A cerveja é uma das bebidas preferidas da maioria das pessoas, embora tenha relativamente muitas calorias. Mas será que beber cerveja engorda?
Embora haja vários fatores que podem contribuir para o ganho de peso, como por exemplo, falta de atividade física e uma dieta ruim, beber cerveja em excesso engorda, definitivamente. A conhecida “barriga de chopp” é a prova do que cerveja demais pode fazer.
Dependendo do tipo, um copo de cerveja pode ter cerca de 150 calorias, embora muitas possam ter até mais que isso.
Essas calorias extras se acumulam rapidamente quando você pensa na quantidade de cervejas que pode consumir em um evento social ou mesmo nas que você toma para relaxar de noite, depois de chegar do trabalho.
Confira abaixo os efeitos que o consumo excessivo da cerveja pode trazer para o seu corpo e a sua saúde:
Normalmente o seu fígado trabalha muito para metabolizar e queimar as células de gordura, o que ajuda a manter ou diminuir seu peso. Entretanto, quando você bebe cerveja, seu fígado tem que mudar o ritmo de trabalho, para metabolizar o álcool primeiro. Isso gera um acúmulo de gorduras no seu corpo.
É a lei da natureza: você ganhará peso se não queimar as calorias que consume diariamente. Uma única garrafa de cerveja pode conter muitas calorias vazias. Uma cerveja normal tem cerca de 146 calorias e mais de 13 gramas de carboidratos, enquanto uma cerveja light possui cerca de 99 calorias e menos de 5 gramas de carboidratos.
A cerveja, assim como outras bebidas alcoólicas, estimulam o apetite, e todos os lanches que você consome enquanto bebe, podem levar ao ganho de peso. Inclusive, o álcool na cerveja pode até diminuir suas inibições, fazendo você comer alimentos que não comeria normalmente, como lanches, doces, frituras, o que significa mais calorias.
Nem todas as cervejas são iguais no que diz respeito ao conteúdo calórico, então há algumas opções que são melhores. Geralmente, as cervejas que têm pouco ou que são sem álcool possuem menos calorias.
Já aquelas com uma porcentagem alta de álcool tendem a ter mais calorias. Cervejas com poucos carboidratos também tendem a ter menos calorias. Na dúvida, escolha a opção light. Isso pode não parecer uma grande diferença analisando individualmente, mas na quantidade consumida faz sim.
Existem outras bebidas alcoólicas que tem menos calorias que a cerveja, portanto são uma escolha melhor para evitar o indesejado ganho de peso.
O vinho geralmente tem menos calorias, assim como bebidas destiladas, embora seja essencial escolher um acompanhamento baixo em calorias, ou o conteúdo calórico pode ser aumentado.
Coquetéis geralmente são a pior opção, particularmente aqueles com base cremosa ou de licor de chocolate. Da mesma forma que a cerveja, todas as bebidas alcoólicas podem causar ganho de peso se ingeridas em excesso e acompanhadas por outros fatores como uma dieta ruim e falta de exercícios.
Ao manter uma dieta saudável e praticar exercícios, uma cerveja após o trabalho provavelmente não fará você engordar, mas não faça disso um hábito, pois os resultados indesejados podem começar a aparecer.
Confira o vídeo abaixo para aprender um pouco mais os diferentes tipos de cerveja e os efeitos no seu corpo.
Veja Todos Comentários
Entendi por que engordei tanto nos ultimos anos, foi a cerveja. No começo eu odiava, mas depois que pegue gosto....
engordei 20kg em dois anos
estou na batalha para emagrecer, e triste por saber que vou ter que diminuir o consumo;
eu tbm parei de fumar agora bebo engordei 13 kls em um ano e meio
Prefiro ficar gorda do que beber cerveja sem álcool kkkk
eu bebo cervejas todos os dia quero para e não consigo quero muito emagrecer me ajudão dão por vafor
Aff tomo muita cerveja todos os finais de semana,muitas mesmo.na semana não bebo