Propriedades dos Alimentos

5 Benefícios da Fruta Bacuri – Para Que Serve e Propriedades

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Em algumas regiões do Brasil, as pessoas chamam meninos de bacuri, mas algo que você talvez não saiba é que esse também é o nome dado a uma fruta originária da Amazônia, que vem do bacurizeiro, uma árvore que ocorre naturalmente desde a Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas, até o Piauí, seguindo a costa do Pará e do Maranhão.

O bacurizeiro frutifica dentro de um período que vai desde agosto até fevereiro. A sua fruta, o bacuri, que também pode ser chamada pelo nome de bacupari, apresenta uma polpa agridoce, é um pouco maior do que uma laranja e constitui uma das frutas mais populares da região Amazônica. As informações são da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil.

A polpa desse fruto pode ser utilizada em receitas de sorvetes, polpas, cremes, sucos, geleias, doces, pudins, tortas, iogurtes, picolés, chopes e licores, de acordo com publicação de Patricia Shanley, Gabriel Medina e Socorro Ferreira a respeito do bacuri, disponibilizada pelo Centro Internacional de Investigação Florestal (CIFOR).

Vamos a partir de agora ficar um pouco mais familiarizados com essa fruta e conhecer quais benefícios já foram associados ao bacuri?

Para que serve – 5 benefícios da fruta bacuri

1. As calorias e as propriedades da fruta bacuri

continua depois da publicidade

Conforme informações da publicação de Patricia Shanley, Gabriel Medina e Socorro Ferreira a respeito do bacuri, uma porção de 100 g da polpa de fruta fornece 105 calorias, ao mesmo tempo em que oferece alguns nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar.

Essa lista de nutrientes inclui: fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitamina C, segundo o que informou a publicação, disponibilizada pelo CIFOR.

Além disso, de acordo com informações da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil, a polpa agridoce do bacuri também é rica em potássio e a fruta ainda conta com carboidratos em sua composição.

A publicação do Ministério da Saúde Brasileiro apontou ainda que é possível encontrar teores de retinol, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3 (niacina) em uma porção de 100 g de bacuri.

continua depois da publicidade

2. Fonte de vitamina C

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) analisou o potencial teor de vitamina C das polpas congeladas de bacuri de uma marca mais comercializada do produto no município de São Bernardo, também no Maranhão.

A pesquisa indicou uma variação de 18 mg de vitamina C a cada 100 g de polpa de bacuri a 31,70 mg em 100 g de polpa de bacuri, dentre os lotes avaliados pelos pesquisadores.

Você provavelmente já sabe que a vitamina C é um nutriente bastante importante para o funcionamento apropriado do nosso organismo. Mas saberia explicar por que ele é tão importante assim?

Pois bem, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a vitamina C é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos de todo o corpo, para a absorção de ferro, a reparação e manutenção de ossos e dentes, o processo de cura de feridas e a produção de colágeno.

continua depois da publicidade

Conforme as informações da instituição, o colágeno é uma proteína utilizada para a formação de pele, tendões, cartilagem, ligamentos e vasos sanguíneos no organismo.

3. Ação antioxidante

Além disso, o Centro Médico da Universidade de Maryland informou que a vitamina C encontrada na polpa de bacuri também é um antioxidante.

Um antioxidante é uma substância que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres, compostos prejudiciais que danificam o DNA e cujo acúmulo pode contribuir com o envelhecimento e com o desenvolvimento de doenças como câncer, doença no coração e artrite, explicou a instituição.

4. Efeito anti-inflamatório e cicatrizante

continua depois da publicidade

A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde brasileiro, também informou que o óleo extraído das sementes do bacuri é utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante por parte da medicina popular e dentro da indústria de cosméticos.

Entretanto, se você sofre com algum processo inflamatório ou uma condição que necessita de cicatrização, o mais seguro e indicado a se fazer é consultar o médico para saber se você pode realmente utilizar o óleo extraído das sementes da fruta bacuri ou algum produto à base desse óleo antes de utilizá-lo.

Assim, você pode verificar se o produto realmente pode melhorar o seu quadro e certificar-se de que ele não é contraindicado para você, podendo fazer mal de alguma maneira, e evita futuros problemas.

5. Energia

A vitamina B2 – também conhecida como riboflavina e encontrada na composição do bacuri, como vimos acima – contribui com a produção de energia do organismo.

A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil especificou que é possível encontrar 0,04 mg de vitamina B2 em uma porção de 100 g de bacuri.

A recomendação diária de ingestão de vitamina B2 é de 1,3 mg para homens com idade entre 19 a 50 anos; de 1,1 mg para mulheres de 19 a 50 anos; de 1,4 mg para mulheres de 19 a 50 anos que estejam grávidas e de 1,6 mg para mulheres de 19 a 50 anos que estejam no período do aleitamento dos seus bebês, conforme o Office of Dietary Supplements (Escritório de Suplementos Alimentares, tradução livre) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta bacuri? Já a experimentou alguma vez? Pretende incorporar no seu dia a dia para aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

4.8 de 5 (6 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Solicito informar se óleo ou gordura bacuriserve tratamento prostada

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • MEU DEUS, ACABEI DE EXTRAIR O OLEO DO CAROÇO, E A MANTEIGA,
    ESTAVA CURIOSA, FOI MINHA PRIMEIRA VEZ, COM ESSAS INFORMAÇÕES FIQUEI PERPLEXA, OBRIGADO PELAS MESMA.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bom dia. Já conheço, pois na região onde nasci e moro agora, tem muito dessa fruta. Deliciosa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Não conheço essa fruta.
    Irei a passeio para Belém, um amigo falou o quanto é bom suco de bacuri, fiquei curiosa e vim pesquisar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Experimentei hj. Fiz suco.Delícia de fruta! Lembra suco de graviola. Me senti privilegiada por experimentar mais uma fruta da diversidade que Deus criou!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu já gostava de comer agora conhecendo os benefícios do bacupari não vou deixa perder como no ano passado

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Quero ganhar os premios

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu moro em Alcântara, MA. Uma região que possui muitos bacurizeiros. Portanto eu e minha família temos o privilégio de comer dessa fruta maravilhosa quase o ano todo e ainda extrair a poupa para fazer o suco ou o creme.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu uso a semente do bacuri para chá torro a semente e dou uma moida e faço o chá para tosse é milagroso

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite