Fertilidade

Mulher doa útero para que sua irmã mais nova possa ter filhos

Publicado por
Valdir Campos

O primeiro transplante de útero realizado no Reino Unido foi feito através de uma 40 anos e mãe de dois filhos, que doou o seu útero para que a irmã mais nova pudesse realizar o sonho de ser mãe. Esse feito é considerado um grande avanço na medicina reprodutiva.

A irmã mais jovem, de 34 anos, não podia ter filhos devido à síndrome de Rokitansky, uma doença congênita que faz com que as mulheres nasçam sem útero.

O transplante foi realizado em fevereiro no Hospital Churchill, localizado em Oxford, na Inglaterra. No entanto, a informação só foi divulgada em 23/08, com o objetivo de preservar as identidades da receptora e da doadora.

A cirurgia durou cerca de 18 horas e a paciente recebeu alta 10 dias após o procedimento. Os detalhes foram divulgados na revista BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology.

Conforme relatado pela equipe médica, a cirurgia obteve êxito e o órgão transplantado foi descrito como “totalmente funcional”. A mulher terá uma probabilidade de 80% de ter uma gravidez bem-sucedida.

Apesar da síndrome de Rokitansky, a paciente tem ovários e é capaz de produzir seus próprios óvulos. Cinco deles foram coletados e congelados para a realização de fertilização in vitro, que deve ocorrer ainda este ano.

Transplante de útero realizado no Reino UnidoTransplante de útero realizado no Reino Unido
Transplante de útero realizado no Reino Unido é visto como avanço na medicina reprodutiva

Animada com a possibilidade de expandir a família, a receptora expressou o desejo de ter tantos filhos quanto forem possíveis.

O cirurgião ginecológico Richard Smith, um dos principais médicos à frente da operação, disse ao jornal Daily Mail que no momento em que a paciente recebeu alta, o clima era de emoção e lágrimas fluíram.

Apesar de ser o primeiro transplante de útero feito no Reino Unido, estima-se que cerca de 100 cirurgias desse tipo já tenham sido realizadas em todo o mundo e que aproximadamente 50 bebês tenham nascido até o momento.

Os primeiros procedimentos bem-sucedidos ocorreram em Gotemburgo, na Suécia, em 2013. As informações são do Metrópoles.

Você já tinha ouvido falar em transplante de útero? Você é um doador de órgãos? O que achou desse procedimento? Comente abaixo!

5 de 5
Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Valdir Campos