Creatina Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Muitos pensam na possibilidade de que a creatina engorda. Veja se isso é verdade ou não e aproveite para saber também se a creatina emagrece!

A creatina não foi desenvolvida como um produto para perda de peso. Ela é formulada e comercializada como um produto que te ajuda a se exercitar por mais tempo, para que você possa criar músculos mais rápido.

A creatina ajuda a aumentar os níveis de energia nos músculos, o que quer dizer que você não sente fatiga tão rápido quando está se exercitando. Assim, você pode se exercitar por mais tempo. Entenda melhor o que é e a creatina e os seus benefícios.

A questão que você realmente deveria estar se perguntando não é se a creatina engorda, mas se a creatina te fará ganhar gordura! Sabemos que músculos pesam mais que gordura, o que quer dizer que você pode perder gordura, mas ainda assim ganhar peso porque ganha músculos.

Em outras palavras, o aumento dos músculos pode significar ganhar peso, ao mesmo tempo em que se perde gordura, devido ao aumento do percentual de massa magra no corpo.

A creatina engorda em peso de músculos ou de gordura?

O efeito colateral mais comum do uso de creatina é inchaço e retenção de líquidos. Quando isso acontece, uma flutuação de peso pode ser observada. Mas é importante notar que peso de água ou peso de inchaço não é permanente.

Já se você está se exercitando e segue uma dieta adequada para hipertrofia enquanto a usa, a creatina engorda em peso de músculos e não de gordura.

A creatina tem poucas calorias, gordura e carboidratos. Isso quer dizer que você não está adicionando lixo ao seu corpo quando usa creatina – embora você deva sempre ler o rótulo de um produto para ter certeza de que se trata de uma versão de qualidade do suplemento. 

A creatina emagrece?

De alguma forma, a creatina emagrece por te ajuda a ganhar e manter tecido muscular magro metabolicamente ativo, o que faz dela um queimador de gordura indireto. De forma simples, quanto mais músculos você tem no seu corpo, mais você pode se exercitar, e mais calorias você pode queimar durante e depois das suas sessões de exercícios.

O princípio em que a creatina emagrece

  • Crescimento e fortalecimento muscular;
  • Mais músculos = maior queima de calorias;
  • Níveis mais baixos de glicose no sangue;
  • Células musculares podem ter mais energia para queimar e isso permite que você se exercite por mais tempo.
  • Queimar uma quantidade maior de gordura previne o acúmulo de gordura e promove perda de peso.
  • Ao armazenar mais glicose nas células musculares, ela aumenta o volume das células, e assim de massa muscular.

Aproveite para entenda quando e como a creatina faz mal e conheça quais são os seus efeitos colaterais.

Quer saber mais sobre a creatina? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o suplemento pode ter efeitos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Você acreditava que a creatina engorda ou emagrece? Já tomou este suplemento em alguma fase da vida? Comente abaixo os resultados!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (122 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

44 comentários em “Creatina Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomo creatina a pouco tempo, tive um aumento sim 2kg, utilizo 4 cápsulas porção de 3,5g ,mas tomo só 2 pela manhã, realça alguma solução?

  2. Oi bom dia ei queria saber eu quero ganhar peso entao se eu começar a malhar e tomar creatina eu ganho peso ne isso mas eu devo tomar a creatina com carboidrato e proteina é isso me fala obg.

  3. Não faço exercício físico mas tomei creatina por 2 meses pois tenho.mais de 45 anos e estou perdendo massa muscular. Minha intenção é de repor ou perder menos por causa da idade. Não vi resultado ainda. Seria preciso exercitar o musculo para isso ou ela pode ajudar a repor o músculo soxinha ? Preciso muito da resposta por favor .