Fumar Maconha Emagrece ou Engorda?

Especialista:
atualizado em 25/07/2014

A maconha é uma droga ilícita no Brasil como você já sabe. Em algumas partes do mundo ela já é legalizada e algumas discussões sobre o seu impacto na boa forma ficaram mais evidentes, além de todos os debates ligados a saúde.

O objetivo deste artigo é apresentar o que a ciência tem dito sobre se a maconha engorda ou emagrece as pessoas. Vale lembrar que em muitos países existe o uso medicinal da maconha e por conta disso é de interesse dos médicos entender se fumar maconha emagrece ou engorda os pacientes.

Muitas pessoas que usam a maconha regularmente descrevem a sensação que têm depois de fumar como “vontade de mastigar”. Isso quer dizer que usar a maconha tende a deixá-los com fome, mas isso quer dizer que a maconha engorda?

Médicos prescrevem maconha a pacientes com câncer e doenças de deficiência imune como AIDS, não apenas para tratar a dor, mas também para ajudá-los a ganhar peso. Muitos pacientes de câncer não conseguem manter os alimentos no estômago devido à náusea causada pela quimioterapia e tratamentos similares.

O hormônio que regula e controla o apetite é chamado leptina; ele controla os níveis naturais de canabinoides no cérebro para suprimir os sintomas da fome. A mesma substância produzida pelo cérebro também é encontrada na maconha, razão pela qual ela tende a produzir o efeito de fome. Pesquisas feitas em laboratório com ratos e outros pequenos roedores determinou que a maconha estimula o apetite ao interferir com os hormônios reguladores no cérebro.

Isso não quer dizer que toda pessoa que fuma maconha engorda se fizer uso regular. É um equilíbrio cuidadoso de hormônios no corpo que faz com que isso funcione assim. O corpo humano ganha e perde peso baseado em vários fatores, incluindo metabolismo, consumo de alimento e níveis de atividade. Algumas pessoas carregam uma porcentagem maior de gordura que outras devido a seu metabolismo (a taxa com que queimam calorias e as convertem em energia) e fatores genéticos incluindo a predisposição de ganhar peso, sensibilidade a insulina e histórico de diabetes.

Uma pessoa saudável com um peso normal que usa maconha moderadamente não ganharia peso. Em casos onde a pessoa tem sobrepeso ou é obesa, a estimulação de apetite pode fazer com que elas comam demais dependendo de seu uso da maconha e sua composição genética.

Por se tratar de uma droga ilícita no Brasil, e que faz com que ela seja associada a algo que faz muito mal ao corpo, é natural que se pense que fumar maconha emagrece (já que isso é o que acontece com outras drogas mais pesadas como a heroína e o crack).

Medicamentos anticâncer prescritos para tratar o câncer têm um efeito colateral que causa náusea e vômito porque eles irritam o revestimento do estômago. Outro efeito colateral de certos medicamentos é a perda de apetite e perda de peso devido a uma diminuição da gordura e músculos no corpo. O termo médico para isso é “emaciação”, uma condição vista em pacientes com câncer, leucemia e anorexia avançados. O paciente para de comer e o corpo se alimenta dos depósitos de gordura e músculos até que não sobre nada.

O uso de maconha aumenta o apetite, combatendo os efeitos colaterais do medicamento, fazendo com que eles reganhem o peso que foi perdido e voltem a ter um peso saudável. Essa é a razão de os médicos prescreverem maconha a pacientes com essas condições. Pesquisas realizadas no Pacific Medical Center na Califórnia mostraram que os canabinoides e o THC diminuem o crescimento de certos tipos de cânceres, incluindo um tipo muito progressivo que ataca as células do cérebro.

Um estudo feito em Vancouver, Canadá, por médicos no Children’s Hospital concluiu que o THC usado para tratar astrocitoma pilocítico em 2 pacientes levou a uma regressão das células cancerígenas. Isso fortaleceu a crença dos médicos de que a maconha é eficaz para reduzir as células de câncer no cérebro. Ainda há mais pesquisas necessárias para determinar se ela pode ser eficaz para tratar outras doenças e condições.

Alimentos não saudáveis têm o mesmo efeito da maconha

Alimentos não saudáveis têm similaridades com a maconha, são igualmente viciantes. Um estudo revelou que uma pessoa pode ser viciada em alimentos não saudáveis porque alimentos altamente calóricos e gordurosos podem causar a liberação de compostos similares aos da maconha.

Assim, uma pessoa que já sentiu os efeitos de alimentos não saudáveis tende a querer experimentar de novo algum dia. A longo prazo, pessoas que são viciadas em alimentos não saudáveis terão deficiências nutricionais.

De acordo com pesquisas recentes na Universidade da Califórnia, a gordura nos alimentos não saudáveis é o que causa a liberação de endocanabinoides no corpo – por isso você deve buscar lanches saudáveis que ajudam a manter a dieta. A estrutura e funcionamento desse composto é similar à do canabidiol, um composto na maconha que pode causar vício.

O mecanismo da liberação do endocanabinoide acontece quando a gordura começa a reagir com enzimas na boca. Essas reações produzem um sinal no cérebro, que sinala para o intestino liberar endocanabinoide no corpo para que ele sempre sinta a necessidade de gordura.

Nesse estudo, a liberação desses compostos só é observada quando uma pessoa está comendo alimentos gordurosos. Como citado no Dailymail em 7 de julho de 2011, alimentos ricos em açúcar e proteína não causam a liberação de endocanabinoides, então há vícios diferentes.

A Professora Daniele Piomelli, que liderou o estudo, explicou que esse mecanismo é um legado do processo de evolução. Nos primeiros humanos, o endocanabinoide é liberado para que o corpo não tenha falta de gordura, assim suas células podem funcionar adequadamente.

Nos humanos modernos, que não se movem tanto, esse mecanismo não é necessário. Estilos de vida tendem a ser menos movimentados e com alimentos mais calóricos, causando excesso de gordura, que pode levar a obesidade, diabetes e câncer.

De acordo com a Professora Piomelli, essas descobertas podem inspirar a criação de um medicamento para tratar obesidade. Você faz isso ao inibir a liberação de um endocanabinoide, então as pessoas nem sempre sentem a necessidade de comer alimentos gordurosos.

Existe alguma situação onde a maconha emagrece?

Fumar maconha e sentir fome andam de mãos dadas – então isso deve levar a ganho de peso, certo? Não necessariamente, de acordo com um novo estudo publicado no The American Journal of Medicine: A pesquisa descobriu que pessoas que fumam maconha na verdade tendem a ter cinturas mais finas.

Para o estudo, os pesquisadores observaram 4657 adultos. Pessoas que se identificaram como usuários de maconha tinham, em média, medidas menores de circunferência da cintura, 16 por cento a menos de níveis de insulina em jejum, e 17 por cento a menos de níveis de resistência a insulina. Enquanto isso obviamente não prova que a maconha ajuda pessoas a controlarem seu peso melhor, os pesquisadores pensam que a maconha pode ter um efeito saudável na forma como seu corpo metaboliza os alimentos.

Você também pensava que maconha emagrece? O que você acha sobre a legalização da maconha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

30 comentários em “Fumar Maconha Emagrece ou Engorda?”

  1. Nasci pós maturo e sempre dormi e comi muito mal (apetite muito aleatorio e exigente) as vezes bebia todo o leite te varias mães, as vezes nem da minha; dormindo algumas horas de dia e passando a noite acordado; sem falar nos indicios de depressao, com crise suicida aos 11 anos. Com 16 dei inicio ao uso de cannabis, depois de muita pesquisa e estudo. Ja fumei de todas as quantidades e qualidades. Desde 1g de 30% thc mensal, ate 15g de 40% thc em um dia incomum. Ja se fazem quase 1 decada e hoje em dia minha tendencia suicida eh muitissima menor (pra nao dizer nula), meu paladar e apetite abrangem à quase todos os alimentos, ajudando a manter vitaminas e minerais excenssiais em meu corpo. Caso queira usar a maconha para engordar recomendo pesquisar bastante. E consultar um medico de confiança

  2. Bons dias a todos os consumidores de erva eu acho pessoalmente que a as pessoas devem ter a liberdade de escolher o que querem para eles sem prejudicar terceiros a partir dai está tudo dito.

  3. Olha no inicio a maconha me fazia bem, pq eu dava 2 tragadas, ficava de boa e não queria mais, com o tempo meu organismo provavelmente ganhou resistência e eu passei a fumar mais, e foi piorando e piorando, até que chegou ao ponto de fumar 25g em 3 dias, só pra conseguir ficar chapado. Resultado disso tudo, é que agr eu tenho problemas de coordenação, síndrome do panico, alem de desnutrição excessiva, não consigo mais regular o meu peso, sendo que eu tenho 1,75 m de altura e estou com aproximadamente 47kg.
    Pra mim maconha não é uma droga se usada de forma correta.
    O brasil é um pais tão hipócrita, que faz programas de educação pra combater as drogas, que na verdade não ajudam em nada, porque oque eles ensinam é fake News, eu mesmo já fui aluno de um desses programas, e ele não ajudou em nada minha vida.
    Usem maconha sim, mais com cuidado, pq ela pode ser traiçoeira, traiçoeira ao ponto de destruir vidas.

    • Emagrece sim . Sem dúvida que emagrece , as acumulações de gordura visíveis debaixo da pele são todas derretidas , já a massa muscular manten-se inalterada Com o consumo .
      E ainda confirmo que com o uso diário você até poderia comer um elefante inteiro por dia durante 2 meses que não iria engordar

  4. Sou maconheiro e não nego, e dane-se quem é contra a legalização.

    So pra constar que sou a favor da liberdade individual, por isso sou a favor da liberação de todas as drogas.

  5. Fiz varios exames médicos por que fiquei preocupado depois de tantos amigos distantes me perguntarem por q eu tinha emagrecido tanto. Resultado dos exames foram normal. Eu emagreci 10 klg dentro de um ano. agora correndo atraz de uns kilos amais por q to q nem uma tábua.

  6. Só não mencionaram o aumento absurdo de esquizofrenia nos adolescentes que fazem uso da maconha. Minha filha emagreceu demais depois que começou a fumar maconha!

  7. Se fosse legalizado eu usaria para abrir o apetite. Tenho dificuldade de engordar porque meu apetite é horrível. Já tomei rios de Biatômico Fontoura, mas só tomava porque era gostoso. Só que depois que mudaram a fórmula e tiraram o álcool dele ficou com um gosto de remédio, muito ruim.

    Queria tentar maconha para abrir o apetite, mas a erva que vendem nas esquinas é muito ruim. Não confiaria na qualidade a não ser que eu mesmo plantasse. Maldita lei idiota que proíbe essa droga inofensiva. Tudo isso é uma imitação barata da política anti-drogas americana, que além de não ter dado certo, foi baseada numa estratégia totalmente racista. Eu diria, “tomara que liberem logo,” mas aqui é a República Jesuscrática do Brasil; isso não vai acontecer.

  8. Passei mais de dois anos sem fumar maconha pois achava que podia estar me prejudicando, desmotivando, me deixando apática e queria voltar a estudar e queria fazer um mestrado…. resultado: engordei uns 10 kg,passei a me sentir feia, me apaixonei por um indivíduo que só me fez mal, me trouxe um desespero psicológico, vivi um inferno, me apaixonei por alguém de só me usava e pouco se importava comigo…. a uns meses atrás voltei a fumar: emagreci, tive vontade de voltar pra academia com muita motivação, meu corpo melhorou demais, voltei a ter auto estima e me sentir bonita e incrivelmente desencanei do individuo quase que instantaneamente (isso foi o que mais me surpreendeu, já que minha vida estava um inferno por causa disso)… até ele veio me perguntar porque eu sumi rsrs, já que eu era compulsiva por ele… atualmente parei de novo pois tenho que terminar minha dissertação de mestrado até o fim do ano e acho que a maconha me prejudica meu rendimento, mas depois acho que vou voltar…. não sei se só traz benefícios, mas comigo foi algo muito surpreendente nesses ultimos tempos…. fumo há anos e já parei por longos períodos por algumas vezes. Não acho que vícios sejam bons, mas a maconha tem um poder incrível na mente, que pode fazer muito bem em alguns casos.

  9. Eu fumei maconha durante 13 anos. O que posso dizer é que sempre fui um atleta de alto rendimento e a maconha nunca me atrapalhou. Ela não emagrece, nem engorda, apenas equilibra o seu corpo (peso) e alma (visão espiritual sobre as coisas), sendo uma grande aliada dos esportes e estudos.
    Parei de fumar a 2 anos, pois nunca gostei de ficar preso a nada. Engordei 15 quilos e o meu poder de raciocínio diminuiu em aproximadamente 75 por cento.
    Vou continuar a ficar sem consumir até legalizar.

  10. Um artigo excelente, bastante esclarecedor.
    Todos precisam saber e entender que, a Maconha, como popularmente dita, é uma planta que como outras têm seus efeitos a base do seu uso. A Maconha foi Deus quem nos presente, e assim como outras plantas denominadas de sagrada, também deve e estar incluída neste rool. rs
    Uso e recomendo; Maconha tanto para fumar, como para fazer bolos, brigadeiros, manteigas, etc… Tudo orgânico e 100% natural.
    Luz! 3õ

  11. Eu particulamentes tenho varios muito para que seja legalizada. A maconha veio para a salvaçao do mundo. Olha o tanto de benefícios devido a ela. esta curando ate o câncer e ainda evitar que ele apareça e muitas outras doenças . Estar ate afinando a cintura. Opa !!! O que veio me levar ate esse site foi porque tinha dúvidas se maconha emagrece ou não. Fumo ha 1 ano e perdir uns quilos . E eu ja nao sou gorda. Pode ser ate outros motivos. Mas minha plantinha é maravilhosa abriu meu mundo minhas ideias, talvez seja por isso que ela seja descriminada, a pessoa começa ter outras filosofia de vida. Nao conheço causo de maconheiro violento. todos tem uma ideologia de vida bem bacana. São livres de preconceitos, cada um faz o que quer, respeitando tento impatiaa um pelo outro. Nao conheço mas sei que existen pessoas que usam de maneira errada. Maconha é para uso recreativo. Não é uma apologia, so vejo o Brasil melhor com sua legalização. O problema é a população ainda ter esse pensamento primitivo que a maconha é o cigarrinho do capeta. Vamos evoluir Brasil ?? Abraço galera do cachimbo da Paz.

  12. Perdi 33kg em 1 ano , fumando maconha diariamente , a maconha me trouxe novas perspectivas, trouxe a vontade de sair de casa, fazer atividade físicas, como pedalar e correr , mais é isso, sou uma marginal drogadinho rsrs .

  13. Eu gorda redonda so a gordura depois que comecei a funar maconha eu fiquei extramamente magra em questao de 6 meses

  14. Axo que a maconha pode ter efeito contrario tabm ! Pois com o uso dela consegui emagrecer 5kg durando um mes e meio .
    Óbvio que a planta tem qe ser legalizada

  15. A legalização é um tema divergente e que precisa ser discutido e decidido com cautela e por pessoas realmente aptas (já que no BRASIL os responsáveis por tomar decisões nem sempre tem conhecimento e muito menos ESTUDO) para a devida decisão.
    Um conceito mantido a muito tempo pela sociedade, de que uma droga leve é um portal a outras drogas mais pesadas; deve ser analisado INDIVIDUALMENTE já que não devemos esquecer-nos que todo ser humano (excl. incapacitados por distúrbios mentais ou crianças) tem a capacidade de decidir/definir qual ¨decisão a ser tomada¨ sobre determinado assunto. Outro tema que deve ser diferenciado é de que a descriminalização deve ser proposta a usuários da substancia e não aos que a traficam, e de que a legalização não acabara definitivamente com o trafico; pois para que isso tenha efeito deve-se implantado um sistema politico SÉRIO no Brasil que não mantenha impune diversos praticantes de crimes (que por ¨debaixo dos panos¨ sempre influenciam no trafico)e muitos destes criminosos são atuantes em diversos cargos políticos.
    Resumidamente a legalização da maconha no BRASIL não é viável para órgãos autoritários pois para implantar <um sistema que descriminalize e permita o usuário maior de idade comprar sementes para plantar para seu próprio consumo, mas que reprima COMERCIALIZAÇÃO do produtos já pronto (pois isso geraria problemas como propagandas indesejadas que induzem o consumo o que não é viável pois não devemos esquecer de que a mídia tem um alto poder de controle em nossas crianças) seria necessário acabar com outras irregularidades presentes neste país com devidas leis que sejam iguais para todos e que não mantenha ninguém impune ,o que colocaria em exposição grandes escândalos ainda não revelados a sociedade , e o DESCONTENTAMENTO por parte da sociedade que utiliza outras drogas mais pesadas fornecidas pelo trafico, MAS é ai que devemos lembra-nos de que essas outras drogas pesadas são as que produzem efeitos negativos e devastadores a sociedade e deve sim ser banido pois ao contrário da maconha , o usuário que sente prazer/vicio ao utilizar crack , cocaína etc.. afeta a todos e se destrói gradativamente de forma irreversível.
    Para encerrar , a legalização da maconha é um proposta que para que seja bem feita e colocada em vigor ,deve-se acabar com a impunidade, desorganização e falta de estudos presente no cenário politico no Brasil e não só na politica mas também nos hospitais, delegacias e outros órgão responsáveis pela gestão da sociedade ou seja; criar um novo Brasil no qual até a própria SOCIEDADE <principalmente os usuários ,tenha um pensamento mais consciente e não induza ninguém ao consumo, respeitando ao próximo, visando um consumo consciente, ajudando a impedir os usuários em comum que queira afetar ao próximo seja através de roubos brigas e etc. ,criando um ambiente de PAZ e acabar com essa má impressão que os(usuários)permitem que seja levada adiante quando aceitam brigas ,roubos e etc em vosso meio e local de consumo.
    Em relação a sociedade que é contra :
    ¨TODO SER HUMANO TEM SEUS CONCEITOS E PENSANTOS DIFERENCIADOS, E O QUE DÁ ESSE DIFERENCIAL É O MOTIVO DE QUE SOMENTE CADA INDIVIDUO SABE O QUE VIVENCIA DIA A DIA¨ e só devemos interferir nessas decisões quando realmente fique claro de que esse indivíduo esteja se autodestruindo e fora de si , o que não é no caso de um usuário de maconha. Cada usuário é DIFERENTE e suas atitudes e comportamento deve ser somente dele e não de todos os usuários, todos temos personalidades e forma de agir distintas, o grande problema é que muitos indivíduos contra o consumo da maconha não compreendem e definem os usuários todos iguais, o que é totalmente errado.

    • Posso afirmar que a maioria das pessoas que conheci que fumavam maconha eram magras. Só me lembro de um que é gordo, mas não sei com qual frequência ele usa a Canabis. Também posso afirmar que funciona como um calmante poderoso. De negativo notei uma certa irritabilidade nos primeiros dias sem usar e alguma dificuldade de concentração no início do uso. Tenho convicção que se o usuário for disciplinado e usar tipo três dias por semana, terá uma vida normal. Sou totalmente favorável a liberação para uso recreativo com algumas restrições. Apenas para maiores de dezoito anos, produção controlada, quantidades de posse tipo 40 gramas mês por usuário, campanhas verdadeiras sobre efeitos prejudiciais e parte dos impostos arrecadados com o consumo aplicado em programas de tratamentos para redução de danos causados por uso excessivo. Tenho convicção que iria diminuir a violência em níveis significativos e que não haveria explosão de consumo

  16. Eu afirmo que sim.. maconha tambem é muito bom pra acalmar o extresse e émuito relaxante. Sendo tambem q da muita foome.

    • Comecei a fumar beke diariamente a 2 anos .
      Mais com o passar do tempo comecei a emagrecer
      Realmente estou muito magro .
      De 65 kg. Estou com59 kg.
      Fumo entre 4 por dia .
      E o único jeito de voltar ao meu peso é parando de fumar.
      Mais. Isso é outra história.