Chá de Sete Sangrias Emagrece? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Indicações

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Quantas vezes você já não ouviu falar que determinado chá emagrece, seca a barriga ou acaba com as gordurinhas indesejadas? Mas como fazer para ter certeza que a bebida em questão realmente ajuda a adquirir um peso ideal ou que a afirmação não passa de uma mentira? Conhecendo melhor o chá em questão e verificando se ele realmente possui propriedades que beneficiam a perda de peso. Assim, vamos abaixo falar sobre uma dessas bebidas – o chá de sete sangrias.

Será que o chá de sete sangrias emagrece mesmo? Quais são as indicações da bebida? E será que ela pode trazer efeitos colaterais? Vamos descobrir isso agora!

O que é? 

Antes de entendermos se o chá de sete sangrias emagrece, vamos conhecer melhor do que se trata essa bebida.

Ela é preparada a partir da planta chamada sete sangrias, mas que também é conhecida pelos nomes de pé-de-pinto, guaxuma, balsamona, chiagari, cuféa, guanxuma-vermelha e erva-de-sangue.

Ela é originária da América Central e da América do Sul e apresenta propriedades depurativas (que atuam na limpeza de toxinas e resíduos do organismo), digestivas, diuréticas, laxativas, cardiotônicas, sedativas, hipotensoras, sudoríferas e antioxidantes.

O chá de sete sangrias emagrece mesmo? 

A bebida foi apresentada em uma publicação do ano de 2009 como um chá emagrecedor. Isso aconteceu especialmente graças ao efeito diurético que o chá de sete sangrias apresenta.

Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação da água presente no corpo através da urina. Isso é útil em quadros de retenção hídrica, em que o excesso de líquido presente no organismo deixa o corpo inchado, ou seja, mais cheinho.

Ao eliminar a água em excesso, a pessoa também perde esse inchaço e o corpo ganha um aspecto mais enxuto. No entanto, é importante ter cuidado com os diuréticos para não perder água demais do corpo, o que pode resultar em uma desidratação.

Outra ressalva que não podemos deixar de fazer é em relação ao fato de não se tratar de uma bebida mágica. Não basta tomar o chá de sete sangrias para emagrecer e alcançar a forma dos sonhos.

Além de fazer isso, é fundamental seguir uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e realizar atividades físicas com regularidade para maximizar a queima de calorias, preferencialmente com o acompanhamento de profissionais como nutricionista e instrutor físico.

Isso porque se a pessoa toma o chá, porém não deixar de ter uma vida sedentária e nem para de comer guloseimas, comidas de fast food e outros alimentos ricos em calorias, provavelmente não experimentará a perda de peso.

A bebida poderá até promover certa eliminação de peso líquido do corpo, no entanto, ela recuperará essa quantidade perdida por meio da alimentação exagerada e de baixa qualidade.

Para que serve – As indicações do chá de sete sangrias 

A lista a seguir apresenta alguns casos para os quais o chá preparado a partir da planta sete sangrias pode ser indicado:

  • Insônia: com suas propriedades sedativas, o chá de sete sangrias pode ser utilizado para diminuir os episódios de insônia e contribuir com um sono mais calmo.
  • Diminuição da pressão: a bebida também está associado ao efeito de reduzir a pressão arterial, já que possui propriedades hipotensoras. Porém, ainda que isso pareça útil para que sofre com hipertensão, é sempre bom consultar o médico antes de usar o chá. Isso porque se o paciente já seguir um tratamento com o uso de remédios para abaixar a pressão, corre o risco de sofrer com que das muito bruscas. E, obviamente, para quem já tem pressão baixa, o chá pode causar uma piora na condição.
  • Saúde da pele: a planta também é conhecida por auxiliar o tratamento de problemas na pele como eczema (inflamação na pele) e psoríase (doença de pele caracterizada por vermelhidão e irritação).
  • Diminuição do colesterol: no ano de 2004 experimentos realizados in vitro demonstraram que a sete sangrias trouxe um efeito de diminuição de colesterol em ratinhos.
  • Ação antioxidante: a planta utilizada no chá possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela atua no combate aos chamados radicais livres que causam doenças como o câncer, além do envelhecimento precoce.
  • Sistema digestivo: com suas propriedades digestivas, a sete sangrias também contribui com a limpeza dos estômagos e dos intestinos. 

Como fazer chá de sete sangrias

Para você que quer conferir se o chá de sete sangrias emagrece mesmo, aprenda como fazer o seu em casa com esta receita:

Ingredientes:

  • 1 ½ colheres de folhas e flores de sete sangrias;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Encher uma panela com a água. Adicionar as folhas e flores de sete sangrias e levar ao fogo até ferver;
  2. Em seguida, esperar o chá ficar morno, coar e consumir a bebida antes das principais refeições.

Cuidados efeitos colaterais 

O chá de sete sangrias não deve ser consumido por crianças (principalmente com menos de sete anos de idade), mulheres gestantes ou mães que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês.

A bebida não deve ser utilizada de maneira contínua e excessiva. O seu uso inadequado pode resultar em efeitos colaterais como quedas bruscas da pressão arterial e diarreia, tendo em vista que a planta utilizada no preparo do chá apresenta propriedades laxativas, ainda que elas sejam classificadas como leves.

Para ter segurança em relação ao uso do chá, converse com o seu médico para saber se ele não fará mal para você e se é realmente indicado para o seu caso ou condição de saúde. Verifique ainda com o profissional a quantidade ideal a ser consumida e se não existem riscos de interação entre a bebida e algum tipo de medicamentos que você esteja tomando.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirma que o chá de sete sangrias emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentar essa bebida? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (101 votos, média: 3,69 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

31 comentários em “Chá de Sete Sangrias Emagrece? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Indicações”

  1. Boa noite. Gostaria de saber se o chá de sete sangrias serve para ardência constante no canal da urina e o HPB. Obrigado!

  2. Anti química eu só adota das ervas a tempo .. tudo que possa sentir sempre haverá uma erva a solucionar o problema . Adoro e adoto