Propriedades dos Alimentos

Benzoato de Sódio Faz Mal? Para Que Serve?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Será que o benzoato de sódio faz mal a saúde? O que é esse tal de benzoato de sódio que de vez em quando vemos na lista de ingredientes de alimentos industrializados que comemos?

O benzoato de sódio é um sal do ácido benzoico, uma substância que é classificada como um composto aromático, praticamente insolúvel em água e considerada um ácido carboxílico simples. Os ácidos carboxílicos são os chamados ácidos fracos.

Ao contrário do ácido benzoico, que pode ser encontrado naturalmente em alimentos em quantidades baixas, o benzoato de sódio é produzido sinteticamente em laboratório e derivado de uma reação entre o ácido benzoico e o hidróxido de sódio.

Todos esses nomes difíceis servem para nos ajudar a entender um pouquinho melhor do que se trata esse conjunto de grãos brancos sem cheiro ou com um cheirinho levemente balsâmico, sabor adocicado e ligeiramente adstringente.

Mas você já tinha ouvido falar dessa substância antes? E será que o benzoato de sódio faz mal?

continua depois da publicidade

Para que serve o benzoato de sódio?

Antes de entendermos de o benzoato de sódio faz mal ou é inofensivo em relação à saúde do nosso organismo, vamos descobrir para que serve a substância. E olha, temos que dizer que ele está presente em diversos produtos que utilizamos em nosso dia a dia.

O benzoato de sódio é utilizado como conservante, agente antimicrobiano (que mata ou inibe o desenvolvimento de microrganismos como fungos, bactérias, protozoários e vírus; informações da TNS) e agente antifúngico (que inibe a produção de fungos ou os destrói).

O composto pode ser aplicado em produtos alimentícios como refrigerantes, sucos, geleias, margarinas, cidras, picles, condimentos, temperos de salada, vinagres, queijo ralado, ketchup para melhorar a solubilidade da cafeína e nos vinhos como um aditivo anti fermentação, além de ser utilizado por empresas da área de embutidos.

A substância ainda é utilizada em produtos cosméticos como cremes e loções, formulações dentais como pasta de dente e no ramo farmacêutico como agente lubrificante de cápsulas e comprimidos ou como antimicrobiano, além de ser aplicada na agricultura e na alimentação animal como conservante.

continua depois da publicidade

Nos alimentos, a concentração do benzoato de sódio fica entre 0,03% até 1%. Por sua vez, a indústria cosmética utiliza a dosagem de 0,05% até 0,5%, que é a concentração máxima autorizada pela legislação. Já em produtos farmacêuticos, o que inclui aqueles que são consumidos via oral, o teor do composto é de 0,05% até 1%.

O benzoato de sódio faz mal?

De acordo com informações do EWG, que disponibiliza dados a respeito de ingredientes encontrados em produtos de cuidados pessoais, a Environment Canada Domestic Substance List (Lista de Substâncias Domésticas do Ambiente do Canadá, tradução livre) classifica o benzoato de sódio como uma substância que não se espera que seja potencialmente tóxica ou maléfica ao organismo.

A mesma lista também considera que a substância não é suspeita de ser uma toxina ambiental. Já o Integrated Risk Information System (Sistema Integrado de Informações sobre Riscos, tradução livre, IRIS, sigla em inglês), um órgão dos Estados Unidos, afirma que as evidências da relação entre o composto e o câncer são limitadas ou incompletas, de acordo com os dados do governo americano.

Ainda assim, a IRIS alega ter dados insuficientes para garantir a segurança da substância, ao mesmo tempo em que o órgão de controle de alimentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas, tradução livre, FDA, sigla em inglês), classifica o benzoato de sódio como seguro para a utilização limitada em alimentos.

A Canadian Health Protection Branch (Agência Canadense de Proteção à Saúde, tradução livre) também considera o composto aceitável quando ingerido em pequenas quantidades.

continua depois da publicidade

Câncer?

Por outro lado, existem alegações de que o benzoato de sódio faz mal à saúde sim, e inclusive pode causar câncer. A informação é do Natural News, que explica que a substância possui a habilidade de privar as células de oxigênio, danificar o sistema imunológico e causar o desenvolvimento do câncer.

A publicação esclarece que assim como os seres humanos precisam de oxigênio para respirar, as células precisam do oxigênio para funcionar apropriadamente e combater problemas de saúde, inclusive o câncer.

Uma pesquisa de laboratório verificou o impacto do benzoato de sódio em culturas de células humanas. O resultado observado foi um aumento da danificação do DNA, o que desencadeia mutação celular e câncer, quando o composto foi adicionado às células em diversas concentrações.

Após ser ingerido ou aplicado na pele, o composto é transportado até o fígado, onde deveria ser expelido e filtrado pela urina. Entretanto, todo o processo prejudicial explicado acima é realizado antes que isso aconteça.

Mas então, por que órgãos de saúde como a FDA classificam o benzoato de sódio como seguro? Conforme o Natural News, a resposta é que a quantidade da substância que é utilizada para preservar os alimentos é bem pequena.

continua depois da publicidade

Ainda assim, o site ressalta o perigo de misturar essa quantia, ainda que pequena, do benzoato de sódio com a vitamina C ou a vitamina E. Isso resulta na formação de um composto chamado benzeno, que é classificado com um agente causador de câncer.

Deficiência imunológica

Além disso, o Natural News alega que a repetida exposição do organismo a qualquer nível de dosagem do benzoato de sódio pode resultar, ao longo do tempo, em uma espécie de deficiência imunológica. De acordo com o site, outros problemas de saúde como doença de Parkinson, doença neurodegenerativas e envelhecimento precoce também já foram associadas à substância.

Reações alérgicas

Isso sem contar que uma pequena porcentagem de pessoas pode ter hipersensibilidade ao benzoato de sódio e experimentar reações alérgicas como ataques de asma e urticária.

TDAH

A página ainda alerta para o fato de poder existir uma ligação entre o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e o benzoato de sódio. Para a Mayo Clinic, uma organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, o conservante e diversos corantes alimentares desencadear ou aumentar a hiperatividade em crianças.

Então…

Com essas informações, é possível concluir que, ainda que seja considerado seguro, existe a possibilidade do composto prejudicar à saúde.

Por isso, vale a pena sempre verificar as embalagens dos alimentos e procurar por nomes como benzeno, ácido benzoico, benzoato de sódio, benzoato ou E211 (como o benzoato de sódio também é apresentado) e fazer a sua escolha. Se você quer evitar a substância, não compre os produtos que tenham esses nomes na composição, especialmente se eles vierem acompanhados de outras nomenclaturas como ácido cítrico, ácido ascórbico, vitamina C ou vitamina E.

Você acredita que benzoato de sódio faz mal? Já conhecia para que serve e onde encontramos esta substância? Comente abaixo!

4.4 de 5 (37 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Comprei um produto natural q se chama columax fala que é bom pra bico de papagaio coluna etc,tem essa composição benzoato de sodio i água destilada q.s.p

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Já alguns anos deixei de usar o açúcar, devido a Diabetes e passei a usar adoçante 100% stevia, quando fui observar os ingredientes, na composição tem esse tal Benzoato de Sódio e mais um Acidulante ácido cítrico. Hj tomo café amargo mesmo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu sinceramente não tinha conhecimento fui pesquisar hj por um produto está mas barato eu sempre estou comprando vir esse nome fiquei curiosa como ser humano são se é prejudicial a saúde humana porque é permitido o comércio do produto onde está nossa autoridade ou se vendem

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Odeio os conservantes Sorbato de potassio ,sorbitol,acido sorbico e sorbitana

    que estao sendo utilizados em todos os produtos de supermercado e remedios..Da diarreia em idosos e e muito perigoso.A Anvisa devia proibir..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Me admiro as autoridades sanitárias permitirem isso, sabendo dos riscos. Além disso, a população na sua maioria desconhece tal fato e os riscos que corre. É uma negligência dos órgãos sanitários, um absurdo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ontem usei o alho PLANALTO triturado em conserva e minha pressão arterial foi à 16/11, logo após o almoço. Tomei remédio em dose dupla e deitei. O resto do dia só tomei água pra desintoxicar. Contém tbm Metabissulfito de sódio e Sorbato de potácio. Nunca mais preguiça de descascar alho... LIXO NA LIXEIRA. Vou reclamar pra ANVISA tbm.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Embora seja pequena as supeitas do mal que faz, ele pode atuas na imunidade fazendo o gatilho em doenças não relacionadas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Desembalar menos é descascar mais sempre

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu vi esta substancia no xarope expectorante extec. e fiquei assustado. Acho que nao vou mais tomar o remédio

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Vish!! Então o suco Tampico deve ser um veneno pois possue 25% de acido ascórbico e o tal do benzoato de sódio
    ...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite