Aeróbicos

Simulador de caminhada emagrece? Como funciona, benefícios e dicas

Publicado por
Francisco Santana

Investir em equipamentos para praticar exercícios em casa tem sido cada vez mais comum. Mas será que o simulador de caminhada emagrece mesmo?

A boa notícia é que, se utilizado com a frequência e intensidade recomendadas, o simulador de caminhada pode sim te ajudar a perder peso.

Entretanto, você sabe que para emagrecer é fundamental gastar mais calorias do que ingere. Assim sendo, é importante saber quantas calorias você deve consumir por dia para emagrecer.

É importante lembrar que se você está iniciando agora um programa de atividade física, é fundamental que faça primeiramente uma avaliação com seu médico.

Como funciona o simulador de caminhada?

O simulador de caminhada ajuda a emagrecer porque é um equipamento que permite fazer exercícios aeróbicos. Ele permite que você se exercite na faixa de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima, que é a faixa onde ocorre maior queima de gorduras.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, para verificar sua frequência cardíaca e evitar riscos cardiovasculares, você pode utilizar um monitor cardíaco (alguns simuladores de caminhada já vêm com essa função).

Como o próprio nome diz, o princípio de funcionamento do simulador de caminhada é imitar os movimentos de uma caminhada normal, ou seja, você sobe no aparelho e segura nas manoplas (hastes) movimentando os braços e as pernas para frente e para trás, alternadamente.

Existem três maneiras distintas de usar o simulador de caminhadas:

  • Posição neutra: Com o corpo alinhado, as partes do corpo mais trabalhadas são as pernas e os braços.
  • Inclinado à frente: Essa posição fortalece principalmente a parte de trás das coxas e os glúteos.
  • Inclinado para trás: A parte de trás das coxas é mais exigida nessa posição. No entanto, algumas pessoas acham essa posição um pouco desconfortável devido a sensação de desequilíbrio que ela provoca.

Assim sendo, para evitar lesões e queimar mais calorias, recomenda-se que você fique somente na posição neutra, contraindo o abdômen e mantendo a coluna reta. 

continua depois da publicidade

Quanto vou emagrecer?

Assim como a prática ao ar livre, a quantidade de calorias que você irá queimar com o simulador de caminhadas dependerá do seu peso e da intensidade do exercício.

No entanto, se você for iniciante é interessante começar em um ritmo moderado e ir aumentando a intensidade dos exercícios gradualmente.

Alguns simuladores de caminhada possuem um monitor que estima número de calorias gastas durante o treino.

Segundo os fabricantes, uma caminhada leve pode queimar 250 calorias por hora, enquanto uma caminhada de ritmo intenso pode fazer você queimar até 600 calorias no mesmo período.

Entretanto, é importante lembrar que esses números são estimados e estão relacionados ao seu peso, nível de condicionamento, gasto calórico e intensidade do exercício.

continua depois da publicidade

Como treinar no simulador de caminhada?

  • Aquecimento

Antes de você começar seu treino, faça um alongamento fora do aparelho com cuidado e sem força pois o corpo ainda está frio.

Em seguida, ao subir no simulador de caminhada aqueça por cinco minutos em uma velocidade menor que aquela que pretende utilizar durante o treino.

E por fim, faça movimentos leves para ir elevando gradualmente sua frequência cardíaca.

  • Caminhada

Nos primeiros dias, após ter feito o aquecimento, comece praticando somente alguns minutos por dia. Dessa forma você irá se habituar à atividade e ao aparelho.

Inicialmente podem ser 10 minutos por sessão, uma vez por dia, ou você pode limitar a prática a poucas vezes na semana. Além disso, movimente-se em um ritmo leve e sem movimentos bruscos.

continua depois da publicidade

À medida que você se adaptar ao aparelho e seu condicionamento físico for aumentando, eleve seu ritmo (aumente a velocidade e a amplitude dos movimentos) e aumente a duração do treino.

Se o seu objetivo for emagrecer com o simulador de caminhada, programe-se para utilizar o aparelho por pelo menos quarenta minutos, quatro dias na semana.

  • Desaquecimento

Reduza a velocidade nos últimos cinco minutos do treino para reestabelecer sua frequência cardíaca, caso contrário a mudança brusca de velocidade pode causar tonturas.

Ao finalizar, desça lentamente do aparelho e faça novamente uma série de alongamentos, sempre com movimentos suaves.

Benefícios

  • A caminhada realizada no simulador é considerada um exercício de baixo impacto, portanto pode ser utilizado (com autorização médica) por quem tem problemas nas articulações ou está acima do peso.
  • Possibilidade de se exercicitar em qualquer condição climática (chuva, sol, vento ou frio).
  • Você pode caminhar assistindo à televisão ou ouvindo músicas (sem o risco de acidentes).
  • Você pode praticar a caminhada a qualquer hora do dia.
  • Os modelos mais básicos de simuladores de caminhada geralmente são mais baratos quando comparados às esteiras.

Desvantagens

  • É preciso ser disciplinado e evitar as distrações do lar: telefone, crianças, geladeira. É fundamental reservar um horário exclusivo para praticar o exercício.
  • Com o tempo, o simulador de caminhada pode começar a ranger, o que pode ser um problema para quem mora em apartamento ou precisa de silêncio em casa.
  • Alguns modelos mais simples de simulador de caminhada não permitem aumentar a resistência do aparelho, limitando a intensidade dos exercícios.
  • A limitação dos movimentos pode deixar a caminhada um pouco entediante com o passar do tempo. Portanto, para evitar que isso ocorra você pode variar a intensidade do exercício, acrescentando “tiros” ao longo do treino (intervale o ritmo lento e rápido).

Dicas sobre o simulador de caminhada

O simulador de caminhada é uma ótima opção para emagrecer, entretanto é importante seguir algumas dicas. Confira abaixo como obter melhores resultados.

  • Se você já estiver adaptado ao aparelho e tiver um bom nível de condicionamento físico, adicione alguns treinos intervalados à sua rotina.
  • Durante sua caminhada normal faça “tiros” (aumente a intensidade) de 30 segundos ou um minuto, descansando por alguns minutos e repetindo novamente.
  • Para queimar calorias é importante adequar a intensidade do exercício para aquela de uma caminhada rápida.
  • Assim como qualquer outra atividade física, um treino a cada cinco dias não trará resultados. Programe-se para subir no aparelho pelo menos três vezes por semana.
  • À medida que sua resistência cardiorrespiratória melhorar você pode aumentar o número de dias que pratica o exercício, sempre tomando cuidado para progredir gradativamente na intensidade.
  • Antes de comprar um simulador de caminhadas, verifique as especificações de cada aparelho para ver se correspondem às suas necessidades. Alguns modelos permitem monitorar a velocidade, distância percorrida e uma estimativa de calorias queimadas.

Já vimos que o simulador de caminhada emagrece mesmo, mas para que isso aconteça é fundamental que você tenha bons hábitos alimentares.

Aliás, é comum que os praticantes de atividade física superestimem a quantidade de calorias gastas durante o exercício. Assim sendo, nada adianta queimar 500 calorias em uma hora e comer em excesso por conta do exercício.

Além disso, se você é uma pessoa sedentária, consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Você pensa em adquirir um simulador de caminhada para emagrecer? Por que sua preferência em relação a esteiras ou bicicletas? Comente abaixo!

3.9 de 5 (148 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu estava com 109 kilos, depois que eu comprei o simulador de caminhada, estou pesando 96 kilos e faço todos os dias. No máximo 1 uma hora. Estou me sentindo ótimo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Prefiro simulador que não tem impacto, pois sinto dores no joelho e no osso da canela. E não gosto de sair de casa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • EU TENHO UM CIMULADOR DE CAMINHADA DESTE COMUM. FAÇO 2 HORAS CIMULADOR.CORRIDA DE 10 EM 10 MINUTOS FAÇO ABDOMINAIS NO TOTAL DE 2 HORAS E 30 MINUTOS.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde! Eu tenho um simulador.
    E muito bom, e mais barato que a esteira e queima caloris do mesmo jeito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • já faço exercícios 50 minutos todos os dias assim eu consigo emagrecer

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Obrigado pelas informações da matéria. Comprei um simulador e estava meio desanimado em usá lo, mas a o artigo me esclareceu as dúvidas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá, eu iniciei o uso do simulador há uma semana e estou gostando. Optei por um pela facilidade de guardar em qualquer cantinho pois moro em um apto. E não tenho muito espaço.
    Obrigada pelas dicas, muito úteis.
    Parabéns!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tenho diabetes e problemas na circulação das pernas. Alguém pode me dizer se simulador de caminhada é bom para circulação?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Olá, tudo bem? Bom o simulador de caminhada ajuda sim com a circulação das pernas pois você as está movimentando, lógicamente será necessário aumentar a circulação para irrigar os seus músculos. Qual atividade física faz bem para a circulação, umas mais e outras menos mas todas fazem bem.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Bom Dia
    Tenho um simulador gostaria de saber uma maneira de ficar q não doesse tanto os pés,as vezes parece q eles não se ajeitam.Obrigada.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou fazendo há dois meses todos os dias,e já perdi 6 kl e ótimo e afina a cintura, lógico associado a uma refeição correta

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Francisco Santana