Simulador de caminhada emagrece? Como funciona, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 29/03/2021

Investir em equipamentos para praticar exercícios em casa tem sido cada vez mais comum. Mas será que o simulador de caminhada emagrece mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

A boa notícia é que, se utilizado com a frequência e intensidade recomendadas, o simulador de caminhada pode sim te ajudar a perder peso.

Entretanto, você sabe que para emagrecer é fundamental gastar mais calorias do que ingere. Assim sendo, é importante saber quantas calorias você deve consumir por dia para emagrecer.

É importante lembrar que se você está iniciando agora um programa de atividade física, é fundamental que faça primeiramente uma avaliação com seu médico.

Como funciona o simulador de caminhada?

Simulador de caminhada

O simulador de caminhada ajuda a emagrecer porque é um equipamento que permite fazer exercícios aeróbicos. Ele permite que você se exercite na faixa de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima, que é a faixa onde ocorre maior queima de gorduras.

Nesse sentido, para verificar sua frequência cardíaca e evitar riscos cardiovasculares, você pode utilizar um monitor cardíaco (alguns simuladores de caminhada já vêm com essa função).

Como o próprio nome diz, o princípio de funcionamento do simulador de caminhada é imitar os movimentos de uma caminhada normal, ou seja, você sobe no aparelho e segura nas manoplas (hastes) movimentando os braços e as pernas para frente e para trás, alternadamente.

Existem três maneiras distintas de usar o simulador de caminhadas:

  • Posição neutra: Com o corpo alinhado, as partes do corpo mais trabalhadas são as pernas e os braços.
  • Inclinado à frente: Essa posição fortalece principalmente a parte de trás das coxas e os glúteos.
  • Inclinado para trás: A parte de trás das coxas é mais exigida nessa posição. No entanto, algumas pessoas acham essa posição um pouco desconfortável devido a sensação de desequilíbrio que ela provoca.

Assim sendo, para evitar lesões e queimar mais calorias, recomenda-se que você fique somente na posição neutra, contraindo o abdômen e mantendo a coluna reta. 

Quanto vou emagrecer?

Assim como a prática ao ar livre, a quantidade de calorias que você irá queimar com o simulador de caminhadas dependerá do seu peso e da intensidade do exercício.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, se você for iniciante é interessante começar em um ritmo moderado e ir aumentando a intensidade dos exercícios gradualmente.

Alguns simuladores de caminhada possuem um monitor que estima número de calorias gastas durante o treino.

Segundo os fabricantes, uma caminhada leve pode queimar 250 calorias por hora, enquanto uma caminhada de ritmo intenso pode fazer você queimar até 600 calorias no mesmo período.

Entretanto, é importante lembrar que esses números são estimados e estão relacionados ao seu peso, nível de condicionamento, gasto calórico e intensidade do exercício.

Como treinar no simulador de caminhada?

mulher fazendo aquecimento
  • Aquecimento

Antes de você começar seu treino, faça um alongamento fora do aparelho com cuidado e sem força pois o corpo ainda está frio.

Em seguida, ao subir no simulador de caminhada aqueça por cinco minutos em uma velocidade menor que aquela que pretende utilizar durante o treino.

E por fim, faça movimentos leves para ir elevando gradualmente sua frequência cardíaca.

  • Caminhada

Nos primeiros dias, após ter feito o aquecimento, comece praticando somente alguns minutos por dia. Dessa forma você irá se habituar à atividade e ao aparelho.

  Continua Depois da Publicidade  

Inicialmente podem ser 10 minutos por sessão, uma vez por dia, ou você pode limitar a prática a poucas vezes na semana. Além disso, movimente-se em um ritmo leve e sem movimentos bruscos.

À medida que você se adaptar ao aparelho e seu condicionamento físico for aumentando, eleve seu ritmo (aumente a velocidade e a amplitude dos movimentos) e aumente a duração do treino.

Se o seu objetivo for emagrecer com o simulador de caminhada, programe-se para utilizar o aparelho por pelo menos quarenta minutos, quatro dias na semana.

  • Desaquecimento

Reduza a velocidade nos últimos cinco minutos do treino para reestabelecer sua frequência cardíaca, caso contrário a mudança brusca de velocidade pode causar tonturas.

Ao finalizar, desça lentamente do aparelho e faça novamente uma série de alongamentos, sempre com movimentos suaves.

Benefícios

  • A caminhada realizada no simulador é considerada um exercício de baixo impacto, portanto pode ser utilizado (com autorização médica) por quem tem problemas nas articulações ou está acima do peso.
  • Possibilidade de se exercicitar em qualquer condição climática (chuva, sol, vento ou frio).
  • Você pode caminhar assistindo à televisão ou ouvindo músicas (sem o risco de acidentes).
  • Você pode praticar a caminhada a qualquer hora do dia.
  • Os modelos mais básicos de simuladores de caminhada geralmente são mais baratos quando comparados às esteiras.

Desvantagens

  • É preciso ser disciplinado e evitar as distrações do lar: telefone, crianças, geladeira. É fundamental reservar um horário exclusivo para praticar o exercício.
  • Com o tempo, o simulador de caminhada pode começar a ranger, o que pode ser um problema para quem mora em apartamento ou precisa de silêncio em casa.
  • Alguns modelos mais simples de simulador de caminhada não permitem aumentar a resistência do aparelho, limitando a intensidade dos exercícios.
  • A limitação dos movimentos pode deixar a caminhada um pouco entediante com o passar do tempo. Portanto, para evitar que isso ocorra você pode variar a intensidade do exercício, acrescentando “tiros” ao longo do treino (intervale o ritmo lento e rápido).

Dicas sobre o simulador de caminhada

O simulador de caminhada é uma ótima opção para emagrecer, entretanto é importante seguir algumas dicas. Confira abaixo como obter melhores resultados.

  • Se você já estiver adaptado ao aparelho e tiver um bom nível de condicionamento físico, adicione alguns treinos intervalados à sua rotina.
  • Durante sua caminhada normal faça “tiros” (aumente a intensidade) de 30 segundos ou um minuto, descansando por alguns minutos e repetindo novamente.
  • Para queimar calorias é importante adequar a intensidade do exercício para aquela de uma caminhada rápida.
  • Assim como qualquer outra atividade física, um treino a cada cinco dias não trará resultados. Programe-se para subir no aparelho pelo menos três vezes por semana.
  • À medida que sua resistência cardiorrespiratória melhorar você pode aumentar o número de dias que pratica o exercício, sempre tomando cuidado para progredir gradativamente na intensidade.
  • Antes de comprar um simulador de caminhadas, verifique as especificações de cada aparelho para ver se correspondem às suas necessidades. Alguns modelos permitem monitorar a velocidade, distância percorrida e uma estimativa de calorias queimadas.

Já vimos que o simulador de caminhada emagrece mesmo, mas para que isso aconteça é fundamental que você tenha bons hábitos alimentares.

Aliás, é comum que os praticantes de atividade física superestimem a quantidade de calorias gastas durante o exercício. Assim sendo, nada adianta queimar 500 calorias em uma hora e comer em excesso por conta do exercício.

Além disso, se você é uma pessoa sedentária, consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Você pensa em adquirir um simulador de caminhada para emagrecer? Por que sua preferência em relação a esteiras ou bicicletas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “Simulador de caminhada emagrece? Como funciona, benefícios e dicas”

  1. Obrigado pelas informações da matéria. Comprei um simulador e estava meio desanimado em usá lo, mas a o artigo me esclareceu as dúvidas.

  2. Olá, eu iniciei o uso do simulador há uma semana e estou gostando. Optei por um pela facilidade de guardar em qualquer cantinho pois moro em um apto. E não tenho muito espaço.
    Obrigada pelas dicas, muito úteis.
    Parabéns!

  3. Tenho diabetes e problemas na circulação das pernas. Alguém pode me dizer se simulador de caminhada é bom para circulação?

    • Olá, tudo bem? Bom o simulador de caminhada ajuda sim com a circulação das pernas pois você as está movimentando, lógicamente será necessário aumentar a circulação para irrigar os seus músculos. Qual atividade física faz bem para a circulação, umas mais e outras menos mas todas fazem bem.

  4. Bom Dia
    Tenho um simulador gostaria de saber uma maneira de ficar q não doesse tanto os pés,as vezes parece q eles não se ajeitam.Obrigada.

  5. Estou fazendo há dois meses todos os dias,e já perdi 6 kl e ótimo e afina a cintura, lógico associado a uma refeição correta

  6. Ótima matéria! Eu comprei um mini stepper que também é chamado de simulador de caminhada. Faz o mesmo efeito? De quantos minutos preciso por dia para ajudar a tornear glúteos e coxas? Obrigada!

  7. Oi. Eu quero torniar as minhas pernas e acabar com a barriga. Qual o tipo de maquina de exercicio é bom pra isso?

  8. Obriagado pelas informações eu também estava com essa dúvida se os simuladores de caminha realmente emagreciam.Fazendo uma alimentação adequada se pode perder alguns os qulinhos.Eu tenho um simulador em casa mais particulamente fica mais parado do que usando.