses iguais. Recomenda-se que essas doses sejam consumidas antes e depois do treino diário principal.
Apesar da betaína poder ser ingerida a qualquer momento, recomenda-se que o consumo seja feito em combinação com algum alimento, de modo a aliviar os possíveis efeitos colaterais no sistema gastrointestinal.
Fontes e Referências Adicionais:
Veja Todos Comentários
Tenho o rins policisticos, sera que posso usar betaina?
hypermetilação não pode ocasionar problemas?
Tenho 280 de colesterol posso tomar betaina
Não aumenta o colesterol
Boa tarde!
Eu tenho gastrite, refluxo e muita azia a mais de 15 anos e faço uso de omeprazol durante esse tempo todo e não consigo curar o problema. Estive pesquisando sobre a Betaína e acredito que meu problema seja falta de ácido no estômago, mas os médicos não me falam isso, só pedem para eu continuar tomando o omeprezol. A minha pergunta é, eu posso tomar a betaína sem prescrição médica ? Obrigado.
Eutomo há 15 dias. Por conta. Tem feito muito bem. Melhor que omeprazol.
Omeprazol, destrói o suco gástrico do estômago. É um veneno. Mudar para Betaína, uma cápsula durante as refeições, resolverá o refluxo e a queimação estomacal. Vc pode comprar pela internet ou na farmácia de manipulação.
Estou tomando comprei no mercado livre comprei a 300 mg fiquei com medo de tomar na hora mais pesquisei muito e vi que ela é ótima para várias funções em nosso corpo e mesmo com medo tomei e me sinto muito bem acabou com minha gastrite Graças a Deus
Aqui na minha cidade cacoal em Rondônia as farmácias e outros falam que não sabem o que é esse remédio pois acredito que se eles falarem param de ganhar dinheiro vendendo prazos e outros que não ajudam em nada, enquanto dependemos dos remédios das farmácias seremos doentes pois essa é a forma deles irricarem cada vez mais
Por quanto tempo vc tomou? Chegou a fazer endoscopia?
Depois de qto tempo obteve resultado?
Olá, A betaína pode ser obtida como suplemento em farmácias de manipulação, e a sua dosagem deve ser determinada por um médico. Apresente sua pesquisa e ideia aos médicos!
Tenho uma amiga querem muita azia e bom tomar a Betânia.
Para todos os casos que estou vendo aqui, recomenda-se uma reeducação alimentar, cortando frituras, gorduras, manteigas, café, suco de laranja, abacaxi e frutas ácidas, exceto o limão. Recomenda-se fazer o uso de: 1 copo com àgua morna e meio limão em jejum; uma colher de leite de magnésia na hora de ir dormir; duas colheres de vinagre de maçã em uma xícara de café com agua natural; fazer uso da espinheira santa. Banir o Omeprazol.
estou tomando betaina.2 capsulas ao dia .esta sendo muito bom,pois tenho refluxo e gastrite.mandei manipular
betaina 300mg
Estou começando a tomar betaina 350 hoje porque sofro muito com refluxo e ele está prejudicando muito meus dentes, nariz, ouvidos e garganta. A mucosa da minha boca está inflamada e parece queimadura, doi. Meu nariz com constante coriza. Minha garganta está constantemente irritada. Será que alguém já passou por isto. A betaina resolveu?
Talvez vc. não esteja fazendo o uso correto. A Betaína HCL é para tomar no meio da refeição, nem pode ser antes nem depois, vc. come a matade da comida,toma o comprimido, e continua a refeição,=
boa noite.
Olá leila...
estes sintomas sao sim indicativo de refluxo.. um refluxo que nao causa azia...
pigarro na garganta, tosse, retrotração dental, ronquidão.
indico consultar medico gastro fazer manometria.
Eu estava assim, a garganta doia, tudo queimava...estou tomando a betaina manipulada 300mg nas principais refeições....começo a comer...paro...tomo o remedio e continuo a refeiçao.....vou fazer por três meses...e um alívio muito grande!
Resolveu seu problema,me indica como vc faz estoy ruim com refkuxo
Sim....eu estava assim até a garganta doia......podia comprar. quase nada.......tô. tomando a net ainda 350mg e melhorei totalmente......vou continuar por uns e meses....faz na manipulação.
Leila pelo jeito você está precisando com urgência fazer uma reeducação alimentar! Há mais de 90% de chance de seus sintomas serem causados por uma ma alimentação, não é tanto questão de quantidade e sim de qualidade. A betaína pode ajudar, mais mudar os hábitos alimentares é essencial pra se manter a saúde. Pesquise mais sobre medicina natural alimentação saudável (não esquecendo da máfia da indústria médica farmacêutica)! Boa sorte pra você.
Olá, o cloridrato de betaina pode ser comprado em lojas de produtos naturais? ou só encontramos em farmacias de manipulaçao?
Boa tarde, tenho refluxo é por quanto tempo posso tomar Betânia?