Creatina engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 16/11/2020

A creatina é um suplemento comumente usado por quem pratica musculação, embora nem todo mundo saiba exatamente quais são seus efeitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitos pensam na possibilidade, de fato real, de que a creatina leve ao aumento de peso. Mas, a questão que você realmente deveria estar perguntando é se a creatina te fará ganhar gordura.

Vamos entender exatamente o que acontece com o corpo quando se toma creatina, e descobrir de uma vez por todas se ela engorda ou emagrece.

O que é a creatina?

creatina

A creatina é um composto de aminoácidos presente tanto nos músculos quanto no cérebro. Embora não seja essencial para o ganho de massa muscular, a suplementação com creatina ajuda a aumentar os níveis de energia nos músculos.

Isso faz com que a pessoa malhe mais intensamente, por mais tempo, até que sinta os efeitos do cansaço, o que ajuda no ganho de massa muscular.

Lembrando que a creatina não foi desenvolvida como um produto para perda de peso, então seu uso não é recomendado para este fim.

Outro ponto importante é que os músculos pesam mais que gordura. Isso quer dizer que você pode perder gordura, mas ainda assim ganhar peso porque ganhou massa muscular.

A creatina engorda em peso de músculos ou de gordura?

Primeiramente, o efeito colateral mais comum do uso de creatina é inchaço e a retenção de líquidos. Quando isso acontece, uma variação de cerca de 2 a 5 quilos no peso é normal.

Mas é importante lembrar que esse ganho de peso proveniente da retenção de líquidos não é permanente. Uma vez que seus níveis de creatina diminuam, você verá esse peso extra desaparecer.

Agora vamos falar sobre o outro tipo de ganho de peso provocado pela creatina. Se você está se exercitando e segue uma dieta adequada para hipertrofia, o aumento de peso que se nota decorrente do seu consumo é fruto do ganho de massa muscular e não de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Há benefícios no seu combinado com a proteína?

A combinação de proteína e creatina gera ótimos resultados, já que há um trabalho maior sobre os músculos, que precisam de proteínas para se regenerar e crescer.

Na verdade, muitos fisiculturistas usam esta combinação como parte de sua rotina de exercícios para ganhar massa magra. Alguns até combinam as duas em um único shake.

Quem deve tomar?

O uso de creatina é recomendado para ajudar no aumento da força física e resistência durante a prática de exercícios físicos.

Então, deve ser usada por quem pratica treinos de musculação e que tenham como objetivo o ganho de massa muscular, ou por atletas que desejam uma melhora na performance física.

Como usar a creatina?

Antes de tudo, o ideal é seguir as orientações de um profissional de saúde, que irá avaliar tanto o físico da pessoa, quanto os exercícios que serão realizados.

Mas de forma geral, a creatina é usada diluída em alguma bebida, como água, sucos e vitaminas.

Já as doses e tempo de uso dependem do tipo de exercício, objetivos e de características da pessoa, que devem ser avaliadas por um profissional.

Antes ou depois do treino?

Estudos mostram que o uso da creatina após treinos de resistência leva a um maior ganho de massa muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

A creatina emagrece?

De certa forma, sim. Pois como a creatina melhora o rendimento muscular nos exercícios, acaba ajudando a aumentar a queima de gordura, ao mesmo tempo que aumenta o ganho de massa magra.

Mas ela deve ser usada apenas em associação a exercícios, já que sozinha não teria efeitos sobre o peso ou mesmo sobre o ganho de massa muscular.

Existem riscos?

Apesar da crença bastante comum de que a creatina pode fazer mal aos rins, estudos recentes mostram que, para a maioria das pessoas, esse não é o caso.

Mas existem cuidados que devem ser tomados, como:

  • Ingerir dois ou mais litros de água por dia, principalmente se estiver utilizando suplementos de proteínas;
  • Pessoas com algum problema renal, ou que tenham fatores de risco para seu aparecimento, devem evitar o uso de creatina, ou usar apenas com supervisão de um profissional de saúde;
  • Mesmo aqueles não tem nenhum problema renal diagnosticado devem fazer regularmente exames para acompanhar o funcionamento dos rins.

Outros usos da creatina

Embora muito utilizada para auxiliar no ganho de massa muscular, o uso da creatina está sendo estudado para o tratamento de algumas condições de saúde:

  • Distrofias musculares: Este é um grupo de doenças que leva a destruição de músculos. Embora ainda não tenha cura, o uso de creatina pode melhorar a força muscular e a qualidade de vida desses pacientes;
  • Prevenção de problemas musculares causados por estatinas: As estatinas, medicamentos usados para reduzir os níveis de colesterol, podem causar danos musculares, e a creatina pode ajudar a prevenir o problema;
  • Melhorar a musculatura de idosos: A creatina pode ajudar a evitar, ou desacelerar, a diminuição da força e da massa muscular de idosos.

Lembrando que esses efeitos ainda estão sendo estudados, e suplementos de creatina não devem ser usados para tratar essas condições de saúde, a não ser quando indicado por um médico.

Aproveite para entenda quando e como a creatina faz mal e conheça quais são os seus efeitos colaterais.

Quer saber mais sobre a creatina? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o suplemento pode ter efeitos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Você acreditava que a creatina engorda ou emagrece? Já tomou este suplemento em alguma fase da vida? Comente abaixo os resultados!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (123 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

44 comentários em “Creatina engorda ou emagrece?”

  1. Tomo creatina a pouco tempo, tive um aumento sim 2kg, utilizo 4 cápsulas porção de 3,5g ,mas tomo só 2 pela manhã, realça alguma solução?

  2. Oi bom dia ei queria saber eu quero ganhar peso entao se eu começar a malhar e tomar creatina eu ganho peso ne isso mas eu devo tomar a creatina com carboidrato e proteina é isso me fala obg.

  3. Não faço exercício físico mas tomei creatina por 2 meses pois tenho.mais de 45 anos e estou perdendo massa muscular. Minha intenção é de repor ou perder menos por causa da idade. Não vi resultado ainda. Seria preciso exercitar o musculo para isso ou ela pode ajudar a repor o músculo soxinha ? Preciso muito da resposta por favor .