Especialista da Área:

Chá de Sete Sangrias Emagrece? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Indicações

🕐 20/12/2019

Quantas vezes você já não ouviu falar que determinado chá emagrece, seca a barriga ou acaba com as gordurinhas indesejadas? Mas como fazer para ter certeza que a bebida em questão realmente ajuda a adquirir um peso ideal ou que a afirmação não passa de uma mentira? Conhecendo melhor o chá em questão e verificando se ele realmente possui propriedades que beneficiam a perda de peso. Assim, vamos abaixo falar sobre uma dessas bebidas – o chá de sete sangrias.

Será que o chá de sete sangrias emagrece mesmo? Quais são as indicações da bebida? E será que ela pode trazer efeitos colaterais? Vamos descobrir isso agora!

O que é? 

Antes de entendermos se o chá de sete sangrias emagrece, vamos conhecer melhor do que se trata essa bebida.

Ela é preparada a partir da planta chamada sete sangrias, mas que também é conhecida pelos nomes de pé-de-pinto, guaxuma, balsamona, chiagari, cuféa, guanxuma-vermelha e erva-de-sangue.

Ela é originária da América Central e da América do Sul e apresenta propriedades depurativas (que atuam na limpeza de toxinas e resíduos do organismo), digestivas, diuréticas, laxativas, cardiotônicas, sedativas, hipotensoras, sudoríferas e antioxidantes.

O chá de sete sangrias emagrece mesmo? 

A bebida foi apresentada em uma publicação do ano de 2009 como um chá emagrecedor. Isso aconteceu especialmente graças ao efeito diurético que o chá de sete sangrias apresenta.

Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação da água presente no corpo através da urina. Isso é útil em quadros de retenção hídrica, em que o excesso de líquido presente no organismo deixa o corpo inchado, ou seja, mais cheinho.

Ao eliminar a água em excesso, a pessoa também perde esse inchaço e o corpo ganha um aspecto mais enxuto. No entanto, é importante ter cuidado com os diuréticos para não perder água demais do corpo, o que pode resultar em uma desidratação.

Outra ressalva que não podemos deixar de fazer é em relação ao fato de não se tratar de uma bebida mágica. Não basta tomar o chá de sete sangrias para emagrecer e alcançar a forma dos sonhos.

Além de fazer isso, é fundamental seguir uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e realizar atividades físicas com regularidade para maximizar a queima de calorias, preferencialmente com o acompanhamento de profissionais como nutricionista e instrutor físico.

Isso porque se a pessoa toma o chá, porém não deixar de ter uma vida sedentária e nem para de comer guloseimas, comidas de fast food e outros alimentos ricos em calorias, provavelmente não experimentará a perda de peso.

A bebida poderá até promover certa eliminação de peso líquido do corpo, no entanto, ela recuperará essa quantidade perdida por meio da alimentação exagerada e de baixa qualidade.

Para que serve – As indicações do chá de sete sangrias 

A lista a seguir apresenta alguns casos para os quais o chá preparado a partir da planta sete sangrias pode ser indicado:

  • Insônia: com suas propriedades sedativas, o chá de sete sangrias pode ser utilizado para diminuir os episódios de insônia e contribuir com um sono mais calmo.
  • Diminuição da pressão: a bebida também está associado ao efeito de reduzir a pressão arterial, já que possui propriedades hipotensoras. Porém, ainda que isso pareça útil para que sofre com hipertensão, é sempre bom consultar o médico antes de usar o chá. Isso porque se o paciente já seguir um tratamento com o uso de remédios para abaixar a pressão, corre o risco de sofrer com que das muito bruscas. E, obviamente, para quem já tem pressão baixa, o chá pode causar uma piora na condição.
  • Saúde da pele: a planta também é conhecida por auxiliar o tratamento de problemas na pele como eczema (inflamação na pele) e psoríase (doença de pele caracterizada por vermelhidão e irritação).
  • Diminuição do colesterol: no ano de 2004 experimentos realizados in vitro demonstraram que a sete sangrias trouxe um efeito de diminuição de colesterol em ratinhos.
  • Ação antioxidante: a planta utilizada no chá possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela atua no combate aos chamados radicais livres que causam doenças como o câncer, além do envelhecimento precoce.
  • Sistema digestivo: com suas propriedades digestivas, a sete sangrias também contribui com a limpeza dos estômagos e dos intestinos. 

Como fazer chá de sete sangrias

Para você que quer conferir se o chá de sete sangrias emagrece mesmo, aprenda como fazer o seu em casa com esta receita:

Ingredientes:

  • 1 ½ colheres de folhas e flores de sete sangrias;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Encher uma panela com a água. Adicionar as folhas e flores de sete sangrias e levar ao fogo até ferver;
  2. Em seguida, esperar o chá ficar morno, coar e consumir a bebida antes das principais refeições.

Cuidados efeitos colaterais 

O chá de sete sangrias não deve ser consumido por crianças (principalmente com menos de sete anos de idade), mulheres gestantes ou mães que se encontrem em processo de amamentação de seus bebês.

A bebida não deve ser utilizada de maneira contínua e excessiva. O seu uso inadequado pode resultar em efeitos colaterais como quedas bruscas da pressão arterial e diarreia, tendo em vista que a planta utilizada no preparo do chá apresenta propriedades laxativas, ainda que elas sejam classificadas como leves.

Para ter segurança em relação ao uso do chá, converse com o seu médico para saber se ele não fará mal para você e se é realmente indicado para o seu caso ou condição de saúde. Verifique ainda com o profissional a quantidade ideal a ser consumida e se não existem riscos de interação entre a bebida e algum tipo de medicamentos que você esteja tomando.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirma que o chá de sete sangrias emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentar essa bebida? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (97 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...

30 comentários em “Chá de Sete Sangrias Emagrece? Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Indicações”

  1. Anti química eu só adota das ervas a tempo .. tudo que possa sentir sempre haverá uma erva a solucionar o problema . Adoro e adoto

  2. Gostaria de saber se no caso de tomar em forma de Extrato ou Óleo , qual seria a dosagem correta, digo, quantas gostas por dia seria o ideal…
    E como se faz para encontrar um Médico Naturalista aqui na minha região – Jaguariaiva – Pr…
    Grazzie…

  3. A minha pressão arterial sobe facilmente, mesmo sem problemas que cause algum estresse, então suspendi gradualmente o uso do Diovan e o Selosok e comecei a tomar o chá da planta Sete Sangrias acerca de duas semanas, mesmo somente com esse tempo, posso garantir uma coisa: o chá da planta Sete Sangrias controla a pressão arterial e vale ressaltar, durante esse período já tive que me afastar de casa mais de meio dia sem tomar o chá e minha pressão continuou instável e ao voltar a ingerir o chá, seguido de repouso, a pressão se estabilizou, portanto posso garantir que o chá dessa planta é saudável para o controle da pressão. Por conta do tempo, ainda não dar para apresentar um diagnóstico completo dos efeitos no organismo, contudo os efeitos terápicos da planta é verídico!

  4. OLÁ , CONHEÇO SETE SANGRIAS HÁ MUITOS ANOS ELA É UMA VERDADEIRA FARMÁCIA AMBULANTE.( TEM O NOME DE SETE SANGRIAS, PORQUE NA ÉPOCA DOS EGIPCÍOS JÁ FAZIAM USO DELAS, ELES DIZIA QUE A MESMA VALIAM POR SETE SANGRIAS. ANTES DE CONHECER ESTA PLANTA ELES DAVAM UNS CORTES NO PULSO DE QUEM ESTAVA COM A PRESSÃO ALTA, O SANGUE SAIA E ABAIXAVA A PRESSÃO )É UMA ERVA MARAVILHOSA FIZ A TINTURA E TOMO 3 VZ AO DIA.MARAVILHOSA.BAIXOU MINHA PRESSÃO, REGULOU MINHA GLICOSE E EMAGRECI UNS QUILINHOS.

  5. O meu tbm abaixou a glicose.
    O colesterol não vi grande diferença, não. Abaixou muito pouco.
    Para o colesterol comecei a tomar chá de folhas de tamarindo.

  6. Um colega me recomendou o chá para baixar os níveis de açucar no sangue. Ele disse que a glicemia dele baixou depois de tomar o chá.

  7. boa noite comecei tomar hoje dia 20 para baixar o colesterol assim que tiver resultados falo para v
    Mocês ótima sexta feira..

  8. Pretendo comprar em breve as folhas da planta sete sangrias, claro com o intuito de estabilizar a pressão arterial e aos poucos suspender o uso de medicamentos para controle da pressão porque seus efeitos colaterais me deixam impotentes. Para quem é casado fica muito difícil conviver com uma situação dessa, imagine quem tem duas mulheres, fica impraticável, embora não seja o meu caso.

    • Minha mãe estava cheia de feridas do lupo e tomou o chá de sete sangria três vezes aí dia secou tudo e o médico suspendeu os medicamentos uns cinco anos. Só alegria e agradecimento.

  9. Só através dos comentários já conclui que a planta é realmente eficiente para muitos males.Vou procurar encontrar a planta e fazer o uso com urgencia.

  10. Estou pesquisando o uso dessa planta, pois uma pessoa conhecida que tinha sobrepeso e diz que só utilizou o chá, eliminou mais de 60Kg!!!

  11. Um sobrinho de meu marido tomou e seu colesterol baixou de 300 para 70. seu médico mandou parar de tomar.

  12. Eu uso e recomendo minha pressão era alta agora estabilizou , sem falar que perdi alguns quilinhos é ótima a planta, voce acalma e dorme muito bem , eu que sou agitada estou satisfeita
    Boa noite 🙂

  13. Tenho um problema de refluxo estomacal, e isso faz com que eu tenha muita tosse na hora que vou falar. Depois que passei a tomar essa planta na forma de xarope (com um pouco de assucar) percebi uma melhora de quase 100%

  14. Na verdade fui aconselhada por uma amiga de mais idade, por isso q quis tomar, pois pessoas mais velhas entendem, ela me indicou sete sangrias pra menopausa, sinto muito calorão , fui pesquisar e descobri q ajuda à emagrecer, tenho muita retenção de liquido.
    Gostaria de saber se é bom mesmo pra menopausa.

    Obrigada!

  15. Boa noite!
    Realmente eu vi muita diferença no chá em questão pressão alta…tomo meus medicamentos de pressão,Mas ultimamente não vem fazendo efeito,pressão vive nas alturas,fiz e tomei o chá ele vem dando bom resultado…a dois dias vem deixando minha pressão estabilizada,Eu indico,Mas antes converse com seu médico,único efeito que senti…foi uma leve dor de cabeça.

    • Bom lêr seu depoimento. Estou passando pelo mesmo problema de pressão desregulada. Vou comprar e experimentar. Obrigada pelo depoimento.

      • Também comprei as folhas para fazer o chá de 7 sangria, estou tomando a 3 dias… Continuo tomando meus medicamentos que o medico passou…
        Estou verificando sempre a pressão, e assim que estiver a melhora comprovada deixo meu comentário.

        Quero abaixar meu colesterol.

          • Eu fiz o exame de sangue e no meu caso só abaixou significativamente o triglicérideos e a glicose, o colesterol abaixou muito pouco de 226 foi para 206

    • Gostaria de saber por quantos dias pode tomar o cha para fortalecer o coração. Tenho 68 de idade e sou cardiopata.

Deixe um comentário