Pressão 10×8 é Normal?

Especialista:
atualizado em 18/09/2019

A pressão arterial é definida como a força que movimenta o sangue por meio do sistema circulatório do nosso organismo.

Ter uma pressão arterial normal é essencial para a nossa vida, já que sem a pressão, que força o nosso sangue a fluir pelo sistema circulatório, nenhum oxigênio ou nutriente seria enviado por meio das artérias aos órgãos e tecidos do corpo.

Além disso, a pressão arterial entrega glóbulos brancos e anticorpos para a imunidade e hormônios como a insulina. Esse sangue fresco que chega também captura os produtos tóxicos do metabolismo, assim como as toxinas que são removidas por meio do fígado e dos rins.

A pressão sistólica e a pressão diastólica

Antes de entendermos se a pressão 10×8 é normal ou não, vamos aprender a entender como funciona o modo de representação da medida dessa pressão.

Você provavelmente já deve ter notado que são utilizados dois números para representar o valor da pressão, que o primeiro número é maior do que o segundo e que eles são separados pelo “x” ou por uma barra, que representa a palavra “por”.

De acordo com a Associação Americana do Coração, o número superior representa a pressão arterial sistólica e o número inferior corresponde à pressão arterial diastólica.

A pressão criada pela força exercida quando o coração aperta e empurra o sangue através das artérias para o resto do corpo é conhecida como a pressão arterial sistólica.

Por sua vez, a pressão arterial diastólica é definida como a pressão existente nas artérias quando o coração descansa entre os batimentos, sendo o momento no qual o coração enche de sangue e pega oxigênio.

Em outras palavras, a Sociedade Brasileira de Hipertensão define a sístole como a força máxima do coração em uma contração para expulsar o sangue, e a diástole como a força mínima, um período de relaxamento entre as contrações cardíacas.

Conforme a instituição, a pressão arterial é representada pela medida mmHg, que significa milímetros de mercúrio.

E então, a pressão 10×8 é normal?

De acordo com informações do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, sigla em inglês) dos Estados Unidos, um índice considerado normal de pressão arterial em indivíduos adultos é o 120/80 mmHg – que também é conhecido como 12×8.

Já quando esse valor de pressão arterial é de 90/60 mmHg – ou 9×6 – o que se tem é um caso de hipotensão, ou seja, um quadro de pressão arterial anormalmente baixa, esclareceu o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos.

No mesmo sentido, o site Blood Pressure UK apresentou um gráfico com índices de pressão arterial para adultos que demonstrou que a pressão 10×8 – ou 100/80 mmHG – fica dentro do que é considerada uma pressão arterial ideal para pessoas adultas.

A seguir, segue esse gráfico disponibilizado pelo pessoal do Blood Pressure UK:

Imagem: via Blood Pressure UK

Tradução do gráfico:

  • Parte vermelha: pressão arterial alta
  • Parte amarela: pré-hipertensão
  • Parte verde: pressão arterial ideal
  • Parte lilás: pressão arterial baixa

Os números na horizontal representam a pressão diastólica e os números na vertical representam a pressão sistólica.

Mas então, o que devo fazer se a minha pressão é 10×8?

Bem, as informações acima nos levam a entender que a pressão 10×8 é normal, não é mesmo? Para quem se encaixa no grupo de pessoas que recentemente registrou esse índice ao ter a sua pressão medida é importante saber o que fazer para se manter nos níveis de pressão considerados normais.

Quem se encontra na faixa de índice de pressão arterial abaixo de 120/80 mmHg precisa continuar a manter ou adotar um estilo de vida saudável.

Ou seja, nada de relaxar por acreditar que está tudo certo e descuidar da saúde, abusando de uma vida sedentária, esquecendo-se de se alimentar de maneira saudável, consumindo muitas guloseimas e fast-food e exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas.

É a continuação da manutenção ou a adoção de um estilo de vida saudável que pode prevenir ou retardar o desencadeamento da pressão arterial alta/hipertensão ou de outros problemas de saúde nos indivíduos atualmente enquadrados no grupo de pessoas com um índice considerado normal de pressão arterial.

Já de acordo com os parâmetros médicos, os seguintes hábitos devem ser tomados para auxiliar os pacientes a manter um índice classificado como saudável de pressão arterial e diminuir os riscos de desenvolver problemas de saúde futuramente:

  1. Manter um peso corporal saudável;
  2. Seguir uma alimentação rica em frutas, vegetais e produtos laticínios com baixo teor de gorduras em sua composição;
  3. Cortar o sal e o sódio das refeições;
  4. Realizar exercícios aeróbicos regularmente, como uma caminhada vigorosa, durante pelo menos 30 minutos diariamente, na maioria dos dias da semana;
  5. Ter uma ingestão moderada de bebidas alcoólicas. Homens e mulheres com peso corporal mais baixo devem consumir no máximo um drinque alcoólico diariamente.

Além disso, tenha o hábito de se consultar regularmente com o médico para se certificar de que a sua pressão arterial continua dentro do que é classificado como um índice normal e se a sua saúde encontra-se bem, de maneira geral.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você imaginava que a pressão 10×8 é normal ou não? Apresentou essa pressão arterial ao medi-la? Pretende mudar algo no dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

8 comentários em “Pressão 10×8 é Normal?”

  1. Dizem que quando a sistólica fica próxima da diastólica é preocupante.
    Tenho notado essas tendência em minha pressão e uma sensação de mal estar e pressão no peito.
    Estou para retornar ao cardiologista com os exames que ele solicitou, mas esse período de quarentena atrasou minha programação.

  2. a moça da farmácia que verificou minha pressão disse que dez por oito n é normal, fiquei muito preoculpado, corro risco de avc?

  3. após atividades físicas, minha pressão sempre mede 12 por 8, porém hoje, após terminar as atividades físicas, verifiquei numa farmácia, pois eu estava um pouco tonto, e esrava 10 por oito, a moça me indormou que n era legal, fiquei muito preocupado, é normal 10 por 8 ou não? tenho 45 anos.

  4. Minha pressão é 9×6 mais a 6 dias está entre 10×9 e 10×8 não sei se corro risco de um AVC, e entender porque está assim.

  5. Minha pressão ultimamente está ficando por 130 por 110 ou 100 por 90 isto esta acontecendo com frequência e eu me sinto muito mal corro algum perigo de avc

  6. Adorei a matéria, explica tudo.
    Tenho medo porque minha pressão sempre da diferença de 2 números, dizem q o normal seria 4.
    10×8 ou 11×9