Cirurgia de Redução de Mama – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 09/10/2019

Também conhecida como mamoplastia, a cirurgia de redução de mama consiste na diminuição do volume e peso dos seios. Mulheres com mamas muito grandes podem sofrer um desconforto estético e físico, além de muitas vezes se tornarem alvo de olhares e comentários inapropriados.

Embora muitas mulheres sofram com dores nas costas e desvios posturais devido ao peso excessivo de suas mamas, a grande maioria procura a cirurgia de redução de mama por razões estéticas.

Muitas mulheres com seios desproporcionais acabam sofrendo com sua autoestima, evitando muitas vezes atividades ou situações em que se sentirão expostas. Por esse motivo, grande parte das mulheres que realizaram a mamoplastia se dizem satisfeitas com o procedimento, que as ajudou a melhorar sua imagem corporal. Segundo os cirurgiões plásticos, esse número seria superior a 90% das pacientes operadas.

Como se trata de um procedimento altamente invasivo, é importante que você saiba antes como funciona a cirurgia de redução de mama e os riscos a ela associados.

Indicações para a cirurgia de redução de mama

Além de causarem um grande desconforto estético, seios muitos grandes podem também levar a:

  • Dores nas costas;
  • Dores no pescoço ou nos ombros;
  • Alteração na postura – para disfarçar o tamanho das mamas, muitas mulheres acabam se curvando à frente;
  • Dificuldade para realizar atividades físicas;
  • Suor excessivo e infecções na pele sob os seios;
  • Excesso de atrito entre as mamas, causando irritação na pele.

Algumas mulheres também podem apresentar um seio com tamanho diferente do outro, optando por fazer a cirurgia para deixá-los com o mesmo volume e proporcionais ao restante do corpo.

A quantidade de mama retirada irá depender do tamanho dos seios, dimensão do tórax e objetivo final da paciente (o tamanho final da mama deverá ser proporcional à sua estrutura física).

Qual a idade mais indicada para realizar a mamoplastia?

O ideal é que se aguarde até que as mamas estejam completamente desenvolvidas, o que ocorre por volta dos 18 anos.

Como a mamoplastia pode dificultar ou mesmo impossibilitar a amamentação no futuro, considere fazer a cirurgia somente após ter tido filhos. Além disso, a amamentação pode alterar o formato de seios já operados, diminuindo os efeitos da cirurgia.

Como funciona a cirurgia de redução de mama?

Uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a cirurgia de redução de mama consiste na retirada do excesso de gordura, pele e tecido glandular dos seios, a fim de deixá-los proporcionais à estrutura física da mulher.

Antes da cirurgia, o médico irá solicitar exames de mamografia, ultrassonografia mamária, além dos tradicionais exames laboratoriais completos (sangue, urina). Um exame cardiológico e de coagulação também devem fazer parte da avaliação pré-cirúrgica.

Cuidados pré-operatórios

Antes da cirurgia, a paciente deverá permanecer em jejum por um período de 8 ou 12 horas, de acordo com a indicação médica. Além disso, como o cigarro aumenta o risco de trombose nos membros inferiores e necrose dos tecidos, sua utilização deverá ser suspensa por pelo menos 30 dias antes da cirurgia.

Comunique seu médico sobre a utilização de medicamentos, sobretudo diuréticos e anticoagulantes.

Anestesia

Os tipos mais utilizados de anestesia são a geral ou peridural com sedação. A decisão sobre a melhor opção para o seu caso deverá ser feita entre você, o médico cirurgião e o anestesista.

Técnica

Existem técnicas distintas de cirurgia de redução de mama, mas a mais utilizada é aquela que utiliza uma incisão em formato de “T” invertido. A incisão é feita ao redor da aréola e desce até o sulco mamário, onde corre horizontalmente.

Caso a mama seja muito grande, pode haver a retirada do mamilo e da aréola, que serão posteriormente recolocados. A mama será remodelada para ficar com o formato de cone, que é a forma natural dos seios.

Há casos em que o cirurgião opta pela instalação de drenos cirúrgicos no local, que deverão ser mantidos por 48 horas.

Duração

A cirurgia de redução da mama pode durar de três a quatro horas, variando de acordo com a técnica utilizada e as particularidades de cada caso. Normalmente, a paciente permanece por 24 no hospital, a fim de acompanhar eventuais complicações.

É necessário que haja alguém para levá-la para casa, já que os movimentos com os braços estarão limitados.

Pós-cirúrgico

Em alguns casos de redução dos seios, o médico poderá prescrever antibióticos para antes e depois da cirurgia, a fim de reduzir os riscos de infecção no local da incisão. Analgésicos também podem ser indicados, embora o desconforto seja mais comum somente nos dois ou três primeiros dias após o procedimento.

A paciente sai do hospital com curativos e usando um sutiã compressivo cirúrgico, que deverá ser utilizado por dois ou três meses, de acordo com a indicação médica. Os curativos devem ser trocados diariamente, e os pontos são retirados por volta de 10 dias após a cirurgia.

Nos primeiros dias após a cirurgia, devem ser evitados movimentos exagerados com os braços. O ideal é que você tenha alguém para ajudá-la nas atividades básicas do dia-a-dia, como tomar banho e trocar de roupa.

Cicatrização

A cirurgia de redução de mama deixa cicatrizes bem vermelhas nas primeiras semanas, mas elas vão ficando mais claras com o passar dos meses. As cicatrizes seguem a técnica utilizada na cirurgia, mas normalmente são no formato de âncora (ao redor da aréola e descendo em uma linha vertical e outra horizontal).

A cicatrização definitiva se dá por volta de 12 meses após a cirurgia, mas pode variar de acordo com o tom de pele, técnica cirúrgica e os cuidados tomados no pós-operatório.

Em geral, quanto maior a quantidade de tecido removido, maior será a cicatriz. Converse com seu médico antes, caso você tenha tendência a formar queloides.

Riscos

Embora a cirurgia de redução de mama não seja um procedimento de alto risco, ainda assim pode trazer algumas complicações, como:

  • Dificuldade ou impossibilidade de amamentar;
  • Perda da sensibilidade: algumas mulheres podem perder parcial ou totalmente a sensibilidade nas mamas. Uma maior quantidade de tecido retirado implica em maior risco de perda de sensibilidade, pois há maior lesão de nervos;
  • Queloides: São cicatrizes avermelhadas, irregulares (espessas) e salientes;
  • Necrose da aréola: embora rara, pode ocorrer em seios muito grandes, que apresentam muita pele entre a mama e o mamilo, dificultando a irrigação sanguínea do mamilo durante o procedimento cirúrgico.
  • Abertura dos pontos: devido ao inchaço, a mama fica muito pesada após a cirurgia, o que pode levar ao rompimento da sutura cirúrgica.
  • Assimetria dos seios: uma mama pode ficar com um formato ou tamanho diferente da outra.

Além desses fatores, podem estar associados ainda os riscos comuns às demais cirurgias: trombose, complicações com a anestesia, problemas respiratórios, risco de infecção e dor pós-operatória.

Dicas

Para garantir o sucesso da sua cirurgia de redução de mama e evitar complicações, fique atento a essas dicas:

  • Como o tamanho das mamas varia com o ganho ou perda de peso, mesmo após a cirurgia pode haver aumento ou diminuição dos seios. Se você está muito acima do peso, converse com seu médico sobre a necessidade de emagrecer antes de reduzir as mamas;
  • Tente programar a cirurgia para o seu período de férias, já que assim limitará seus movimentos e poderá ter uma melhor cicatrização;
  • Para não ficar sem o sutiã cirúrgico, tenha um reserva para utilizar enquanto o outro é lavado;
  • Não passe cremes ou outros produtos na cicatriz sem orientação médica;
  • Aproveite que está sem fumar até agora para abandonar o cigarro de uma vez por todas;
  • Faça o mínimo possível de movimentos com os braços nos primeiros dias após a cirurgia. Movimentos bruscos ou que exijam força podem comprometer a cicatrização;
  • Após três semanas você pode caminhar levemente para se exercitar, mas evite fazer atividades físicas com os membros superiores antes de terem se passado dois meses após a cirurgia. 

Quanto custa a cirurgia de redução de mama?

O preço da cirurgia de redução de mama irá depender da cidade, do profissional e hospitais escolhidos para realizar o procedimento. Atualmente, a cirurgia de redução de mama custa entre R$5.000 e R$8.000, e alguns profissionais até oferecem a opção de parcelamento.

Os planos de saúde normalmente não oferecem cobertura para cirurgias estéticas, mas podem cobrir a cirurgia de redução de mama caso sua indicação seja por motivos de saúde (dor nas costas, por exemplo). Nesse caso, há a necessidade de laudos médicos que comprovem o problema, além de uma pré-aprovação do plano.

Antes de decidir se deve fazer a cirurgia de redução de mama, procure por um médico qualificado e que tenha boas referências. Converse com ele sobre os riscos que a cirurgia envolve, os tipos de anestesia e o hospital mais adequado para o procedimento.

Não deixe de discutir com o cirurgião suas expectativas, como o tamanho final das suas mamas, perda de sensibilidade e tamanho das cicatrizes.

Você conhece alguém que tenha feito a cirurgia de redução de mama? Como ficou o resultado? Acredita que você necessita passar por essa cirurgia? Por que motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

25 comentários em “Cirurgia de Redução de Mama – Como Funciona e Dicas”

  1. Tenho 1,60 peso 93 e uso 52 de sutiã e 56 de biquíni meu pescoço falta cair no chão de tão vermelho que fica e os meus ombros são fundos devido a marca do sutiã sem contar que sou manicure e minhas costas dói muito com o peso dos seios gostaria muito de fazer a redução

  2. Olá sou a Naabe tenho 19 anos e tenho 1,65 ,tenho
    seios muito grande sinto muitas dores ,meu sónho e fazer sirugia para reduzir pq n aguento de dores nas costas ,no ombro e além disso sofro por apelidos desagradaveis .queria muito poder fazer será q meus peso e ideal ,queria saber o valor

  3. Olá sou a Naabe tenho 19 anos e tenho 1,65 ,tenho
    seios muito grande sinto muitas dores ,meu sónho e fazer sirugia para reduzir pq n aguento de dores nas costas ,no ombro e além disso sofro por apelidos desagradaveis .queria muito poder fazer será q meus peso e ideal ,queria saber o valor

  4. Tenho 1,52 peso 90kg e uso sutiã 52 sinto muitas dores nas costa,no pescoço principalmente wuando vou a Praia e fico de biquíni e horrível e ainda tem a má postura e o constrangimento na hora de comprar roupas pois a maioria fica apertada nos seios.preciso dessa cirugiao urgente mas tou lutando pra perder alguns quilos pois é necessário Não só pela cirurgia com pra mim mesmo.

  5. TENHO O SEIOS MUITO GRANDE, MAS TENHO MUITO MEDO DE ERRAR O MEDICO PRA ESCOLHER.

    DOI MUITO MINHAS COSTA, MEU PESCOÇO OQUE POSSO FAZER PRA CONFIAR EM ALGUM MEDICO?

  6. Minha amiga fez na Master Health e ficou lindo! Ela reclamava muito de dores nas costas e hoje está muuuuito feliz e satisfeita!!

    • Ola peso 93 kilos pesava 108 e gostaria muito de fazer redução de seios percebo que msm emagrecendo os meus seios não diminuem gostaria muito em reduzilos

  7. ola Rosana coutinho .que gostoso ouvi isso ,meu maior sonho ter mama reduzida quem sabe um dia ainda consigo pelo sus . embora tenho cisto na mama tem que ser bem avaliado .em quanto isso sonho.

  8. Peso 70kg tenho 1,62 e meu sutiã é 52, sinto muita dor nas costas e no pescoço, não aguento fazer atividades físicas e tem dias que eu não aguento nem colocar o sutiã fe tanta dor que eu sinto.

  9. Olá tenho 29anos de idade.tenho is seios nt grandes e me incomoda MT.sinto mts dores nas costas e nos ombros.meu sonho é fazer uma cirurgia de redução mamária e além do mais eu meço 1m e meio.

  10. Tenho 49 anos,1,56m,meu sutian é numero 46,estou com muitas dores nas costas e sinto minha postura invergando pra frente,sempre me incomodou o tamanho dos meus seios,gostaria de fazer reduçao,mas tenho medo alguem me diz alguma coisa sobre.

  11. Ola! Tem um mes q realizei a cirurgia redutora. Eu Tinha os seios enormes,meu sutia era 48 se do q eu Tenho de altura 1,60. Vou falar do fundo do meu coracao,mulheres q possuem seios grandes facam,vale muito a Pena.Junte Seus dinheiros ,suas economias ,e facam vcs nao vao Nunca se arrepender. Se deem isso de presente a vcs

  12. Tenho 23 anos e meu seios me encomoda muito tanto nas dores como no constrangimento de ver todas com seios comuns e pequenos comprando QQ sutian e eu apenas o que servir.. Pensando seriamente em fazer apesar de ter muito medo??

  13. Tenho pensado seriamente em recorrer a cirurgia, pois nos últimos dia sinto uma incomodação muito grande por causa da irritação na pele. O calor onde moro é intenso, acabo suando muito na parte da dobra da mama, e esse atrito causa esta irritação de pele. Uso o sutiã de sustentação e as marcas deixada pela alças também incomodam e doem bastante, além claro, das dores nas costa e a má postura. Por último e não menos importante é a estética, embora a soma dos outros fatores, é que levam-me a considerar a cirurgia como a melhor o mais opção de resolver estes problemas. A questão são os valores, como não tenho plano de saúde, teria que optar pelo SUS, mas a espera é longa, mas ainda assim considero que seja o mais viável para mim, no momento.

  14. Tenho 23 anos peso 90 quilos tenho seio muito grandes preciso perder peso pra fazer a redução sou louca pra fazer mas Minha médica quer que perco 10quilos e não tô conseguindo meu número de sutiã é 52 como posso fazer pra emagrecer

  15. Sinto dores nos ombros,dor na nuca e cabeça e estou com uma hernia de disco q doi demais .
    além de estar ficando corcunda.