Saúde na Mídia

Dengue: saiba mitos e verdades sobre o mosquito Aedes aegypti

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Em meio a uma nova epidemia de dengue, existem muitos mitos e verdades sobre o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Uma das mais frequentes, por exemplo, é se o inseto tem uma preferência de sangue.

O Aedes aegypti vem do Egito, na África, e foi trazido às Américas durante o período colonial. Suas larvas gostam de água parada em temperaturas mais quentes, no entanto, evitam a luz forte. 

continua depois da publicidade

O mosquito foi erradicado no Brasil em 1955, no entanto, com o relaxamento das medidas de controle na década de 1960, voltou a se espalhar pelo país.

A dengue é transmitida por mosquitos fêmeas

Mosquitos fêmeas e machos podem transmitir a dengue? A dengue só pode ser transmitida por mosquitos fêmeas, já que necessitam de sangue para desenvolver seus ovos. Se o mosquito estiver infectado, é neste momento que ocorre a transmissão.

O mosquito da dengue só pica durante um período determinado do dia? O Aedes aegypti tem preferência em picar durante o dia, a fim de conseguir sangue humano para amadurecer seus ovos. No entanto, se tiver oportunidade, também não deixa de picar à noite.

O Aedes aegypti tem um tipo de sangue preferido? Ele não tem um tipo de sangue preferido. Alguns estudos sugerem a preferência do mosquito por tipo O ou B, mas são necessárias mais pesquisas para a validação científica desta tese.

continua depois da publicidade

Pessoas que suam mais atraem o Aedes aegypti? Os insetos são atraídos pelo CO2 que exalamos ao transpirar e por substâncias presentes na nossa pele, como o ácido lático. Portanto, sim, existe a possibilidade de pessoas que apresentam sudoreses mais intensas possam atrair mosquitos.

O suor pode ser um atrativo para o mosquito da dengue

Basta secar o local onde tem água parada? É simples, mas nem tanto: não basta apenas secar os reservatórios de água parada, mas também limpar o local. O ovo do mosquito pode manter-se viável por mais de um ano, mesmo sem água.

Velas aromáticas, como de citronela ou andiroba, ajudam no combate ao mosquito? Não! Esses recursos são temporários e o mosquito não faz zumbido quando está picando, portanto, é perigoso apoiar-se apenas nesse meio. É indicado o uso de repelentes, aplicados de duas a três vezes por dia.

Colocar água sanitária na água ajuda a evitar as larvas? Sim! Aliás, esta é uma das medidas de segurança no combate ao mosquito. O ideal é que seja colocada uma colher de chá de água sanitária na caixa d’água, piscina, poças e retenções de água.

O mosquito se reproduz mais rápido no calor? Sim, exatamente por isso os casos da doença sobem significativamente no verão. No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade.

continua depois da publicidade

Mas isso não significa que o mosquito não aparece no inverno! Durante o frio, a larva entra no estado de hibernação e, durante as chuvas e altas temperaturas, elas eclodem e há uma nova contaminação.

É possível diferenciar as picadas dos mosquitos? A sensação de coceira e incômodo é semelhante à picada de qualquer mosquito, portanto, não é possível distinguir.

A dengue hemorrágica só pode ocorrer em pessoas que têm dengue pela segunda vez? Mito e dos grandes! A virulência é o que define a capacidade de provocar a doença em sua versão mais forte. Essa virulência mais intensa vai depender da mutação que eles sofrem no ambiente, por meio de seleção natural.

Não existe nenhuma fórmula caseira para detectar a dengue, ou receitas “milagrosas” para preveni-la. No surgimento dos primeiros sintomas, procure um médico. O especialista fará o exame físico e puxará a ficha clínica do paciente, a fim de descartar outras doenças. Em seguida, será pedido um exame de sangue, onde será feita a contagem de plaquetas. No entanto, o diagnóstico ainda assim pode ser incerto, já que pode ocorrer a presença de várias outras infecções.

Portanto, a comprovação do diagnóstico é feita por meio de sorologia: exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da dengue. Esta começa a ficar reativa (ou seja, positiva) a partir do quinto dia da doença no sistema da pessoa.

continua depois da publicidade

Algum medicamento é capaz de curar a dengue? A campanha de vacinação contra a dengue está em andamento no Brasil, mas não existe nenhum antiviral capaz de curar a doença. Quando a pessoa é infectada, os sintomas são tratados de modo paliativo, com antitérmicos, analgésicos e muita hidratação. Em casos mais graves, é necessária a administração de soro na veia.

É proibido o uso de ácido acetilsalicílico, e de todo medicamento com esse composto em sua fórmula, em casos de suspeita de dengue. Estes remédios provocam sangramentos, piorando o quadro de dengue hemorrágica. O paracetamol também não é indicado, pois ataca o fígado, ao mesmo tempo em que o flavovírus do Aedes aegypti também causa agressão hepática.

Você ou alguém da sua família já teve dengue? Como foi a recuperação? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma