12 Pomadas Cicatrizantes Mais Famosas – Como Usar e Dicas

Todo mundo em algum momento precisa de uma pomada cicatrizante, seja por causa de uma queimadura, de uma tatuagem recém feita, de uma incisão cirúrgica ou de uma ferida.

Embora todas elas sirvam para cicatrizar, existem alguns cuidados que devem ser tomados dependendo da finalidade. Uma pomada cicatrizante para queimadura nunca terá a mesma composição que uma pomada para passar após fazer uma tatuagem, por exemplo.

Várias dicas de como e onde usar as pomadas cicatrizantes mais famosas serão dadas nesse artigo para que você nunca mais use a pomada errada e tenha uma cicatrização rápida e saudável.

Cicatriz

É comum sofrer machucados na pele de vez em quando. Além disso, algumas pessoas submetidas a cirurgias ou até mesmo a procedimentos estéticos podem precisar de pomadas cicatrizantes durante o tratamento.

Muitas pomadas cicatrizantes estão disponíveis no mercado e nossa missão nesse artigo é mostrar quais são as melhores e quais os ingredientes responsáveis pela sua ação na pele.

Pomadas cicatrizantes mais famosas

1. Hipoglós

As pomadas que contêm zinco são ótimas pomadas cicatrizantes para feridas como cortes e abrasões, além de serem úteis para assaduras e irritações na pele.

Geralmente, a pomada de zinco é encontrada em associação com outros medicamentos como é o caso do antifúngico Nistadina com óxido de zinco ou na formulação de pomadas para assaduras como o Hipoglós.

Como usar

O Hipoglós deve ser usado sob a pele limpa e seca. Uma boa quantidade da pomada deve ser usada para massagear a região da cicatriz várias vezes ao dia ou de acordo com orientações médicas.

2. Neosporin

Uma pomada cicatrizante para cortes na pele geralmente contém um antibiótico em sua composição para prevenir infecções. Esse tipo de pomada também deve ser usado em escoriações e para cicatrizações após procedimentos cirúrgicos. Exemplos incluem a Neosporin e a Polysporin.

Como usar

A Neosporin deve ser usada de 1 a 3 vezes por dia na pele limpa e seca. Por se tratar de um antibiótico, as recomendações médicas ou presentes na bula da pomada devem ser seguidas à risca e deve ser usada apenas uma pequena quantidade do produto – o suficiente para espalhar sobre a cicatriz sem deixar excesso ao redor.

3. Aloe vera

A pomada de Aloe vera ou babosa é uma das mais usadas para tratar problemas na pele em geral. Trata-se de uma ótima pomada cicatrizante para queimadura e para feridas abertas. Além da pomada, é possível usar o gel extraído diretamente do interior de uma folha de babosa e aplicar na pele.

Como usar

Devido ao baixo risco de efeitos colaterais, cremes e pomadas contendo aloe vera podem ser usados várias vezes ao dia sobre a ferida ou cicatriz, mas geralmente 3 aplicações diárias são o suficiente. Sempre é indicado limpar bem o local antes da aplicação.

4, Cortisona

Pomadas contendo cortisona são ótimas pomadas para cicatrização pois auxiliam na redução da inflamação, protegem contra infecção e atuam contra grande parte das abrasões, cortes e irritações que atingem a pele.

Existem pomadas cicatrizantes de cortisona em diversas concentrações. A concentração ideal para a sua pele e a sua cicatriz deve ser pré-determinada por um médico por meio de uma prescrição.

As pomadas Trok ou Trok-N, por exemplo, são corticosteroides que podem ser usados como pomada cicatrizante para micropigmentação.

Como usar

É indicado usar uma camada bem fina de pomada sobre a região lesionada 1 vez ao dia. Em casos mais graves, pode ser preciso aplicar 2 vezes, mas sempre sob orientação médica, já que corticosteroides como a cortisona podem causar efeitos adversos indesejados.

5. Fibrase

A Fibrase é uma ótima pomada para tratar lesões na pele que estão infectadas ou que podem ser infectadas com facilidade como queimaduras, feridas e úlceras varicosas. Isso porque ela combina um efeito anti-inflamatório como uma ação bactericida que impede a proliferação de bactérias.

Como usar

Segundo informações da bula, a fibrase deve ser aplicada topicamente pelo menos 1 vez por dia ou a cada 6 ou 8 horas, de acordo com a gravidade da lesão tratada e com as recomendações médicas. Basta aplicar uma pequena camada de fibrase sobre a cicatriz e espalhar bem.

6. Colagenase

A Colagenase é uma ótima pomada cicatrizante para úlcera varicosa. Além disso, ela pode ser usada para o tratamento de outros tipos de feridas e fissuras na pele.

O efeito cicatrizante dessa pomada é surpreendente, já que promove uma limpeza profunda da área lesionada, removendo da pele qualquer tecido morto ou crostas rapidamente. Além disso, a colagenase decompõe o colágeno no local da lesão, o que acaba estimulando a formação de tecido novo no local.

Como usar

Uma camada generosa da pomada deve ser aplicada sobre a pele para que o resultado seja satisfatório. Assim, espalhe uma quantidade suficiente para que fique uma espessura de aproximadamente 2 milímetros sobre a lesão pelo menos uma vez por dia ou de acordo com a orientação do seu médico.

No caso de úlceras varicosas, é indicado usar uma bandagem que comprima o local para acelerar a cicatrização.

7. Nebacetin

A pomada Nebacetin é cicatrizante e ótima para prevenir infecções já que apresenta um efeito antibiótico. Por causa da prevenção a infecções graças à presença de bacitracina e neomicina em sua composição, a Nebacetin é a pomada cicatrizante após cirurgia preferida dos médicos em geral, pois ela promove uma cicatrização rápida e segura.

Como usar

A pomada deve ser usada de 2 a 5 vezes por dia – de acordo com as orientações médicas – na lesão, que deve estar limpa e seca. Por conter antibióticos, a pomada não deve ser usada por mais de 10 dias ou sem supervisão médica.

8. Bepantol

O Bepantol é uma das pomadas cicatrizantes para piercings mais usadas. Ela também está entre as pomadas cicatrizantes para tatuagens que são prescritas pelos próprios tatuadores. O Bepantol também pode ser utilizado no tratamento de lesões, fissuras e assaduras.

Como usar

A aplicação da pomada deve ser feita de 1 a 4 vezes por dia no local da tatuagem ou da lesão na pele para promover a cicatrização mais rápida.

9. Cicatricure

Cicatricure é um dos produtos mais populares para o tratamento de cicatrizes. Ele estimula a regeneração da pele, acelerando a cicatrização e melhorando a textura e a aparência da pele lesionada.

Como usar

A pomada pode ser aplicada até 3 vezes por dia na cicatriz. O tratamento costuma durar cerca de 2 meses.

10. Kelo-cote

O kelo-cote é uma pomada cicatrizante muito utilizada no período pós-cirúrgico para tratar as cicatrizes decorrentes do procedimento, além de prevenir a formação de queloides. A pomada também pode ser usada no tratamento de queimaduras e outras lesões na pele.

Como usar

O uso deve ser feito de acordo com orientações médicas ou com informações presentes na bula do produto. As recomendações gerais são de aplicar o Kelo-cote 2 vezes por dia durante um período de 1 a 2 meses para promover uma boa cicatrização.

11. Cicalfate

O Cicalfate é uma pomada cicatrizante e bactericida da Àvene que promove a regeneração mais rápida da pele com cicatriz e ao mesmo tempo impede a proliferação de germes no local.

Como usar

O fabricante indica usar o produto 1 ou 2 vezes por dia na região da cicatriz – que deve estar limpa e seca – em movimentos circulares.

12. Cicatrizan

Cicatrizan é uma pomada que, assim como o Nebacetin, apresenta antibióticos como a neomicina e a bacitracina em sua composição. Ela tua promovendo a regeneração do tecido lesionado e prevenindo infecções.

Como usar

A pomada é usada de 1 a 2 vezes por dia em pequenas quantidades ou de acordo com orientações de um médico.

Dicas

Nada de deixar sua ferida ao relento esperando que ela cicatrize sozinha. Se houver um corte, deixar a ferida exposta é ainda pior, pois além de retardar a cicatrização, deixa o organismo vulnerável a infecções.

A pele precisa de umidade para uma boa cicatrização. Assim, é essencial mantê-la bem nutrida e hidratada. O uso de pomadas específicas ajuda não só a proteger o local, mas também a promover uma cicatrização mais rápida.

Além das pomadas, algumas dicas podem ajudar a ter uma cicatrização ainda mais veloz e eficaz.

1. Ficar longe dos cigarros

Se você fuma, tente diminuir ou parar esse hábito. O fumo prejudica a circulação sanguínea, o que impede que nutrientes alcancem o local ferido com facilidade, retardando a cicatrização.

2. Alimentar-se bem

Nutrir-se de vitaminas e minerais é muito importante para promover um bom processo de cura. Nutrientes como zinco, magnésio, vitamina D, vitamina E, vitamina C e ômega 3 não devem ficar de fora da sua dieta pois eles fortalecem o sistema imunológico e aceleram a cicatrização.

Boas opções de alimentos cicatrizantes incluem vegetais como tomates e pimentões, frutas como a laranja, verduras de folhas verdes escuras e outros alimentos como carnes, peixes e produtos lácteos.

Aplicar óleo de vitamina E diretamente sobre a pele também parece ser benéfico para as cicatrizes. Ele pode ser usado em cortes e feridas e ajudam não só na cicatrização como na prevenção de marcas na pele. Porém, é preciso tomar cuidado já que algumas pessoas relatam reações alérgicas e desenvolvimento de dermatite com o uso tópico de vitamina E. Assim, é sempre indicado realizar um teste com pouca quantidade ou consultar um dermatologista para sanar dúvidas.

3. Aplicar compressas quentes

O uso de compressas quentes ajuda a estimular o fluxo sanguíneo, o que faz com que mais nutrientes e oxigênio cheguem até os tecidos danificados, o que se traduz em uma cicatrização saudável e mais rápida.

4. Manter o local limpo

A limpeza da ferida ou da cicatriz deve ser feita diariamente ou de acordo com a necessidade. Manter a região sempre limpa e seca evita infecções que podem causar complicações de saúde e prejudicar a cicatrização. A limpeza frequente das mãos também é importante para evitar que você toque o machucado com as mãos sujas.

5. Cuidar bem da sua saúde

Mais do que usar uma pomada específica, é importante cuidar da alimentação e da saúde em geral. Ao ter uma saúde impecável, seu corpo vai ter ferramentas suficientes para se recuperar bem. É claro que as pomadas e os medicamentos que promovem a cicatrização mais rápida ajudam, mas eles não são o único motivo da sua boa recuperação.

Desta forma, antes de sair procurando a pomada mais cara que é a melhor do mercado, pense sobre seus hábitos diários. Você tem se alimentado bem? Tem feito exercícios físicos? Tem cuidado da sua saúde?

Se a resposta for sim, até as pomada cicatrizantes mais simples e poucos dias de tratamento serão eficientes para sua cicatrização. Agora, se a resposta for não, provavelmente o processo de cicatrização será mais lento do que o esperado mesmo usando as pomadas para cicatrização indicadas neste artigo.

Referências Adicionais:                                              

Você costuma utilizar quais tipos de pomadas cicatrizantes que listamos acima? Para que tipo de tratamento ou recuperação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

2 comentários em “12 Pomadas Cicatrizantes Mais Famosas – Como Usar e Dicas”

  1. bom dia,tudo bem?
    apareceu um corte nos meus labios,estou usando nebacetim,mas ao meu parecer nao funcionou,qual a pomada correta?

Deixe um comentário