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5 Benefícios da Fruta Bacuri – Para Que Serve e Propriedades

Em algumas regiões do Brasil, as pessoas chamam meninos de bacuri, mas algo que você talvez não saiba é que esse também é o nome dado a uma fruta originária da Amazônia, que vem do bacurizeiro, uma árvore que ocorre naturalmente desde a Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas, até o Piauí, seguindo a costa do Pará e do Maranhão.

O bacurizeiro frutifica dentro de um período que vai desde agosto até fevereiro. A sua fruta, o bacuri, que também pode ser chamada pelo nome de bacupari, apresenta uma polpa agridoce, é um pouco maior do que uma laranja e constitui uma das frutas mais populares da região Amazônica. As informações são da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil.

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A polpa desse fruto pode ser utilizada em receitas de sorvetes, polpas, cremes, sucos, geleias, doces, pudins, tortas, iogurtes, picolés, chopes e licores, de acordo com publicação de Patricia Shanley, Gabriel Medina e Socorro Ferreira a respeito do bacuri, disponibilizada pelo Centro Internacional de Investigação Florestal (CIFOR).

Vamos a partir de agora ficar um pouco mais familiarizados com essa fruta e conhecer quais benefícios já foram associados ao bacuri?

Para que serve – 5 benefícios da fruta bacuri

1. As calorias e as propriedades da fruta bacuri

Conforme informações da publicação de Patricia Shanley, Gabriel Medina e Socorro Ferreira a respeito do bacuri, uma porção de 100 g da polpa de fruta fornece 105 calorias, ao mesmo tempo em que oferece alguns nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar.

Essa lista de nutrientes inclui: fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitamina C, segundo o que informou a publicação, disponibilizada pelo CIFOR.

Além disso, de acordo com informações da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil, a polpa agridoce do bacuri também é rica em potássio e a fruta ainda conta com carboidratos em sua composição.

A publicação do Ministério da Saúde Brasileiro apontou ainda que é possível encontrar teores de retinol, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3 (niacina) em uma porção de 100 g de bacuri.

2. Fonte de vitamina C

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) analisou o potencial teor de vitamina C das polpas congeladas de bacuri de uma marca mais comercializada do produto no município de São Bernardo, também no Maranhão.

A pesquisa indicou uma variação de 18 mg de vitamina C a cada 100 g de polpa de bacuri a 31,70 mg em 100 g de polpa de bacuri, dentre os lotes avaliados pelos pesquisadores.

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Você provavelmente já sabe que a vitamina C é um nutriente bastante importante para o funcionamento apropriado do nosso organismo. Mas saberia explicar por que ele é tão importante assim?

Pois bem, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a vitamina C é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos de todo o corpo, para a absorção de ferro, a reparação e manutenção de ossos e dentes, o processo de cura de feridas e a produção de colágeno.

Conforme as informações da instituição, o colágeno é uma proteína utilizada para a formação de pele, tendões, cartilagem, ligamentos e vasos sanguíneos no organismo.

3. Ação antioxidante

Além disso, o Centro Médico da Universidade de Maryland informou que a vitamina C encontrada na polpa de bacuri também é um antioxidante.

Um antioxidante é uma substância que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres, compostos prejudiciais que danificam o DNA e cujo acúmulo pode contribuir com o envelhecimento e com o desenvolvimento de doenças como câncer, doença no coração e artrite, explicou a instituição.

4. Efeito anti-inflamatório e cicatrizante

A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde brasileiro, também informou que o óleo extraído das sementes do bacuri é utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante por parte da medicina popular e dentro da indústria de cosméticos.

Entretanto, se você sofre com algum processo inflamatório ou uma condição que necessita de cicatrização, o mais seguro e indicado a se fazer é consultar o médico para saber se você pode realmente utilizar o óleo extraído das sementes da fruta bacuri ou algum produto à base desse óleo antes de utilizá-lo.

Assim, você pode verificar se o produto realmente pode melhorar o seu quadro e certificar-se de que ele não é contraindicado para você, podendo fazer mal de alguma maneira, e evita futuros problemas.

5. Energia

A vitamina B2 – também conhecida como riboflavina e encontrada na composição do bacuri, como vimos acima – contribui com a produção de energia do organismo.

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A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde do Brasil especificou que é possível encontrar 0,04 mg de vitamina B2 em uma porção de 100 g de bacuri.

A recomendação diária de ingestão de vitamina B2 é de 1,3 mg para homens com idade entre 19 a 50 anos; de 1,1 mg para mulheres de 19 a 50 anos; de 1,4 mg para mulheres de 19 a 50 anos que estejam grávidas e de 1,6 mg para mulheres de 19 a 50 anos que estejam no período do aleitamento dos seus bebês, conforme o Office of Dietary Supplements (Escritório de Suplementos Alimentares, tradução livre) dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a fruta bacuri? Já a experimentou alguma vez? Pretende incorporar no seu dia a dia para aproveitar os benefícios? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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4 comentários em “5 Benefícios da Fruta Bacuri – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Eu já gostava de comer agora conhecendo os benefícios do bacupari não vou deixa perder como no ano passado

  2. Eu moro em Alcântara, MA. Uma região que possui muitos bacurizeiros. Portanto eu e minha família temos o privilégio de comer dessa fruta maravilhosa quase o ano todo e ainda extrair a poupa para fazer o suco ou o creme.

  3. Eu uso a semente do bacuri para chá torro a semente e dou uma moida e faço o chá para tosse é milagroso