Pele

Cisto sebáceo – O que é, sintomas e como tratar

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Cistos na pele são bem comuns e geralmente não são grandes problemas. Veja então o que é, os sintomas e como tratar um cisto sebáceo.

Comum no pescoço, na orelha, no rosto, no couro cabeludo e no tronco, o cisto sebáceo é um caroço na pele que pode conter uma secreção dentro. Aliás, confira também o que pode ser um caroço na axila.

Às vezes, um cisto sebáceo nem precisa de tratamento, pois desaparece sozinho ou permanece sem causar problema. No entanto, se o cisto aumentar de tamanho ou incomodar muito, o tratamento é necessário.

Cisto sebáceo – o que é

O cisto sebáceo ou cisto epidérmico se forma na glândula sebácea, isto é, aquela que produz sebo (ou óleo). Quando o buraquinho pelo qual o sebo passa é bloqueado, pode surgir um cisto sebáceo no local.

Outras possíveis causas são:

continua depois da publicidade
  • Muita oleosidade na pele;
  • Proliferação excessiva de células da pele preenchidas com queratina.

Muitas vezes, o pequeno caroço na pele é causado por feridas ou lesões, incluindo aquelas causadas pela acne.

Apesar da preferência por alguns lugares, um cisto sebáceo pode se desenvolver em qualquer região do corpo.

Sintomas

Geralmente, o nódulo na pele é benigno e não causa dor. Algumas características do cisto que você deve observar são:

  1. Local onde aparece;
  2. Se ele é único ou múltiplo;
  3. Qual é a cor dele;
  4. Se você sente dor ao tocar o cisto;
  5. Se a região está quente ou avermelhada.
  6. Presença ou ausência de secreção;
  7. Se o cisto é palpável e visível com facilidade.

Sintomas como vermelhidão, dor e saída de pus indicam uma infecção que merece atenção médica.

continua depois da publicidade

Também é importante perceber se o cisto sebáceo passa de 5 centímetros de diâmetro e se ele volta depois de ser retirado, pois esses sinais podem indicar que um cisto é canceroso.

Observe bem, pois às vezes um cisto sebáceo pode ser confundido com outros problemas na pele, como por exemplo a foliculite.

Como tratar

Um bom dermatologista consegue identificar um cisto sebáceo facilmente por meio de um exame físico. Se ele for inofensivo e pequeno, o paciente pode optar por deixar o pus sair naturalmente ou fazer uma drenagem.

Outra opção possível é realizar um procedimento cirúrgico para remover o cisto.

Depois da pequena cirurgia, é preciso usar um antibiótico tópico para prevenir infecções. Mas se já houver sinal de infecção na pele, o tratamento deve começar antes da remoção do nódulo.

continua depois da publicidade

Apesar de ser uma cirurgia, esse tipo de procedimento é bem simples e é feito com anestesia local. Além disso, é possível ir embora no mesmo dia. Porém, existe o risco de o procedimento deixar uma cicatriz.

Felizmente, existem formas de evitar uma cicatriz indesejada na pele. Confira algumas pomadas famosas para cicatriz.

Caso você prefira cuidar do cisto em casa, é importante evitar espremer o cisto, pois fazer isso aumenta o risco de ter infecção e também de deixar marcas na pele.

Ao invés disso, aplique compressas quentes sobre o cisto. Isso vai ajudar a aliviar qualquer desconforto que você sinta. Além disso, o calor vai abrir os poros e favorecer a saída do conteúdo do cisto.

Sempre que você remove um cisto, o dermatologista envia uma amostra para o laboratório para ver se existem sinais de câncer. Outra forma de fazer essa análise é realizando uma punção de parte do tecido e enviando para a análise.

continua depois da publicidade

Assim, se houver características cancerosas no cisto, é possível monitorar o nódulo e iniciar um tratamento precoce.

Mas, na grande maioria dos casos, um cisto epidérmico é apenas uma protuberância na pele que não traz nenhum risco para a sua saúde.

Fontes e referências adicionais

Você já teve um cisto sebáceo? Precisou ir ao dermatologista ou cuidou dele em casa mesmo? Comente abaixo!

3.7 de 5 (3 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma