Sangue e Circulação

Pressão 10×8 é normal?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

A pressão arterial é definida como a força que movimenta o sangue por meio do sistema circulatório do nosso organismo.

Ter uma pressão arterial normal é essencial para a nossa vida, já que sem a pressão, que força o nosso sangue a fluir pelo sistema circulatório, nenhum oxigênio ou nutriente seria enviado por meio das artérias aos órgãos e tecidos do corpo.

Além disso, a pressão arterial entrega, através do sangue, glóbulos brancos e anticorpos, indispensáveis para a manutenção de um bom sistema imunológico. Não apenas isso, mas também importantes hormônios circulam através do sangue, como a insulina por exemplo.

Por outro lado, o sangue também é responsável por eliminar os resíduos tóxicos gerados pelo nosso metabolismo, por meio do fígado e dos rins.

A pressão sistólica e a pressão diastólica

Antes de mais nada, a pressão 10×8 é normal sim! Porém, primeiro vamos entender como funciona o modo de representação da medida dessa pressão.

continua depois da publicidade

Você provavelmente já deve ter notado que são utilizados dois números para representar o valor da pressão, que o primeiro número é maior do que o segundo, e que eles são separados pelo “x” ou por uma barra, que representa a palavra “por”.

De acordo com a Associação Americana do Coração, o número superior representa a pressão arterial sistólica e o número inferior corresponde à pressão arterial diastólica.

A pressão criada pela força exercida quando o coração contrai e empurra o sangue através das artérias para o resto do corpo é conhecida como a pressão arterial sistólica.

Por sua vez, a pressão arterial diastólica é definida como a pressão que há quando o coração descansa entre os batimentos, onde captura o sangue para empurrá-lo novamente em seguida.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, a Sociedade Brasileira de Hipertensão define a sístole como a força máxima do coração em uma contração para bombear o sangue, e a diástole como a força mínima, um período de relaxamento entre as contrações cardíacas.

E por fim, a pressão arterial é representada pela medida mmHg, que significa milímetros de mercúrio.

E então, a pressão 10×8 é normal?

De acordo com informações do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, sigla em inglês) dos Estados Unidos, um índice considerado normal de pressão arterial em indivíduos adultos é o 120/80 mmHg – que também é conhecido como 12×8.

Já quando esse valor de pressão arterial é de 90/60 mmHg – ou 9×6 – o que se tem é um caso de hipotensão, ou seja, um quadro de pressão arterial baixa, mas que é considerado dentro da normalidade.

Segundo a Associação Americana do Coração (American Heart Association – AHA), a pressão 10×8 – ou 100/80 mmHG – fica dentro do que é considerada uma pressão arterial ideal para pessoas adultas.

continua depois da publicidade

Na tabela abaixo podemos ver a informação acima em outro formato:

ClassificaçãoSistólica (mmHg)Diastólica (mmHg)
Pressão arterial normalAbaixo de 120Abaixo de 80
Pressão elevada120-129Abaixo de 80
Hipertensão estágio 1130-13980-89
Hipertensão estágio 2140 ou acima90 ou acima
Crise hipertensivaAcima de 180Acima de 120
Fonte: American Heart Association (AHA)

Mas então, o que devo fazer se a minha pressão é 10×8?

Bem, as informações acima nos levam a entender que a pressão 10×8 é normal, não é mesmo? Portanto quem se encontra na faixa de índice de pressão arterial abaixo de 120/80 mmHg precisa continuar a manter, ou se for o caso, adotar um estilo de vida saudável.

Ou seja, nada de relaxar por acreditar que está tudo certo e descuidar da saúde, adotando um estilo de vida sedentário e com uma alimentação pouco saudável.

É através da manutenção ou da adoção de um estilo de vida saudável que pode-se prevenir ou retardar o aparecimento da pressão arterial alta/hipertensão ou de outros problemas de saúde naquelas pessoas que atualmente estão dentro da faixa da normalidade.

Seguem algumas dicas médicas para proteger o seu sistema cardiovascular:

continua depois da publicidade
  1. Manter um peso corporal saudável;
  2. Seguir uma alimentação rica em frutas, vegetais e produtos laticínios com baixo teor de gorduras em sua composição;
  3. Cortar o sal e o sódio das refeições;
  4. Realizar exercícios aeróbicos regularmente, como uma caminhada, durante pelo menos 30 minutos diariamente, não menos que 4 vezes na semana;
  5. Ingerir bebidas alcoólicas de forma moderada.

Além disso, tenha o hábito de consultar regularmente um profissional de saúde para certificar-se de que a sua pressão arterial continua dentro do que é classificado como um índice normal, e se a sua saúde encontra-se bem, de maneira geral.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você imaginava que a pressão 10×8 é normal ou não? Qual foi a última vez que você mediu a sua pressão? Comente abaixo!

4.3 de 5 (20 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Minha pressão está 10x8. Não sabia que é normal, muito bom saber.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Volta e meia minha pressão fica 10 por 8. Hoje estava assim novamente. É normal ou é ruim por estar meio perto da outra?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Sim, fico bem com a p a 10x8. Se passar de 12x8 tenho dores de cabeça e no globo ocular.. já perdi acuidade visual por conta das constantes alterações da pressão acima de 12

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fiquei muito satisfeito com a resposta e achava que 10/8 era perigosa por estarem próximas
    Obrigado

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Foi muito bom encontrar esta pagina, pois a mesma me tem norteado para o equilíbrio de uma saúde melhor.
    muito grato.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • estou com a Pressão 14/09 eu tenho que me preocupar ,

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Achei q essa pressão era baixa , obrigada por ajudar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Entre uma hora e meia

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha pressão está dez por 8 estou sentindo mal quero saber ser e perigoso

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha pressão nunca está normal as vezes está alta as vezes está baixa nuca normal

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma