Calafrio – O que pode ser e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 15/06/2021

Muitas vezes, sentir um arrepio é sinal de frio. Mas há casos em que o calafrio indica um problema de saúde. Saiba então o que pode ser e o que fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

O calafrio é uma sensação que ocorre quando os músculos do corpo contraem e relaxam. De fato, isso tem um motivo muito claro: serve para gerar mais calor quando você está com frio. Veja também o que significa estar sempre com frio.

Além de ser comum ao se expor ao vento sem uma roupa adequada, o arrepio também pode surgir como uma resposta do corpo a uma infecção ou doença.

O que pode ser o calafrio

homem com calafrio

É mais comum sentir calafrio quando você está com frio ou com febre. Mas esse sintoma também pode ter outros significados.

Certamente, é provável que você tenha sintomas adicionais quando o calafrio quer demonstrar um problema de saúde, como por exemplo:

  • Tremor;
  • Palidez;
  • Febre;
  • Dores;
  • Fadiga.

Confira as possibilidades abaixo:

1. Gripe ou resfriado

Durante uma gripe ou resfriado, o corpo tenta aumentar a temperatura corporal. Além disso, o sistema imunológico está tentando eliminar o vírus que causou a infecção.

Tudo isso pode causar calafrios além de outros sintomas, como por exemplo:

  • Dor de garganta;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Fadiga muscular.

O que fazer

Em casos de gripe leve, vale a pena repousar e caprichar na hidratação do corpo. Assim, em poucos dias os sintomas desaparecem.

Mas, se houver suspeita de outras doenças como o coronavírus, é importante ir ao médico.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Infecções ou inflamações

Qualquer tipo de infecção pode causar arrepios no corpo. Isso vale para infecções como pneumonia, inflamação na garganta e infecção urinária, por exemplo.

É possível observar outros sintomas dependendo do tipo de infecção, que podem incluir:

  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Dor ou desconforto para urinar;
  • Tosse;
  • Dores em geral.

O que fazer

Ao suspeitar de uma infecção, é indispensável procurar um médico, pois dependendo do agente infeccioso, pode ser preciso usar antibióticos prescritos.

3. Hipoglicemia

Na hipoglicemia, os níveis de açúcar no sangue caem e começam a causar sintomas desagradáveis, como por exemplo:

O que fazer

Durante um episódio de hipoglicemia, é importante consumir alguma fonte de açúcar simples – isto é, que seja fácil de digerir – como por exemplo um suco, um doce ou um gel de carboidrato.

Em alguns casos, você terá que usar o hormônio glucagon na forma injetável para regular o açúcar no sangue.

A hipoglicemia pode ser perigosa, por isso é importante investigar e tratar a causa do problema. Assim, se você é diabético, é importante controlar a doença seguindo todas as orientações médicas.

4. Hipotireoidismo

Problemas de tireoide como o hipotireoidismo podem causar calafrios sem febre. A saber, a glândula tireoide produz um hormônio que ajuda a manter o corpo aquecido.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa forma, se a sua tireoide não estiver produzindo hormônios como deveria, é possível que seu corpo tenha dificuldade em se manter aquecido. Por isso, surgem os calafrios.

O que fazer

Antes de mais nada, é preciso fazer um exame de sangue para saber como está sua função tireoidiana. Se for detectado um problema, é possível tratar a condição com remédios prescritos por um médico.

Dicas para lidar com o calafrio

Se o seu calafrio não indica uma doença, você pode tratar dele em casa. Para isso, o primeiro passo é se proteger da sensação de frio e ajudar o seu corpo com o aumento da temperatura. Assim, coloque uma roupa mais adequada e veja se os calafrios passam.

Em caso de febre baixa, você não deve exagerar nas roupas de frio para não elevar ainda mais a temperatura do corpo. Dessa forma, o que você pode fazer é:

  1. Tomar um banho frio ou morno;
  2. Aplicar uma compressa morna ou fria na testa;
  3. Usar um antipirético para reduzir a febre, como por exemplo o paracetamol.

Porém, quando o seu calafrio vem acompanhado de outros sintomas que duram mais do que 2 dias, é fundamental procurar atendimento médico para avaliar a presença de infecção ou outro problema de saúde.

Fontes e referências adicionais

Você costuma sentir calafrios? Já notou em que momentos isso mais acontece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário