Esta modalidade está conquistando os influencers e pode entrar na sua rotina também! O powerlifting – ou levantamento básico – tem como objetivo sustentar a maior carga possível em cada um dos três movimentos separadamente: supino, agachamento e levantamento terra, movimentos comuns em uma sala de musculação.
O atleta tem três tentativas para cada movimento. Os exercícios também são base para o levantamento de peso olímpico (LPO) e do fisiculturismo.
De acordo com o site da Integral Médica, a principal diferença entre musculação e powerlifting está nos objetivos e na forma de treinar: o foco da musculação é a hipertrofia muscular, além de melhorar a estética corporal, resistência e condicionamento físico.
No caso do powerlifting, a intenção é desenvolver força máxima nos três movimentos básicos, levantando o máximo de peso possível de forma eficiente e técnica.
A diferença entre o powerlifter e o bodybuilder é que o primeiro aumenta a força máxima nos três levantamentos básicos, enquanto o segundo visa aumentar a massa muscular, melhorar a definição e simetria corporal.
Competição de powerlifting
Os atletas de powerlifting são divididos por:
Peso corporal (diferentes faixas de peso, como 66kg, 74kg, 83kg, etc);
Idade: categorias como sub-junior (até 18 anos), junior (18-23), open (geral) e master (acima de 40);
Equipamento: algumas competições permitem o uso de roupas e acessórios que ajudam nos levantamentos (categorias “equipado” ou “raw”, sem equipamento assistido).
Ademais, existem diferentes regulamentos para cada modalidade.
Agachamento: o atleta deve agachar até que os quadris fiquem abaixo da linha dos joelhos (quebra de paralela) e, em seguida, retornar à posição ereta; árbitros verificam se a profundidade do agachamento foi correta e se o atleta mantém o controle do movimento.
Supino: o atleta deita em um banco, abaixa a barra até o peito e, após uma breve pausa (indicada pelo árbitro), empurra a barra de volta até os braços ficarem completamente estendidos; Regras incluem manter os pés no chão e o quadril no banco.
Levantamento terra: o atleta levanta a barra do chão até ficar em pé com os ombros para trás e joelhos travados; q barra deve ser levantada em um movimento contínuo, sem “bater” no chão no meio do levantamento.
Por fim, os powerlifters têm o maior peso válido de cada levantamento somados, gerando o total do atleta. O vencedor de cada categoria é aquele com o maior total de peso somado nos três levantamentos. Em caso de empate, o atleta com o menor peso corporal leva vantagem.
Deixe um comentário