Plásticas e Procedimentos

Qual é a diferença entre Botox e Preenchimento?

Publicado por
Marcela Gottschald

A medicina estética vem evoluindo dia após dia, mas alguns procedimentos ainda causam certa confusão, como é o caso do botox e do preenchimento.

Essa confusão vem do fato de que ambos são usados para tratar rugas faciais, trazendo resultados rápidos e expressivos.

continua depois da publicidade

Mas, como veremos a seguir, existem diferenças marcantes entre o botox e o preenchimento, seja na indicação ou nos resultados esperados.

Então, vamos agora mergulhar no mundo da medicina estética, e entender o que é exatamente o botox e o preenchimento, para assim conseguir reconhecer as suas diferenças.

Diferença entre botox e preenchimento

Consulte um profissional qualificado, para que ele possa realizar uma avaliação correta da sua necessidade

Por serem procedimentos frequentemente usados para amenizar os sinais de envelhecimento facial, existe muita confusão entre o botox e o preenchimento. 

Por isso, nossa primeira recomendação é consultar um profissional qualificado, para que ele possa realizar uma avaliação personalizada, e então entender qual o procedimento mais adequado para seu caso.

continua depois da publicidade

Mas, mesmo antes de uma consulta, é importante entender o que é e o que esperar de cada um desses procedimentos:

1. O que é botox?

O botox, ou toxina botulínica, é uma substância que paralisa temporariamente os músculos. Para isso, a toxina é aplicada diretamente nos músculos desejados.

Assim, ele reduz as rugas dinâmicas causadas por movimentos faciais repetitivos, como o franzir da testa. Em outras palavras, o botox relaxa os músculos, impedindo a formação dessas marcas de expressão.

No entanto, o seu efeito é temporário, e dura geralmente de 3 a 6 meses.

2. O que é preenchimento?

Já o preenchimento, como o próprio nome sugere, utiliza substâncias para preencher rugas e cavidades na pele, através de injeções em locais específicos.

continua depois da publicidade

Para isso, geralmente se utiliza o ácido hialurônico, para adicionar volume, preencher rugas estáticas e linhas de expressão.

Além disso, os resultados são mais duradouros, variando de meses a anos, dependendo do material utilizado.

Procedimento e tempo de recuperação

Além das diferenças entre as substâncias usadas e do tempo de duração dos resultados, existem outras especificidades que devem ser analisadas antes de escolher o procedimento:

  • Uso de anestesia local: A aplicação do botox não requer o uso de anestésicos, enquanto no preenchimento, em alguns casos, pode ser necessário
  • Duração do procedimento: A aplicação do botox normalmente dura de 10 a 15 minutos, a depender da quantidade de músculos tratados. Já o preenchimento costuma demorar entre 30 minutos e uma hora
  • Recuperação: O preenchimento facial normalmente causa certo inchaço, hematomas e vermelhidão local. O botox, por sua vez, não costuma causar esses desconfortos

Mas, ambos os procedimentos podem ser realizados em consultórios médicos ou clínicas estéticas por profissionais treinados. 

Riscos e efeitos colaterais

Apesar de serem procedimentos seguros e causarem poucos incômodos, tanto o botox quanto o preenchimento podem levar ao desenvolvimento de efeitos colaterais. São eles:

continua depois da publicidade

1. Efeitos colaterais do botox:

  • Reações alérgicas, que são raras
  • Assimetria facial, quando a toxina não é administrada corretamente
  • Dificuldades para engolir ou falar, quando a toxina afeta músculos responsáveis por essas ações

2. Efeitos colaterais do preenchimento:

  • Reações alérgicas, que também são raras
  • Inchaço e hematomas, que desaparecem em pouco tempo
  • Necrose tecidual, quando o suprimento sanguíneo é bloqueado pela substância usada no procedimento

Além disso, por serem procedimentos invasivos, que envolvem a injeção de substâncias, existe sempre o risco de infecções locais, dor e desconforto.

Por isso, é importante escolher um profissional qualificado e discutir todo seu histórico médico, para minimizar os riscos. 

Custo comparativo

O preço da aplicação de botox e de preenchimento facial podem variar bastante, dependendo do tamanho da área tratada, da cidade e mesmo da clínica onde será realizado,

Mas, de maneira geral, o preço da aplicação da toxina botulínica varia de R$700 a R$3.200.

Já no caso do preenchimento, o valor costuma ser maior, com preços próximos aos 4 mil reais.

Como escolher entre botox e preenchimento?

Para escolher o melhor procedimento para o seu caso, o profissional irá avaliar o tipo de rugas, áreas a serem tratadas e o aspecto geral da pele. Além disso, possíveis condições de saúde também devem ser analisadas nessa consulta inicial.

Assim, de forma geral, as rugas dinâmicas respondem melhor ao uso do botox, enquanto que, para adicionar volume e preencher áreas, o ideal é o preenchimento.

Além disso, as áreas específicas do rosto que você deseja tratar também podem requerer um ou outro tratamento:

  • Botox é eficaz para rugas na testa e entre as sobrancelhas
  • Enquanto preenchimento é útil para áreas como as maçãs do rosto e lábios

E, em alguns casos, a combinação de botox e preenchimento pode ser necessária para tratar diferentes aspectos do envelhecimento facial.

Em alguns casos, a combinação de botox e preenchimento pode ser necessária

O que é a medicina estética?

De acordo com a Sociedade Espanhola de Medicina Estética, este ramo das ciências médicas tem como objetivo a restauração, a manutenção e a promoção da estética.

Pode parecer um conceito complicado e mesmo distante da medicina convencional, mas as questões estéticas estão intimamente ligadas à autoestima e ao bem-estar psicológico.

Desta forma, a medicina estética atua no tratamento de cicatrizes, flacidez, manchas na pele e outras situações que possam afetar a aparência e, consequentemente, a autoestima.

Isso pode ser alcançado de várias maneiras, como:

  • Aplicação de botox
  • Preenchimento de rugas e marcas de expressão
  • Retirada de sinais
  • Tratamento de manchas, acne e outros distúrbios de pele

Outro ponto a se destacar é uma diferença importante entre a medicina estética e a cirurgia plástica: a escolha da anestesia.

Na medicina estética, os procedimentos costumam ser realizados com anestesia local, quando necessário. Mas não se utiliza anestésicos gerais.

Já no caso da cirurgia plástica, por se tratar de um procedimento mais invasivo, a anestesia geral é utilizada.

Assim, podemos definir a medicina estética como um conjunto de técnicas que visam melhorar a aparência e a autoestima da pessoa, utilizando procedimentos pouco invasivos e sem a necessidade de anestesia geral.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a diferença entre botox e preenchimento? Já realizou algum desses procedimentos? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Marcela Gottschald