Propriedades dos Alimentos

Chá de Sete Sangrias Emagrece? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Indicações

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Quantas vezes você já não ouviu falar que determinado chá emagrece, seca a barriga ou acaba com as gordurinhas indesejadas? Mas como fazer para ter certeza que a bebida em questão realmente ajuda a adquirir um peso ideal ou que a afirmação não passa de uma mentira? Conhecendo melhor o chá em questão e verificando se ele realmente possui propriedades que beneficiam a perda de peso. Assim, vamos abaixo falar sobre uma dessas bebidas – o chá de sete sangrias.

Será que o chá de sete sangrias emagrece mesmo? Quais são as indicações da bebida? E será que ela pode trazer efeitos colaterais? Vamos descobrir isso agora!

O que é?

Antes de entendermos se o chá de sete sangrias emagrece, vamos conhecer melhor do que se trata essa bebida.

Ela é preparada a partir da planta chamada sete sangrias, mas que também é conhecida pelos nomes de pé-de-pinto, guaxuma, balsamona, chiagari, cuféa, guanxuma-vermelha e erva-de-sangue.

Ela é originária da América Central e da América do Sul e apresenta propriedades depurativas (que atuam na limpeza de toxinas e resíduos do organismo), digestivas, diuréticas, laxativas, cardiotônicas, sedativas, hipotensoras, sudoríferas e antioxidantes.

continua depois da publicidade

O chá de sete sangrias emagrece mesmo?

A bebida foi apresentada em uma publicação do ano de 2009 como um chá emagrecedor. Isso aconteceu especialmente graças ao efeito diurético que o chá de sete sangrias apresenta.

Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação da água presente no corpo através da urina. Isso é útil em quadros de retenção hídrica, em que o excesso de líquido presente no organismo deixa o corpo inchado, ou seja, mais cheinho.

Ao eliminar a água em excesso, a pessoa também perde esse inchaço e o corpo ganha um aspecto mais enxuto. No entanto, é importante ter cuidado com os diuréticos para não perder água demais do corpo, o que pode resultar em uma desidratação.

Outra ressalva que não podemos deixar de fazer é em relação ao fato de não se tratar de uma bebida mágica. Não basta tomar o chá de sete sangrias para emagrecer e alcançar a forma dos sonhos.

continua depois da publicidade

Além de fazer isso, é fundamental seguir uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e realizar atividades físicas com regularidade para maximizar a queima de calorias, preferencialmente com o acompanhamento de profissionais como nutricionista e instrutor físico.

Isso porque se a pessoa toma o chá, porém não deixar de ter uma vida sedentária e nem para de comer guloseimas, comidas de fast food e outros alimentos ricos em calorias, provavelmente não experimentará a perda de peso.

A bebida poderá até promover certa eliminação de peso líquido do corpo, no entanto, ela recuperará essa quantidade perdida por meio da alimentação exagerada e de baixa qualidade.

Para que serve – As indicações do chá de sete sangrias

A lista a seguir apresenta alguns casos para os quais o chá preparado a partir da planta sete sangrias pode ser indicado:

  • Insônia: com suas propriedades sedativas, o chá de sete sangrias pode ser utilizado para diminuir os episódios de insônia e contribuir com um sono mais calmo.
  • Diminuição da pressão: a bebida também está associado ao efeito de reduzir a pressão arterial, já que possui propriedades hipotensoras. Porém, ainda que isso pareça útil para que sofre com hipertensão, é sempre bom consultar o médico antes de usar o chá. Isso porque se o paciente já seguir um tratamento com o uso de remédios para abaixar a pressão, corre o risco de sofrer com que das muito bruscas. E, obviamente, para quem já tem pressão baixa, o chá pode causar uma piora na condição.
  • Saúde da pele: a planta também é conhecida por auxiliar o tratamento de problemas na pele como eczema (inflamação na pele) e psoríase (doença de pele caracterizada por vermelhidão e irritação).
  • Diminuição do colesterol: no ano de 2004 experimentos realizados in vitro demonstraram que a sete sangrias trouxe um efeito de diminuição de colesterol em ratinhos.
  • Ação antioxidante: a planta utilizada no chá possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela atua no combate aos chamados radicais livres que causam doenças como o câncer, além do envelhecimento precoce.
  • Sistema digestivo: com suas propriedades digestivas, a sete sangrias também contribui com a limpeza dos estômagos e dos intestinos.

Como fazer chá de sete sangrias

Para você que quer conferir se o chá de sete sangrias emagrece mesmo, aprenda como fazer o seu em casa com esta receita:

continua depois da publicidade

Ingredientes:

  • 1 ½ colheres de folhas e flores de sete sangrias;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Encher uma panela com a água. Adicionar as folhas e flores de sete sangrias e levar ao fogo até ferver;
  2. Em seguida, esperar o chá ficar morno, coar e consumir a bebida antes das principais refeições.

Cuidados efeitos colaterais

O chá de sete sangrias não deve ser consumido por crianças (principalmente com menos de sete anos de idade), mulheres gestantes ou mães que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês.

A bebida não deve ser utilizada de maneira contínua e excessiva. O seu uso inadequado pode resultar em efeitos colaterais como quedas bruscas da pressão arterial e diarreia, tendo em vista que a planta utilizada no preparo do chá apresenta propriedades laxativas, ainda que elas sejam classificadas como leves.

Para ter segurança em relação ao uso do chá, converse com o seu médico para saber se ele não fará mal para você e se é realmente indicado para o seu caso ou condição de saúde. Verifique ainda com o profissional a quantidade ideal a ser consumida e se não existem riscos de interação entre a bebida e algum tipo de medicamentos que você esteja tomando.

continua depois da publicidade

Você conhece alguém que tenha tomado e afirma que o chá de sete sangrias emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentar essa bebida? Comente abaixo.

3.7 de 5 (112 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Por quanto tempo a Dra indica tomar o chá?
    Ex:uma semana sim e outra não,com intervalos de um dia,etc...
    Obrigada.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite, faço uso em cápsulas...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite. Gostaria de saber se o chá de sete sangrias serve para ardência constante no canal da urina e o HPB. Obrigado!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Anti química eu só adota das ervas a tempo .. tudo que possa sentir sempre haverá uma erva a solucionar o problema . Adoro e adoto

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou animada! Pressão alta, adeus! Depois volto pra contar!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostaria de saber se no caso de tomar em forma de Extrato ou Óleo , qual seria a dosagem correta, digo, quantas gostas por dia seria o ideal...
    E como se faz para encontrar um Médico Naturalista aqui na minha região - Jaguariaiva - Pr...
    Grazzie...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • ela coмeтe aвorтo?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • A minha pressão arterial sobe facilmente, mesmo sem problemas que cause algum estresse, então suspendi gradualmente o uso do Diovan e o Selosok e comecei a tomar o chá da planta Sete Sangrias acerca de duas semanas, mesmo somente com esse tempo, posso garantir uma coisa: o chá da planta Sete Sangrias controla a pressão arterial e vale ressaltar, durante esse período já tive que me afastar de casa mais de meio dia sem tomar o chá e minha pressão continuou instável e ao voltar a ingerir o chá, seguido de repouso, a pressão se estabilizou, portanto posso garantir que o chá dessa planta é saudável para o controle da pressão. Por conta do tempo, ainda não dar para apresentar um diagnóstico completo dos efeitos no organismo, contudo os efeitos terápicos da planta é verídico!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde, Cristina.
    Muito obrigada por compartilhar sua experiência.
    Pode tomar por quanto tempo?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • OLÁ , CONHEÇO SETE SANGRIAS HÁ MUITOS ANOS ELA É UMA VERDADEIRA FARMÁCIA AMBULANTE.( TEM O NOME DE SETE SANGRIAS, PORQUE NA ÉPOCA DOS EGIPCÍOS JÁ FAZIAM USO DELAS, ELES DIZIA QUE A MESMA VALIAM POR SETE SANGRIAS. ANTES DE CONHECER ESTA PLANTA ELES DAVAM UNS CORTES NO PULSO DE QUEM ESTAVA COM A PRESSÃO ALTA, O SANGUE SAIA E ABAIXAVA A PRESSÃO )É UMA ERVA MARAVILHOSA FIZ A TINTURA E TOMO 3 VZ AO DIA.MARAVILHOSA.BAIXOU MINHA PRESSÃO, REGULOU MINHA GLICOSE E EMAGRECI UNS QUILINHOS.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Cristina, como que faz a tintura da sete sangrias? E quantas gotas? Funciona de verdade mesmo? Obrigado.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite