Epidemia de dengue: melhores repelentes e cuidados

publicado em

O Distrito Federal, assim como alguns estados brasileiros, decretou estado de emergência devido ao surto de dengue. Brasília, Minas Gerais, Acre, Paraná e Rio de Janeiro tiveram um aumento significativo no número de casos da doença, levando a internações e mortes.

Os sintomas da dengue são: febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Além disso, em casos mais graves, pode ocorrer hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando a pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal). A condição pode ser fatal.

Como combater a dengue?

Pote de água do cachorro
Até mesmo os potes de água usados pelos animais de estimação exigem cuidado

Existem cuidados básicos que você pode adotar na sua casa em prol da prevenção contra a dengue:

  • Mantenha as garrafas, baldes, bacias e similares virados para baixo.
  • Não deixe entulho no quintal ou nas ruas.
  • Elimine diariamente qualquer água parada, como poças.
  • Cubra caixas d’água, poços e piscinas.
  • Mantenha as calhas de água sempre limpas.
  • Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta.
  • Elimine itens como cascas de coco, latas e garrafas, copos e outros tipos de embalagem diretamente no lixo e mantenha a lixeira devidamente tampada.
  • Guarde pneus cobertos e longe da chuva, faça furos na parte de baixo ou entregue ao serviço de limpeza da sua cidade.
  • Tampe ralos pouco usados com plástico e lembre-se de jogar água sanitária no cano pelo menos duas vezes por semana.
  • Caso possua animais de estimação, mantenha sempre os bebedouros e aquários limpos, trocando a água do local com frequência e sempre, observando qualquer foco de larvas do mosquito.
  • Use repelentes e lembre-se de retocar o produto.
  • Coloque telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama ou opte por repelentes elétricos para dormir em segurança.

Quais repelentes são mais eficazes contra o mosquito da dengue?

Na hora de comprar o repelente, fique ligado a alguns detalhes para fazer a escolha certa. O primeiro deles é o rótulo. 

Existem três substâncias presentes em repelentes, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que afastam o mosquito da dengue: Icaridina (duração de dez horas), IR3535 (duração de duas horas) e DEET (duração de duas horas).

  Continua Depois da Publicidade  
Repelente
Os repelentes podem ser um aliado na prevenção da dengue

Mas, atenção: o uso de repelentes não é recomendado em bebês de menos de seis meses. De sete meses a dois anos, é liberado o uso com IR3535, com aplicação uma vez ao dia. 

A partir dos dois anos, o uso dos repelentes com Icaridina, IR3535 e DEET pode ser feito até três vezes ao dia, respeitando a concentração que varia de acordo com a idade. Saiba mais sobre os repelentes indicados para adultos e crianças.

A Anvisa aponta que a concentração do DEET deve ser de até 10% para crianças. Para adultos, no geral, a concentração ideal é de 20% de Icaridina ou 30% de DEET, para uma maior eficácia.

Como usar

Espalhe o repelente em áreas desprotegidas, ou seja, que não estejam cobertas por roupas, sapatos ou chapéus. 

  Continua Depois da Publicidade  

O produto deve ser aplicado no início da manhã, no final da tarde e na hora em que for sair de casa. Esses são os momentos de maior chance de picada, devido aos hábitos do mosquito. Não aplique o repelente mais de três vezes ao dia, exceto caso venha a suar ou se molhar.

No rosto, o ideal é o uso de soluções cremosas, já que em formato de spray e aerossol pode haver inalação ou intoxicação. O repelente deve ser o último produto a ser aplicado, ou seja, depois do hidratante, protetor solar, entre outros.

Já na hora de dormir, uma alternativa é recorrer ao repelente elétrico, que deve ficar a dois metros de distância da cama.

Você ou alguém da sua família já teve dengue? Vai adotar esses cuidados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário