Propriedades dos Alimentos

Passiflora Emagrece Mesmo?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Seu nome científico é Passiflora incarnata, mas ela também é conhecida pelos nomes de flor-da-paixão, maracujá-rosado, flor do maracujá ou simplesmente passiflora. Estamos falando aqui de uma planta medicinal bastante conhecida por seu fruto, o maracujá, e que pode ser encontrada no Brasil.

Ela é conhecida por apresentar propriedades analgésicas, antiespasmódicas, refrescantes, calmantes, tônicas, hipotensivas, antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes.

A passiflora emagrece?

Você já ouviu falar que a passiflora emagrece? Vai explorar agora se isso é realmente verdade ou se não devemos nos basear nessa afirmação.

Alguns profissionais da área médica afirmam que os efeitos calmantes da planta medicinal podem indiretamente contribuir com a perda de peso. Isso porque ao amenizar o estresse e a ansiedade por meio dessa ação, a passiflora pode causar de maneira indireta uma diminuição nos níveis de cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse.

Conforme os profissionais explicaram, quando o corpo passa por um período de estresse físico ou psicológico, ocorre uma liberação de hormônios, grupo no qual o cortisol está incluso. Já se o estresse é combatido, o hormônio não será liberado por meio desse processo, não é mesmo?

continua depois da publicidade

Mas o que ele tem a ver com o emagrecimento? É que o cortisol atua na regulação da produção de energia por parte do corpo e está associado ao acúmulo de gorduras.

O hormônio envia a mensagem ao corpo de que ele precisa de mais energia mesmo que muitas das calorias já adquiridas não tenham sido utilizadas. Resultado: a pessoa fica com fome mesmo sem precisar comer.

E nessas situações o mais provável é que a busca não seja por alimentos saudáveis, mas por doces, salgados e alimentos ricos em gordura já que eles estimulam o cérebro a liberar substâncias químicas que diminuem a tensão.

Quem disse isso foi a pesquisadora de alimentação por estresse da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, Elissa Epel.

continua depois da publicidade

Isso faz sentido se pensarmos que em momentos de estresse e ansiedade, algumas pessoas recorrem às guloseimas e alimentos calóricos como fast food para aliviar as emoções e sentirem-se um pouco melhor.

Pesquisa

Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, avaliou os níveis de cortisol em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. A pesquisa mostrou que a severidade da ansiedade era reduzida quando os níveis de cortisol também sofriam uma diminuição.

Como a passiflora é conhecida por aliviar os sintomas da ansiedade, o resultado do estudo indica que ela também pode diminuir o estresse e, por consequência, os níveis de cortisol que são elevados em situações estressantes.

Entretanto, é importante saber que ainda são necessárias novas pesquisas para confirmar qual é exatamente o efeito da passiflora em relação ao cortisol.

A ação da passiflora na redução do estresse

A erva não diminui o cortisol em si, mas pode aliviar o estresse que é a causa para a liberação do hormônio.

continua depois da publicidade

Apesar de não existir uma certeza sobre como a passiflora age, acredita-se que o que acontece é que a planta aumenta a produção do ácido gama-aminobutírico, também conhecido como GABA. Essa substância diminui a atividade do cérebro, efeito que resulta em um estado de relaxamento.

Para quem busca perder peso

É fundamental entender que não é verdade que a passiflora emagrece em um passe de mágica. O que temos aqui é a possibilidade (que ainda carece de comprovação) de que ela reduza os níveis do cortisol por meio da diminuição da ansiedade e do estresse.

Assim, é possível que utilizar a planta auxilie a combater aquela vontade de comer para se sentir melhor e aliviar a ansiedade e o estresse. No entanto, isso não exclui a necessidade de outras táticas para perder peso.

Ainda é necessário alimentar-se de maneira saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos regularmente para queimar mais calorias. Vale a pena ainda contar com o apoio de nutricionista e instrutor físico durante o processo.

E se você perceber que come muito por conta da ansiedade e do estresse, além de experimentar o chá de passiflora, é importante buscar a ajuda de um psicólogo para saber as melhores formas de lidar com o problema.

continua depois da publicidade

Chá de passiflora para a ansiedade

Ingredientes: 

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de passiflora seca.

Modo de preparo:

  1. Levar a água ao fogo e deixar lá até ferver;
  2. Então, adicionara a passiflora seca à água, tampar e deixar descansar durante 10 minutos. Passado esse tempo, coar o chá e servir-se.

Cuidados com a passiflora

Para saber a quantidade indicada da planta para o seu caso, consulte um nutricionista ou nutrólogo, pois a dosagem ideal pode variar de pessoa para pessoa. Converse também com seu médico para certificar-se de que o chá não lhe fará mal, especialmente se você sofrer com alguma condição específica de saúde.

É importante saber que o consumo em excesso da erva pode trazer efeitos colaterais como a potencialização de sua ação sedativa (ou seja, muito tempo de sono), aumento da ação anticoagulante, náuseas, taquicardia, vômitos e cefaleia (dor de cabeça).

Outras reações adversas associadas ao uso da planta medicinal são confusão, tontura e consciência alterada.

A passiflora não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas, por pessoas que usem medicamentos com efeitos sedativos, anti-histamínicos ou hipnóticos e indivíduos que sofram de hipotensão arterial. E caso você use qualquer outro tipo de medicamento, consulte o médico para saber se não existem riscos de interação entre o remédio em questão e a planta.

Crianças, pacientes com histórico de alergia a um dos componentes da erva e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês só podem utilizar a passiflora mediante autorização médica.

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de passiflora emagrece? Tem curiosidade de experimentá-lo? Comente abaixo!

3.9 de 5 (71 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tomo rosuvastatina posso Tomar passiflora incarnata?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite..estou começando hoje..depois volto aqui pra falar dos resultados

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • como consigo comprar. Moro em Palestina de goiás, no estado de Goiás.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Se emagrece ainda tem pouco tempo pra saber tem menos de um mes que tomo ,mais que relaxa e induz o sono melhora nosso emocional isso é notavel gostei demais e continuarei usando para ter mais beneficios

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde eu emagreci 11 kls com o valerimef , agora eu estou tomando o prakalmar comecei hoje , tenho muita ansiedade e não consigo dormi ja vai para 3 anos .só Jesus.. .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Oi Enelma , o prakalmar , te engordou , ou ajudou a emagrecer ??
      Quero começar a tomar ele , aí quero saber como foi sua experiencia!!!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu gostaria de saber se o medicamento passiflora emagrece, pois tenho ansiedade e tou com um começo de depressão, tou tomando so o remédio sintocalmy pra ansiedade, e tou imagrecendo, gostaria de saber se o passiflora emagrece, pq se ñ emagrecer, vou mudar tomar ele.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Me senti muito bem com ele ..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Oi Simone boa noite como vc tomou ele ? De 12 em 12 horas ?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Alguém emagreceu estou precisando muita ansiedade e auto peso

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma