Benzoato de Sódio Faz Mal? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Será que o benzoato de sódio faz mal a saúde? O que é esse tal de benzoato de sódio que de vez em quando vemos na lista de ingredientes de alimentos industrializados que comemos?

O benzoato de sódio é um sal do ácido benzoico, uma substância que é classificada como um composto aromático, praticamente insolúvel em água e considerada um ácido carboxílico simples. Os ácidos carboxílicos são os chamados ácidos fracos.

Ao contrário do ácido benzoico, que pode ser encontrado naturalmente em alimentos em quantidades baixas, o benzoato de sódio é produzido sinteticamente em laboratório e derivado de uma reação entre o ácido benzoico e o hidróxido de sódio.

Todos esses nomes difíceis servem para nos ajudar a entender um pouquinho melhor do que se trata esse conjunto de grãos brancos sem cheiro ou com um cheirinho levemente balsâmico, sabor adocicado e ligeiramente adstringente.

Mas você já tinha ouvido falar dessa substância antes? E será que o benzoato de sódio faz mal?

Para que serve o benzoato de sódio?

Antes de entendermos de o benzoato de sódio faz mal ou é inofensivo em relação à saúde do nosso organismo, vamos descobrir para que serve a substância. E olha, temos que dizer que ele está presente em diversos produtos que utilizamos em nosso dia a dia.

O benzoato de sódio é utilizado como conservante, agente antimicrobiano (que mata ou inibe o desenvolvimento de microrganismos como fungos, bactérias, protozoários e vírus; informações da TNS) e agente antifúngico (que inibe a produção de fungos ou os destrói).

O composto pode ser aplicado em produtos alimentícios como refrigerantes, sucos, geleias, margarinas, cidras, picles, condimentos, temperos de salada, vinagres, queijo ralado, ketchup para melhorar a solubilidade da cafeína e nos vinhos como um aditivo anti fermentação, além de ser utilizado por empresas da área de embutidos.

A substância ainda é utilizada em produtos cosméticos como cremes e loções, formulações dentais como pasta de dente e no ramo farmacêutico como agente lubrificante de cápsulas e comprimidos ou como antimicrobiano, além de ser aplicada na agricultura e na alimentação animal como conservante.

Nos alimentos, a concentração do benzoato de sódio fica entre 0,03% até 1%. Por sua vez, a indústria cosmética utiliza a dosagem de 0,05% até 0,5%, que é a concentração máxima autorizada pela legislação. Já em produtos farmacêuticos, o que inclui aqueles que são consumidos via oral, o teor do composto é de 0,05% até 1%.

O benzoato de sódio faz mal?

De acordo com informações do EWG, que disponibiliza dados a respeito de ingredientes encontrados em produtos de cuidados pessoais, a Environment Canada Domestic Substance List (Lista de Substâncias Domésticas do Ambiente do Canadá, tradução livre) classifica o benzoato de sódio como uma substância que não se espera que seja potencialmente tóxica ou maléfica ao organismo.

A mesma lista também considera que a substância não é suspeita de ser uma toxina ambiental. Já o Integrated Risk Information System (Sistema Integrado de Informações sobre Riscos, tradução livre, IRIS, sigla em inglês), um órgão dos Estados Unidos, afirma que as evidências da relação entre o composto e o câncer são limitadas ou incompletas, de acordo com os dados do governo americano.

Ainda assim, a IRIS alega ter dados insuficientes para garantir a segurança da substância, ao mesmo tempo em que o órgão de controle de alimentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas, tradução livre, FDA, sigla em inglês), classifica o benzoato de sódio como seguro para a utilização limitada em alimentos.

A Canadian Health Protection Branch (Agência Canadense de Proteção à Saúde, tradução livre) também considera o composto aceitável quando ingerido em pequenas quantidades.

Câncer?

Por outro lado, existem alegações de que o benzoato de sódio faz mal à saúde sim, e inclusive pode causar câncer. A informação é do Natural News, que explica que a substância possui a habilidade de privar as células de oxigênio, danificar o sistema imunológico e causar o desenvolvimento do câncer.

A publicação esclarece que assim como os seres humanos precisam de oxigênio para respirar, as células precisam do oxigênio para funcionar apropriadamente e combater problemas de saúde, inclusive o câncer.

Uma pesquisa de laboratório verificou o impacto do benzoato de sódio em culturas de células humanas. O resultado observado foi um aumento da danificação do DNA, o que desencadeia mutação celular e câncer, quando o composto foi adicionado às células em diversas concentrações.

Após ser ingerido ou aplicado na pele, o composto é transportado até o fígado, onde deveria ser expelido e filtrado pela urina. Entretanto, todo o processo prejudicial explicado acima é realizado antes que isso aconteça.

Mas então, por que órgãos de saúde como a FDA classificam o benzoato de sódio como seguro? Conforme o Natural News, a resposta é que a quantidade da substância que é utilizada para preservar os alimentos é bem pequena.

Ainda assim, o site ressalta o perigo de misturar essa quantia, ainda que pequena, do benzoato de sódio com a vitamina C ou a vitamina E. Isso resulta na formação de um composto chamado benzeno, que é classificado com um agente causador de câncer.

Deficiência imunológica

Além disso, o Natural News alega que a repetida exposição do organismo a qualquer nível de dosagem do benzoato de sódio pode resultar, ao longo do tempo, em uma espécie de deficiência imunológica. De acordo com o site, outros problemas de saúde como doença de Parkinson, doença neurodegenerativas e envelhecimento precoce também já foram associadas à substância.

Reações alérgicas

Isso sem contar que uma pequena porcentagem de pessoas pode ter hipersensibilidade ao benzoato de sódio e experimentar reações alérgicas como ataques de asma e urticária.

TDAH

A página ainda alerta para o fato de poder existir uma ligação entre o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e o benzoato de sódio. Para a Mayo Clinic, uma organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, o conservante e diversos corantes alimentares desencadear ou aumentar a hiperatividade em crianças.

Então…

Com essas informações, é possível concluir que, ainda que seja considerado seguro, existe a possibilidade do composto prejudicar à saúde.

Por isso, vale a pena sempre verificar as embalagens dos alimentos e procurar por nomes como benzeno, ácido benzoico, benzoato de sódio, benzoato ou E211 (como o benzoato de sódio também é apresentado) e fazer a sua escolha. Se você quer evitar a substância, não compre os produtos que tenham esses nomes na composição, especialmente se eles vierem acompanhados de outras nomenclaturas como ácido cítrico, ácido ascórbico, vitamina C ou vitamina E.

Você acredita que benzoato de sódio faz mal? Já conhecia para que serve e onde encontramos esta substância? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Benzoato de Sódio Faz Mal? Para Que Serve?”

  1. Vish!! Então o suco Tampico deve ser um veneno pois possue 25% de acido ascórbico e o tal do benzoato de sódio

  2. Trata-se de um conservante utilizado nos produtos da fisioquantic que são bem naturais, não acredito que fabricariam produtos quanticos com um conservante tóxico, até porque são autorizados pela Anvisa.

    • Kakakakakakakakakakakakakaaaaaaa a Anvisa aprova quantidades absurdas de agrotoxicoa… conservantea, acidulantes que la fora jaamaaais aprovariam … brasileiro é muito ignorante…infelismente ….lamentavel como o povo é credulo nos órgãos mais corruptiveis e vendidos….

  3. Ja ouvi falar que as substâncias metalicas nao São biodegradáveis, o organismo não a digere, daí vem o mal.
    Por ser elementos estranhos ao organismo, eles são combatidos pelos nossos anticorpos, o que se torna inflamável

  4. Eu sou alergica ao Benzoato de Sodio, descobri sozinha, e isso virou um problema para mim. So que dessa forma, acabei descobrindo o uso do BHT, um antigo e condenado pesticida da agricultura, cancerigeno, sendo utilizado em nossos BATONS como conservante!!! Leiam a formula e desconfie MUITO de batons escritos :”NAO INGERIR”! So comprem cosmeticos sem esse veneno!

  5. Encontrei uma margarina que contem benzoato de sódio, no entanto na embalagem não há referência sobre presença ou ausência de sal. O fato de não haver especificamente o letreiro dizendo conter sal, induz ao consumidor compra-lo por achar que não tem sal. O que pode ocasionar transtornos ainda mais sérios em pessoas com hipertensão. Isso é imediato e não a longo prazo como o caso de câncer quando comparados entre Portanto, mais que ser prejudicial ou não, envolve neste caso a falta de informação, pois nem todos sabem que esta substância é um SAL.

    • Comprei um pequi em conserva e senti dormência na língua
      Vi esta substância na composição, junto com ácido citrico.
      Suspeito que não tenham respeitado a dosagem maxima. Medo da falta de controle de agrotóxicos e quimicos no Brasil.
      Cuidado mesmo na compra de produtos meio natureba como um suposto inofensivo pequi…

  6. A industria alimentícia anda de mãos dadas com a industria farmacêutica. Põem um monte de porcarias no nosso alimento, para que fiquemos doentes e precisemos dos milagrosos “remédios” que irão dar um jeito nas nossas dores. Sem falar que precisaremos tomar esses remédios por tempo indeterminado para um melhor resultado. Infelizmente vivemos num mundo em que a ganância fala mais alto. Essas agências , FDA, Anvisa, etc e blá blá blá , só defendem os interesses das indústrias. São eles que pagam as propagandas e movimentam o dinheiro. Ai somos enganados que determinado produto em quantidade pouca não faz mal, que o flúor é pra ajudar na saúde bucal ; que o cloro na água não faz mal; que a carne (cheia de antibióticos vendidos pela industria farmacêutica para os produtores) é a principal fonte de proteínas; que o leite longa vida é bom para repor o cálcio, e um monte de mentiras. Estão nos envenenando e nos fazem pensar que está tudo bem. A solução é nadar contra a correnteza ou fazer como muitos estão hoje vivendo dentro de uma Matrix, sem saber o que está acontecendo no mundo lá fora.

    • Verdade, eu estou mudando o q posso… procurando comer o mais natiral possivel, pq até aa frutas e verduras tem veneno… só mesmo plantando e criando galinhas kkkk

  7. Sou alergia ao acido benzóico, e não consigo encontrar nenhum cosmético (Shampoo, condicionador, pasta denta, esmalte, etc….).