Propriedades dos Alimentos

Sorvete Faz Mal Para Gastrite?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Pode ser de morango, chocolate, menta, brigadeiro ou limão. Pode vir decorado com chocolate granulado, balinhas, pedacinhos de frutas ou caldas doces. Fato é que o sorvete é uma verdadeira delícia e faz uma companhia para lá de refrescante nos dias mais quentes do ano, não é mesmo?

Mas será que quem sofre com problemas estomacais pode consumir essa delícia tranquilamente? Ou será que sorvete faz mal para gastrite?

A gastrite

Antes de prosseguirmos para entender se o sorvete faz mal para gastrite, precisamos entender do que se trata essa doença.

A condição pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobater pylori.

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.

continua depois da publicidade

A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente se queixar de algum dos sintomas associados à gastrite.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

E então, será que o sorvete faz mal para gastrite?

Parte do tratamento da condição inclui cortar alimentos e bebidas como cafés, bebidas gaseificadas como os refrigerantes, comidas ácidas e comidas apimentadas, por exemplo.

continua depois da publicidade

Os pacientes diagnosticados com a gastrite devem evitar o consumo da maioria dos produtos laticínios, principalmente aqueles que possuem um alto teor de gordura como é o caso dos sorvetes.

O Centro Médico da Universidade de Maryland também aconselha que alimentos ricos em gorduras sejam evitados na dieta de um paciente diagnosticado com gastrite como parte do tratamento contra a condição e explica que estudos realizados com animais já mostraram que comidas abundantes em gorduras aumentam a inflamação no revestimento (parede) do estômago.

Além disso, a nutricionista funcional Orion Araújo afirmou que os leites e seus derivados, como o sorvete, além de outros alimentos como iogurte, queijos e manteiga, devem ser cortados da dieta quando aparece uma crise de gastrite.

A nutricionista disse que eles não devem ser evitados somente durante a crise, mas também nos casos em que o paciente apresenta quadros de dor com bastante frequência.

O alergista e pediatra Justin Greiwe também aconselha a pessoa a dar uma pausa no consumo de alimentos oleosos e gordurosos por alguns dias enquanto estiver sofrendo com a gastrite.

continua depois da publicidade

O leite

Algumas receitas de sorvete levam o leite e, de acordo com informações do Dr. Axe, antigamente os médicos aconselhavam os seus pacientes com gastrite e úlcera a tomar leite como forma de revestir o estômago e auxiliar a bloquear os efeitos dos ácidos.

Entretanto, a página informou que hoje em dia essa recomendação não é mais vista como algo que pode ajudar.

Pelo contrário, atualmente especialistas acreditam que o cálcio e os aminoácidos (proteínas) da bebida podem estimular a liberação de uma produção maior de ácido e, portanto, agravar os sintomas da gastrite, esclareceu o Dr. Axe.

O leite e seus derivados jamais devem ser consumidos como forma de amenizar a dor gástrica porque ainda que ocorra uma melhora imediata em decorrência da chegada do alimento no estômago, o que acontece logo na sequência é o agravamento da gastrite.

Em conversa com a publicação, a nutricionista Amanda Epifânio afirmou que graças ao fato de ser preparado à base de leite e ser abundante em gorduras, os sorvetes agravam um quadro de gastrite.

continua depois da publicidade

O açúcar

O sorvete é um doce e, portanto, costuma trazer o açúcar em sua composição. O açúcar é um ingrediente de digestão rápida, que pode provocar o desconforto gástrico. Portanto, esse ponto de vista também suporta a ideia de que o sorvete faz mal para gastrite.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o sorvete faz mal para gastrite? Possui essa condição de saúde? Tem costume de tomar sorvete? Comente abaixo!

4 de 5 (18 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Boa noite,eu tenho pangastrite e o sorvete me ajuda muito quando estou com dor e queimação, não sei o que fazer, já fui em alguns médicos,mas todos receitam omeprazol,esomeprazol,mas nenhum deles resolvem. Tenho medo de meu problema se agravar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite Dra!
    Eu tenho pangastrite e tomo sorvete, por que alivia bastante quando estou com queimação,dor e azia,devo parar?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá.
    Tenho problemas no estomago a 1 ano, Fui diagnosticado com a bacteria Helicobater pylori fiz a medicação de amitóticos por 2 vezes, na endoscopia fui também diagnosticado por gastrite.
    O que mas me incomoda e a falta de ar que tenho sentido, muito cansaço e quando carrego ate sacos de compras sinto uma preção no estomago ate ao andar por 15 ou 20 minutos fico com muita falta de ar e respiração afagante.
    O que posso fazer sobre isso.

    Obrigado ...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite!!! Costumo sim a consumir sorvetes . Tive uma crise de gastrite semana passada e agora estou numa dieta equilibrada ,mas porém queria saber se uma semana depois dessa crise já posso consumir o sorvete ou melhor evitar por algum tempo e, que quanto tempo devo ? Além disso queria saber se posso comer carne vermelha tipo lombinho ,patinho e coxão mole ou duro ,pois tem menos gorduras ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gastrite da .febre??

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa tarde Quando tomo sorvete minha barriga fica inchada e fico encomodada será q o sorvete faz mal?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fui diaginosticado com pricincipio de gastrite , o devo fazer na minha alimentação

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Isso dependerá do seu nível de gastrite.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite