Carbolitium engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 19/01/2021

Veja se é verdade que o uso do Carbolitium engorda ou se ele emagrece, além de conhecer o que é e para que serve esse medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Por um lado, os medicamentos são importantes para pessoas que precisam se submeter a um tratamento médico para algum problema de ordem física ou de caráter emocional. Por outro lado, esses mesmos remédios também podem causar efeitos colaterais incômodos.

Entre a possibilidade de sentir dor de cabeça, desmaiar ou ter uma diarreia, algo que preocupa quem se importa com a boa forma é a alteração de peso que um medicamento pode causar.

Conhecer as reações que um medicamento pode causar é uma boa forma de se preparar para o que está por vir. Por isso, trouxemos algumas informações sobre o Carbolitium.

Do que será que ele se trata? Será que o Carbolitium engorda ou ele pode emagrecer? Descubra na sequência:

O que é e para que serve Carbolitium?

Também conhecido pelo nome de carbonato de lítio, o Carbolitium é fabricado pelo laboratório Eurofarma. Pacientes que sofrem de transtorno bipolar, com o objetivo de diminuir a frequência e intensidade das crises que podem apresentar, são os principais usuários do mesmo.

Além disso, no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; na prevenção da fase depressiva e no tratamento de hiperatividade psicomotora.

O remédio ainda pode ser prescrito em conjunto com remédios antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda, quando o paciente não obtém resposta total, após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva durante quatro a seis semanas.

O uso do medicamento é oral e adulto e pode-se encontrar em embalagens de 25 ou 50 comprimidos de 300 mg. As informações são da bula de Carbolitium, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E então, será que Carbolitium engorda ou emagrece?

Remédios

Para sabermos se Carbolitium engorda ou emagrece, temos que checar a lista de efeitos colaterais da sua bula.

  Continua Depois da Publicidade  

Pois bem, o que o documento nos informa é que o ganho de peso é uma das reações adversas infrequentes do remédio, que são observadas entre >1/1.000 e < 1/100 dos usuários do medicamento.

Além disso, um dos efeitos colaterais raros de Carbolitium (que atingem entre 1/10.000 e < 1/1.000 dos pacientes que o usam) é a retenção hídrica ou de líquidos, condição que provoca inchaço no corpo.

O que fazer?

Por isso, se perceber que ganhou peso ou ficou com o corpo mais inchado ao longo do tratamento com Carbolitium, não interrompa o uso do remédio por conta própria. Isso poderá ser bem perigoso para a sua saúde e tratamento.

No lugar disso, procure a ajuda do médico ou psiquiatra que prescreveu o medicamento para confirmar se foi mesmo Carbolitium quem causou o problema. Assim, saberá o que fazer para reverter a situação com segurança, sem expor o seu organismo e saúde a riscos.

Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Para quem recebeu a prescrição de usar o remédio é fundamental ler a bula completa de Carbolitium via bulário da Anvisa para ficar ciente de todos os seus efeitos colaterais e contraindicações, assim como saber os cuidados a tomar ao longo do tratamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado este tratamento e afirme que o Carbolitium engorda? Tem necessidade do uso, mas receio dos efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média 4,08)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira de Moraes

Dr. Rafael Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Atualmente, exerce sua especialidade em três municípios do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro, capital. Dr. Rafael é a promessa da Psiquiatria atual, jovem, que preza pelo acolhimento ao paciente unido ao que há de mais recente nesta área em constante evolução. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Carbolitium engorda ou emagrece?”