Otite – O que é, sintomas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 24/02/2021

Você sabe o que é otite? Confira então os sintomas e como tratar essa infecção do ouvido que causa muita dor.

  Continua Depois da Publicidade  

A otite é o nome que se dá à infecção do ouvido médio. Ela acontece quando um vírus ou bactéria se instala no ouvido e causa uma inflamação. Apesar de ser mais comum em crianças pequenas, os adultos também podem ter episódios de otite.

Em alguns casos, a otite ocorre quando cai água dentro do ouvido. Por isso, é bom saber como tirar água do ouvido rápido.

Às vezes, não é necessário tratar, pois a inflamação melhora sozinha. Mas como a dor de ouvido é muito desagradável, o ideal é procurar um médico para tratar a infecção o quanto antes.

Conheça então os tipos de otite, quais os sintomas e saiba tratar a infecção.

Otite – O que é

O ouvido médio fica logo atrás do tímpano. Essa região do ouvido é preenchida por ar e se comunica com o nariz. Por isso, a secreção resultante de gripes ou resfriados pode migrar das vias aéreas para o ouvido e causar uma inflamação.

A infecção também pode afetar a parte externa ou interna do ouvido, mas esses tipos de otite são menos comuns. Aliás, o tipo mais comum é a otite média, que se divide em 2 tipos principais: a otite média aguda e a média com efusão.

Na otite média aguda, a infecção é repentina e traz sintomas como inchaço e vermelhidão na orelha.

Enquanto isso, a otite média com efusão é uma infecção que causa o acúmulo de muco e fluido no ouvido médio. Em geral, esse tipo de infecção gera a sensação de ouvido tampado.

A causa em ambos os casos pode variar, mas geralmente ela se desenvolve depois de uma infecção respiratória – como a sinusite ou gripe, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas de otite

mulher com dor de ouvido

A otite pode vir acompanhada de sintomas que vão muito além da dor de ouvido. Alguns deles são:

  • Febre;
  • Secreção amarelada no ouvido;
  • Irritabilidade;
  • Problemas de audição;
  • Dificuldade para dormir;
  • Zumbido no ouvido;
  • Perda de apetite;
  • Náusea e vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Desequilíbrio e tontura;
  • Congestão;
  • Diarreia.

Como tratar

Ao procurar um médico, ele vai examinar seu ouvido com o auxílio de um otoscópio. Além disso, o médico também pode fazer um teste chamado de timpanometria para avaliar o funcionamento do ouvido médio.

Assim, será possível saber se há uma infecção e se há alguma mudança de pressão no ouvido.

Logo após o diagnóstico, o médico vai indicar o tratamento mais adequado para você com base nos sintomas apresentados e na gravidade da infecção.

Remédios para otite

homem tratando a otite

O primeiro passo é controlar a dor de ouvido, que normalmente é muito intensa. Para aliviar a dor, o médico pode indicar analgésicos ou anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo. Além disso, ele pode prescrever um antipirético se houver febre.

Caso a otite seja causada por bactérias, o uso de antibióticos também pode ser necessário. No entanto, só use antibióticos se houver prescrição médica, pois se a infecção for causada por um vírus, o antibiótico não surtirá nenhum efeito.

Além disso, tratamento complementar também pode contar com o uso de um descongestionante nasal se também houver queixa de congestão nasal e outros sintomas respiratórios.

Drenagem

Por fim, o médico pode fazer uma drenagem de líquido do ouvido médio ou então:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Recomendar uma solução otológica em gotas para pingar no ouvido;
  • Pedir para você fazer uma lavagem de ouvido.

De fato, os três métodos ajudam a remover a secreção e a cera endurecida no ouvido – eliminando assim o agente infeccioso.

Prevenção e dicas

Você pode evitar uma nova dor de ouvido seguindo algumas dicas simples, como por exemplo:

  1. Secar os ouvidos com uma toalha macia depois de usar a piscina ou logo após sair o banho;
  2. Não cutucar o ouvido com cotonete;
  3. Evitar soluções caseiras para lavar o ouvido sem orientação médica;
  4. Tratar infecções respiratórias para evitar o acúmulo de muco.

Caso sua otite dure mais do que 2 dias, apresente piora ou volte com frequência, converse então com o seu médico para entender a causa da infecção e tratá-la de forma eficiente.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sentiu uma dor de ouvido e descobriu que era otite? Comente então aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário