Passiflora Emagrece Mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 06/04/2017

Seu nome científico é Passiflora incarnata, mas ela também é conhecida pelos nomes de flor-da-paixão, maracujá-rosado, flor do maracujá ou simplesmente passiflora. Estamos falando aqui de uma planta medicinal bastante conhecida por seu fruto, o maracujá, e que pode ser encontrada no Brasil.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é conhecida por apresentar propriedades analgésicas, antiespasmódicas, refrescantes, calmantes, tônicas, hipotensivas, antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes.

A passiflora emagrece?

Você já ouviu falar que a passiflora emagrece? Vai explorar agora se isso é realmente verdade ou se não devemos nos basear nessa afirmação.

Alguns profissionais da área médica afirmam que os efeitos calmantes da planta medicinal podem indiretamente contribuir com a perda de peso. Isso porque ao amenizar o estresse e a ansiedade por meio dessa ação, a passiflora pode causar de maneira indireta uma diminuição nos níveis de cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse.

Conforme os profissionais explicaram, quando o corpo passa por um período de estresse físico ou psicológico, ocorre uma liberação de hormônios, grupo no qual o cortisol está incluso. Já se o estresse é combatido, o hormônio não será liberado por meio desse processo, não é mesmo?

Mas o que ele tem a ver com o emagrecimento? É que o cortisol atua na regulação da produção de energia por parte do corpo e está associado ao acúmulo de gorduras.

O hormônio envia a mensagem ao corpo de que ele precisa de mais energia mesmo que muitas das calorias já adquiridas não tenham sido utilizadas. Resultado: a pessoa fica com fome mesmo sem precisar comer.

E nessas situações o mais provável é que a busca não seja por alimentos saudáveis, mas por doces, salgados e alimentos ricos em gordura já que eles estimulam o cérebro a liberar substâncias químicas que diminuem a tensão.

Quem disse isso foi a pesquisadora de alimentação por estresse da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, Elissa Epel.

Isso faz sentido se pensarmos que em momentos de estresse e ansiedade, algumas pessoas recorrem às guloseimas e alimentos calóricos como fast food para aliviar as emoções e sentirem-se um pouco melhor.

  Continua Depois da Publicidade  

Pesquisa 

Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, avaliou os níveis de cortisol em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. A pesquisa mostrou que a severidade da ansiedade era reduzida quando os níveis de cortisol também sofriam uma diminuição.

Como a passiflora é conhecida por aliviar os sintomas da ansiedade, o resultado do estudo indica que ela também pode diminuir o estresse e, por consequência, os níveis de cortisol que são elevados em situações estressantes.

Entretanto, é importante saber que ainda são necessárias novas pesquisas para confirmar qual é exatamente o efeito da passiflora em relação ao cortisol.

A ação da passiflora na redução do estresse

A erva não diminui o cortisol em si, mas pode aliviar o estresse que é a causa para a liberação do hormônio.

Apesar de não existir uma certeza sobre como a passiflora age, acredita-se que o que acontece é que a planta aumenta a produção do ácido gama-aminobutírico, também conhecido como GABA. Essa substância diminui a atividade do cérebro, efeito que resulta em um estado de relaxamento.

Para quem busca perder peso 

É fundamental entender que não é verdade que a passiflora emagrece em um passe de mágica. O que temos aqui é a possibilidade (que ainda carece de comprovação) de que ela reduza os níveis do cortisol por meio da diminuição da ansiedade e do estresse.

Assim, é possível que utilizar a planta auxilie a combater aquela vontade de comer para se sentir melhor e aliviar a ansiedade e o estresse. No entanto, isso não exclui a necessidade de outras táticas para perder peso.

Ainda é necessário alimentar-se de maneira saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, além de praticar exercícios físicos regularmente para queimar mais calorias. Vale a pena ainda contar com o apoio de nutricionista e instrutor físico durante o processo.

  Continua Depois da Publicidade  

E se você perceber que come muito por conta da ansiedade e do estresse, além de experimentar o chá de passiflora, é importante buscar a ajuda de um psicólogo para saber as melhores formas de lidar com o problema.

Chá de passiflora para a ansiedade 

Ingredientes: 

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de passiflora seca.

Modo de preparo:

  1. Levar a água ao fogo e deixar lá até ferver;
  2. Então, adicionara a passiflora seca à água, tampar e deixar descansar durante 10 minutos. Passado esse tempo, coar o chá e servir-se.

Cuidados com a passiflora

Para saber a quantidade indicada da planta para o seu caso, consulte um nutricionista ou nutrólogo, pois a dosagem ideal pode variar de pessoa para pessoa. Converse também com seu médico para certificar-se de que o chá não lhe fará mal, especialmente se você sofrer com alguma condição específica de saúde.

É importante saber que o consumo em excesso da erva pode trazer efeitos colaterais como a potencialização de sua ação sedativa (ou seja, muito tempo de sono), aumento da ação anticoagulante, náuseas, taquicardia, vômitos e cefaleia (dor de cabeça).

Outras reações adversas associadas ao uso da planta medicinal são confusão, tontura e consciência alterada.

A passiflora não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas, por pessoas que usem medicamentos com efeitos sedativos, anti-histamínicos ou hipnóticos e indivíduos que sofram de hipotensão arterial. E caso você use qualquer outro tipo de medicamento, consulte o médico para saber se não existem riscos de interação entre o remédio em questão e a planta.

Crianças, pacientes com histórico de alergia a um dos componentes da erva e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês só podem utilizar a passiflora mediante autorização médica.

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de passiflora emagrece? Tem curiosidade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Passiflora Emagrece Mesmo?”

  1. Se emagrece ainda tem pouco tempo pra saber tem menos de um mes que tomo ,mais que relaxa e induz o sono melhora nosso emocional isso é notavel gostei demais e continuarei usando para ter mais beneficios

    Responder
  2. Boa tarde eu emagreci 11 kls com o valerimef , agora eu estou tomando o prakalmar comecei hoje , tenho muita ansiedade e não consigo dormi ja vai para 3 anos .só Jesus.. .

    Responder
    • Oi Enelma , o prakalmar , te engordou , ou ajudou a emagrecer ??
      Quero começar a tomar ele , aí quero saber como foi sua experiencia!!!

      Responder
  3. Eu gostaria de saber se o medicamento passiflora emagrece, pois tenho ansiedade e tou com um começo de depressão, tou tomando so o remédio sintocalmy pra ansiedade, e tou imagrecendo, gostaria de saber se o passiflora emagrece, pq se ñ emagrecer, vou mudar tomar ele.

    Responder