Medicamentos

Carbolitium engorda ou emagrece?

Publicado por
Dr. Rafael Ferreira

Veja se é verdade que o uso do Carbolitium engorda ou se ele emagrece, além de conhecer o que é e para que serve esse medicamento.

Por um lado, os medicamentos são importantes para pessoas que precisam se submeter a um tratamento médico para algum problema de ordem física ou de caráter emocional. Por outro lado, esses mesmos remédios também podem causar efeitos colaterais incômodos.

Entre a possibilidade de sentir dor de cabeça, desmaiar ou ter uma diarreia, algo que preocupa quem se importa com a boa forma é a alteração de peso que um medicamento pode causar.

Conhecer as reações que um medicamento pode causar é uma boa forma de se preparar para o que está por vir. Por isso, trouxemos algumas informações sobre o Carbolitium.

Do que será que ele se trata? Será que o Carbolitium engorda ou ele pode emagrecer? Descubra na sequência:

continua depois da publicidade

O que é e para que serve Carbolitium?

Também conhecido pelo nome de carbonato de lítio, o Carbolitium é fabricado pelo laboratório Eurofarma. Pacientes que sofrem de transtorno bipolar, com o objetivo de diminuir a frequência e intensidade das crises que podem apresentar, são os principais usuários do mesmo.

Além disso, no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; na prevenção da fase depressiva e no tratamento de hiperatividade psicomotora.

O remédio ainda pode ser prescrito em conjunto com remédios antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda, quando o paciente não obtém resposta total, após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva durante quatro a seis semanas.

O uso do medicamento é oral e adulto e pode-se encontrar em embalagens de 25 ou 50 comprimidos de 300 mg. As informações são da bula de Carbolitium, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

continua depois da publicidade

E então, será que Carbolitium engorda ou emagrece?

Para sabermos se Carbolitium engorda ou emagrece, temos que checar a lista de efeitos colaterais da sua bula.

Pois bem, o que o documento nos informa é que o ganho de peso é uma das reações adversas infrequentes do remédio, que são observadas entre >1/1.000 e < 1/100 dos usuários do medicamento.

Além disso, um dos efeitos colaterais raros de Carbolitium (que atingem entre 1/10.000 e < 1/1.000 dos pacientes que o usam) é a retenção hídrica ou de líquidos, condição que provoca inchaço no corpo.

O que fazer?

Por isso, se perceber que ganhou peso ou ficou com o corpo mais inchado ao longo do tratamento com Carbolitium, não interrompa o uso do remédio por conta própria. Isso poderá ser bem perigoso para a sua saúde e tratamento.

No lugar disso, procure a ajuda do médico ou psiquiatra que prescreveu o medicamento para confirmar se foi mesmo Carbolitium quem causou o problema. Assim, saberá o que fazer para reverter a situação com segurança, sem expor o seu organismo e saúde a riscos.

continua depois da publicidade

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para quem recebeu a prescrição de usar o remédio é fundamental ler a bula completa de Carbolitium via bulário da Anvisa para ficar ciente de todos os seus efeitos colaterais e contraindicações, assim como saber os cuidados a tomar ao longo do tratamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado este tratamento e afirme que o Carbolitium engorda? Tem necessidade do uso, mas receio dos efeitos colaterais? Comente abaixo!

4.1 de 5 (60 Votes)
Dr. Rafael Ferreira

Dr. Rafael Ferreira de Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu tomo Carbolitium e engordei muito além de ficar inchada. Vou parar de tomar o medicamento aos poucos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Engordei 5 kg em 2 meses e tô muito mal cm isso. Estou comendo desesperadamente compulsivamente. Acordo pensando em comer durmo comendo e como quando acordo um ciclo vicioso. Socorro

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Faço uso do carbolitio cr 450mg duas vezes ao dia, associado a outras medicações.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha filha está em uso de carbolitium 300mg de 8/8hs e alonazapina10mg a noite ,ainda não tem 30 dias de uso está engordando bastante e com muita ansiedade de comer doce.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu percebi um considerável ganho de peso, principalmente na barriga depois que de tomar carbolitium por alguns meses , não gostei disso e vou pedir minha médica pra mudar o medicamento, pois não é fácil manter a forma na idade que estou

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.
    Portanto pessoas que sofrem com diabetes e co. Hipotiroídismo estão muito suscetíveis a ganhar bastante peso, ainda mais se seu tratamento com o Lítio for contínuo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Nossa vou tomar isso pra vê se melhor o e acabo arrumando mas transtorno só não quero ingorda

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu faço uso do carbolitium há três meses, nos últimos dois meses eu engordei 3kg, esse ganho de peso foi benéfico inicialmente,pois eu estava muito magra devido a depressão, porém não preciso mais engordar e comecei a me preocupar, pois eu não associei o ganho de peso ao efeito colateral do remédio. Preocupada.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Realmente em apenas 3 semanas fazendo o uso do lítio ganhei 4 quilos e 200 a minha endocrinologista que trata do meu hipotiroidismo constatou que preciso parar com o uso da medicação e fazer dietas para perde o peso que ganhei.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Oi Dr.Rafael, boa noite
    Me chamo Ana,sou diabética insulina dependente e fui diagnósticada com depressão refrataria estou um pouco acima do peso e faço uso do venlift 150mg e minha médica receitou o carbolitium 300mg
    Estou com medo de tomar e ficar gorda e inchada será que esse medicamento engorda? Se puder me responder agradeço. Muito obrigada Abraço

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dr. Rafael Ferreira