Medicamentos

Fumar Maconha Emagrece ou Engorda?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

A maconha é uma droga ilícita no Brasil como você já sabe. Em algumas partes do mundo ela já é legalizada e algumas discussões sobre o seu impacto na boa forma ficaram mais evidentes, além de todos os debates ligados a saúde.

O objetivo deste artigo é apresentar o que a ciência tem dito sobre se a maconha engorda ou emagrece as pessoas. Vale lembrar que em muitos países existe o uso medicinal da maconha e por conta disso é de interesse dos médicos entender se fumar maconha emagrece ou engorda os pacientes.

Muitas pessoas que usam a maconha regularmente descrevem a sensação que têm depois de fumar como “vontade de mastigar”. Isso quer dizer que usar a maconha tende a deixá-los com fome, mas isso quer dizer que a maconha engorda?

Médicos prescrevem maconha a pacientes com câncer e doenças de deficiência imune como AIDS, não apenas para tratar a dor, mas também para ajudá-los a ganhar peso. Muitos pacientes de câncer não conseguem manter os alimentos no estômago devido à náusea causada pela quimioterapia e tratamentos similares.

O hormônio que regula e controla o apetite é chamado leptina; ele controla os níveis naturais de canabinoides no cérebro para suprimir os sintomas da fome. A mesma substância produzida pelo cérebro também é encontrada na maconha, razão pela qual ela tende a produzir o efeito de fome. Pesquisas feitas em laboratório com ratos e outros pequenos roedores determinou que a maconha estimula o apetite ao interferir com os hormônios reguladores no cérebro.

continua depois da publicidade

Isso não quer dizer que toda pessoa que fuma maconha engorda se fizer uso regular. É um equilíbrio cuidadoso de hormônios no corpo que faz com que isso funcione assim. O corpo humano ganha e perde peso baseado em vários fatores, incluindo metabolismo, consumo de alimento e níveis de atividade. Algumas pessoas carregam uma porcentagem maior de gordura que outras devido a seu metabolismo (a taxa com que queimam calorias e as convertem em energia) e fatores genéticos incluindo a predisposição de ganhar peso, sensibilidade a insulina e histórico de diabetes.

Uma pessoa saudável com um peso normal que usa maconha moderadamente não ganharia peso. Em casos onde a pessoa tem sobrepeso ou é obesa, a estimulação de apetite pode fazer com que elas comam demais dependendo de seu uso da maconha e sua composição genética.

Por se tratar de uma droga ilícita no Brasil, e que faz com que ela seja associada a algo que faz muito mal ao corpo, é natural que se pense que fumar maconha emagrece (já que isso é o que acontece com outras drogas mais pesadas como a heroína e o crack).

Medicamentos anticâncer prescritos para tratar o câncer têm um efeito colateral que causa náusea e vômito porque eles irritam o revestimento do estômago. Outro efeito colateral de certos medicamentos é a perda de apetite e perda de peso devido a uma diminuição da gordura e músculos no corpo. O termo médico para isso é “emaciação”, uma condição vista em pacientes com câncer, leucemia e anorexia avançados. O paciente para de comer e o corpo se alimenta dos depósitos de gordura e músculos até que não sobre nada.

continua depois da publicidade

O uso de maconha aumenta o apetite, combatendo os efeitos colaterais do medicamento, fazendo com que eles reganhem o peso que foi perdido e voltem a ter um peso saudável. Essa é a razão de os médicos prescreverem maconha a pacientes com essas condições. Pesquisas realizadas no Pacific Medical Center na Califórnia mostraram que os canabinoides e o THC diminuem o crescimento de certos tipos de cânceres, incluindo um tipo muito progressivo que ataca as células do cérebro.

Um estudo feito em Vancouver, Canadá, por médicos no Children’s Hospital concluiu que o THC usado para tratar astrocitoma pilocítico em 2 pacientes levou a uma regressão das células cancerígenas. Isso fortaleceu a crença dos médicos de que a maconha é eficaz para reduzir as células de câncer no cérebro. Ainda há mais pesquisas necessárias para determinar se ela pode ser eficaz para tratar outras doenças e condições.

Alimentos não saudáveis têm o mesmo efeito da maconha

Alimentos não saudáveis têm similaridades com a maconha, são igualmente viciantes. Um estudo revelou que uma pessoa pode ser viciada em alimentos não saudáveis porque alimentos altamente calóricos e gordurosos podem causar a liberação de compostos similares aos da maconha.

Assim, uma pessoa que já sentiu os efeitos de alimentos não saudáveis tende a querer experimentar de novo algum dia. A longo prazo, pessoas que são viciadas em alimentos não saudáveis terão deficiências nutricionais.

De acordo com pesquisas recentes na Universidade da Califórnia, a gordura nos alimentos não saudáveis é o que causa a liberação de endocanabinoides no corpo – por isso você deve buscar lanches saudáveis que ajudam a manter a dieta. A estrutura e funcionamento desse composto é similar à do canabidiol, um composto na maconha que pode causar vício.

continua depois da publicidade

O mecanismo da liberação do endocanabinoide acontece quando a gordura começa a reagir com enzimas na boca. Essas reações produzem um sinal no cérebro, que sinala para o intestino liberar endocanabinoide no corpo para que ele sempre sinta a necessidade de gordura.

Nesse estudo, a liberação desses compostos só é observada quando uma pessoa está comendo alimentos gordurosos. Como citado no Dailymail em 7 de julho de 2011, alimentos ricos em açúcar e proteína não causam a liberação de endocanabinoides, então há vícios diferentes.

A Professora Daniele Piomelli, que liderou o estudo, explicou que esse mecanismo é um legado do processo de evolução. Nos primeiros humanos, o endocanabinoide é liberado para que o corpo não tenha falta de gordura, assim suas células podem funcionar adequadamente.

Nos humanos modernos, que não se movem tanto, esse mecanismo não é necessário. Estilos de vida tendem a ser menos movimentados e com alimentos mais calóricos, causando excesso de gordura, que pode levar a obesidade, diabetes e câncer.

De acordo com a Professora Piomelli, essas descobertas podem inspirar a criação de um medicamento para tratar obesidade. Você faz isso ao inibir a liberação de um endocanabinoide, então as pessoas nem sempre sentem a necessidade de comer alimentos gordurosos.

continua depois da publicidade

Existe alguma situação onde a maconha emagrece?

Fumar maconha e sentir fome andam de mãos dadas – então isso deve levar a ganho de peso, certo? Não necessariamente, de acordo com um novo estudo publicado no The American Journal of Medicine: A pesquisa descobriu que pessoas que fumam maconha na verdade tendem a ter cinturas mais finas.

Para o estudo, os pesquisadores observaram 4657 adultos. Pessoas que se identificaram como usuários de maconha tinham, em média, medidas menores de circunferência da cintura, 16 por cento a menos de níveis de insulina em jejum, e 17 por cento a menos de níveis de resistência a insulina. Enquanto isso obviamente não prova que a maconha ajuda pessoas a controlarem seu peso melhor, os pesquisadores pensam que a maconha pode ter um efeito saudável na forma como seu corpo metaboliza os alimentos.

Você também pensava que maconha emagrece? O que você acha sobre a legalização da maconha? Comente abaixo!

4.1 de 5 (50 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu não concordo com a liberação de nenhum tipo de drogas, tudo que vicia é prejudicial a saúde, ainda que faça bem p algo, mas se vicia eu não estou de acordo, sem falar que as pessoas que querem viciam com qualquer tipo de coisa vai fazer não pela e prejudicar outras pessoas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Por essa lógica pode banir todos os remédios psiquiatricos de tarja preta (antidepressivos, remédios pra dormir), remédios estomacais como pantoprazol, todos os opióides (anestesias, remédios pra dor), álcool, e açúcar.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Nasci pós maturo e sempre dormi e comi muito mal (apetite muito aleatorio e exigente) as vezes bebia todo o leite te varias mães, as vezes nem da minha; dormindo algumas horas de dia e passando a noite acordado; sem falar nos indicios de depressao, com crise suicida aos 11 anos. Com 16 dei inicio ao uso de cannabis, depois de muita pesquisa e estudo. Ja fumei de todas as quantidades e qualidades. Desde 1g de 30% thc mensal, ate 15g de 40% thc em um dia incomum. Ja se fazem quase 1 decada e hoje em dia minha tendencia suicida eh muitissima menor (pra nao dizer nula), meu paladar e apetite abrangem à quase todos os alimentos, ajudando a manter vitaminas e minerais excenssiais em meu corpo. Caso queira usar a maconha para engordar recomendo pesquisar bastante. E consultar um medico de confiança

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bons dias a todos os consumidores de erva eu acho pessoalmente que a as pessoas devem ter a liberdade de escolher o que querem para eles sem prejudicar terceiros a partir dai está tudo dito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olha no inicio a maconha me fazia bem, pq eu dava 2 tragadas, ficava de boa e não queria mais, com o tempo meu organismo provavelmente ganhou resistência e eu passei a fumar mais, e foi piorando e piorando, até que chegou ao ponto de fumar 25g em 3 dias, só pra conseguir ficar chapado. Resultado disso tudo, é que agr eu tenho problemas de coordenação, síndrome do panico, alem de desnutrição excessiva, não consigo mais regular o meu peso, sendo que eu tenho 1,75 m de altura e estou com aproximadamente 47kg.
    Pra mim maconha não é uma droga se usada de forma correta.
    O brasil é um pais tão hipócrita, que faz programas de educação pra combater as drogas, que na verdade não ajudam em nada, porque oque eles ensinam é fake News, eu mesmo já fui aluno de um desses programas, e ele não ajudou em nada minha vida.
    Usem maconha sim, mais com cuidado, pq ela pode ser traiçoeira, traiçoeira ao ponto de destruir vidas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Emagrece sim . Sem dúvida que emagrece , as acumulações de gordura visíveis debaixo da pele são todas derretidas , já a massa muscular manten-se inalterada Com o consumo .
      E ainda confirmo que com o uso diário você até poderia comer um elefante inteiro por dia durante 2 meses que não iria engordar

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Sou maconheiro e não nego, e dane-se quem é contra a legalização.

    So pra constar que sou a favor da liberdade individual, por isso sou a favor da liberação de todas as drogas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fiz varios exames médicos por que fiquei preocupado depois de tantos amigos distantes me perguntarem por q eu tinha emagrecido tanto. Resultado dos exames foram normal. Eu emagreci 10 klg dentro de um ano. agora correndo atraz de uns kilos amais por q to q nem uma tábua.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Só não mencionaram o aumento absurdo de esquizofrenia nos adolescentes que fazem uso da maconha. Minha filha emagreceu demais depois que começou a fumar maconha!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Se fosse legalizado eu usaria para abrir o apetite. Tenho dificuldade de engordar porque meu apetite é horrível. Já tomei rios de Biatômico Fontoura, mas só tomava porque era gostoso. Só que depois que mudaram a fórmula e tiraram o álcool dele ficou com um gosto de remédio, muito ruim.

    Queria tentar maconha para abrir o apetite, mas a erva que vendem nas esquinas é muito ruim. Não confiaria na qualidade a não ser que eu mesmo plantasse. Maldita lei idiota que proíbe essa droga inofensiva. Tudo isso é uma imitação barata da política anti-drogas americana, que além de não ter dado certo, foi baseada numa estratégia totalmente racista. Eu diria, "tomara que liberem logo," mas aqui é a República Jesuscrática do Brasil; isso não vai acontecer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Só...

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Passei mais de dois anos sem fumar maconha pois achava que podia estar me prejudicando, desmotivando, me deixando apática e queria voltar a estudar e queria fazer um mestrado.... resultado: engordei uns 10 kg,passei a me sentir feia, me apaixonei por um indivíduo que só me fez mal, me trouxe um desespero psicológico, vivi um inferno, me apaixonei por alguém de só me usava e pouco se importava comigo.... a uns meses atrás voltei a fumar: emagreci, tive vontade de voltar pra academia com muita motivação, meu corpo melhorou demais, voltei a ter auto estima e me sentir bonita e incrivelmente desencanei do individuo quase que instantaneamente (isso foi o que mais me surpreendeu, já que minha vida estava um inferno por causa disso)... até ele veio me perguntar porque eu sumi rsrs, já que eu era compulsiva por ele... atualmente parei de novo pois tenho que terminar minha dissertação de mestrado até o fim do ano e acho que a maconha me prejudica meu rendimento, mas depois acho que vou voltar.... não sei se só traz benefícios, mas comigo foi algo muito surpreendente nesses ultimos tempos.... fumo há anos e já parei por longos períodos por algumas vezes. Não acho que vícios sejam bons, mas a maconha tem um poder incrível na mente, que pode fazer muito bem em alguns casos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu fumei maconha durante 13 anos. O que posso dizer é que sempre fui um atleta de alto rendimento e a maconha nunca me atrapalhou. Ela não emagrece, nem engorda, apenas equilibra o seu corpo (peso) e alma (visão espiritual sobre as coisas), sendo uma grande aliada dos esportes e estudos.
    Parei de fumar a 2 anos, pois nunca gostei de ficar preso a nada. Engordei 15 quilos e o meu poder de raciocínio diminuiu em aproximadamente 75 por cento.
    Vou continuar a ficar sem consumir até legalizar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma