Carbolitium engorda ou emagrece?

atualizado em

Veja se é verdade que o uso do Carbolitium engorda ou se ele emagrece, além de conhecer o que é e para que serve esse medicamento.

Por um lado, os medicamentos são importantes para pessoas que precisam se submeter a um tratamento médico para algum problema de ordem física ou de caráter emocional. Por outro lado, esses mesmos remédios também podem causar efeitos colaterais incômodos.

Entre a possibilidade de sentir dor de cabeça, desmaiar ou ter uma diarreia, algo que preocupa quem se importa com a boa forma é a alteração de peso que um medicamento pode causar.

Conhecer as reações que um medicamento pode causar é uma boa forma de se preparar para o que está por vir. Por isso, trouxemos algumas informações sobre o Carbolitium.

Do que será que ele se trata? Será que o Carbolitium engorda ou ele pode emagrecer? Descubra na sequência:

  Continua Depois da Publicidade  

O que é e para que serve Carbolitium?

Também conhecido pelo nome de carbonato de lítio, o Carbolitium é fabricado pelo laboratório Eurofarma. Pacientes que sofrem de transtorno bipolar, com o objetivo de diminuir a frequência e intensidade das crises que podem apresentar, são os principais usuários do mesmo.

Além disso, no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; na prevenção da fase depressiva e no tratamento de hiperatividade psicomotora.

O remédio ainda pode ser prescrito em conjunto com remédios antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda, quando o paciente não obtém resposta total, após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva durante quatro a seis semanas.

O uso do medicamento é oral e adulto e pode-se encontrar em embalagens de 25 ou 50 comprimidos de 300 mg. As informações são da bula de Carbolitium, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  Continua Depois da Publicidade  

E então, será que Carbolitium engorda ou emagrece?

Remédios

Para sabermos se Carbolitium engorda ou emagrece, temos que checar a lista de efeitos colaterais da sua bula.

Pois bem, o que o documento nos informa é que o ganho de peso é uma das reações adversas infrequentes do remédio, que são observadas entre >1/1.000 e < 1/100 dos usuários do medicamento.

Além disso, um dos efeitos colaterais raros de Carbolitium (que atingem entre 1/10.000 e < 1/1.000 dos pacientes que o usam) é a retenção hídrica ou de líquidos, condição que provoca inchaço no corpo.

O que fazer?

Por isso, se perceber que ganhou peso ou ficou com o corpo mais inchado ao longo do tratamento com Carbolitium, não interrompa o uso do remédio por conta própria. Isso poderá ser bem perigoso para a sua saúde e tratamento.

No lugar disso, procure a ajuda do médico ou psiquiatra que prescreveu o medicamento para confirmar se foi mesmo Carbolitium quem causou o problema. Assim, saberá o que fazer para reverter a situação com segurança, sem expor o seu organismo e saúde a riscos.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para quem recebeu a prescrição de usar o remédio é fundamental ler a bula completa de Carbolitium via bulário da Anvisa para ficar ciente de todos os seus efeitos colaterais e contraindicações, assim como saber os cuidados a tomar ao longo do tratamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado este tratamento e afirme que o Carbolitium engorda? Tem necessidade do uso, mas receio dos efeitos colaterais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira

Dr. Rafael Ferreira de Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário

12 comentários em “Carbolitium engorda ou emagrece?”

  1. Engordei 5 kg em 2 meses e tô muito mal cm isso. Estou comendo desesperadamente compulsivamente. Acordo pensando em comer durmo comendo e como quando acordo um ciclo vicioso. Socorro

    Responder
  2. Minha filha está em uso de carbolitium 300mg de 8/8hs e alonazapina10mg a noite ,ainda não tem 30 dias de uso está engordando bastante e com muita ansiedade de comer doce.

    Responder
  3. Eu percebi um considerável ganho de peso, principalmente na barriga depois que de tomar carbolitium por alguns meses , não gostei disso e vou pedir minha médica pra mudar o medicamento, pois não é fácil manter a forma na idade que estou

    Responder
  4. Vários mecanismos podem explicar a ligação de lítio e ganho de peso: sua propriedade semelhante a insulina em aumentar a captação de glicose, aumento da sede, estimulação dos centros hipotalâmicos do apetite, e a indução de hipotireoidismo.
    Portanto pessoas que sofrem com diabetes e co. Hipotiroídismo estão muito suscetíveis a ganhar bastante peso, ainda mais se seu tratamento com o Lítio for contínuo.

    Responder
  5. Eu faço uso do carbolitium há três meses, nos últimos dois meses eu engordei 3kg, esse ganho de peso foi benéfico inicialmente,pois eu estava muito magra devido a depressão, porém não preciso mais engordar e comecei a me preocupar, pois eu não associei o ganho de peso ao efeito colateral do remédio. Preocupada.

    Responder
  6. Realmente em apenas 3 semanas fazendo o uso do lítio ganhei 4 quilos e 200 a minha endocrinologista que trata do meu hipotiroidismo constatou que preciso parar com o uso da medicação e fazer dietas para perde o peso que ganhei.

    Responder
  7. Oi Dr.Rafael, boa noite
    Me chamo Ana,sou diabética insulina dependente e fui diagnósticada com depressão refrataria estou um pouco acima do peso e faço uso do venlift 150mg e minha médica receitou o carbolitium 300mg
    Estou com medo de tomar e ficar gorda e inchada será que esse medicamento engorda? Se puder me responder agradeço. Muito obrigada Abraço

    Responder
    • Poderia me dizer se esses quilos ganhos, foi baseado na mesma alimentação que você tinha antes de tomá-los, ou foi porque ele lhe deu muito apetite e você comeu mais do que antes do tratamento? Me tire essa dúvida de puder.

      Responder