Sorvete Faz Mal Para Gastrite?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Pode ser de morango, chocolate, menta, brigadeiro ou limão. Pode vir decorado com chocolate granulado, balinhas, pedacinhos de frutas ou caldas doces. Fato é que o sorvete é uma verdadeira delícia e faz uma companhia para lá de refrescante nos dias mais quentes do ano, não é mesmo?

Mas será que quem sofre com problemas estomacais pode consumir essa delícia tranquilamente? Ou será que sorvete faz mal para gastrite?

A gastrite

Antes de prosseguirmos para entender se o sorvete faz mal para gastrite, precisamos entender do que se trata essa doença.

A condição pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobater pylori.

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.

A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente se queixar de algum dos sintomas associados à gastrite.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

E então, será que o sorvete faz mal para gastrite?

Parte do tratamento da condição inclui cortar alimentos e bebidas como cafés, bebidas gaseificadas como os refrigerantes, comidas ácidas e comidas apimentadas, por exemplo.

Os pacientes diagnosticados com a gastrite devem evitar o consumo da maioria dos produtos laticínios, principalmente aqueles que possuem um alto teor de gordura como é o caso dos sorvetes.

O Centro Médico da Universidade de Maryland também aconselha que alimentos ricos em gorduras sejam evitados na dieta de um paciente diagnosticado com gastrite como parte do tratamento contra a condição e explica que estudos realizados com animais já mostraram que comidas abundantes em gorduras aumentam a inflamação no revestimento (parede) do estômago.

Além disso, a nutricionista funcional Orion Araújo afirmou que os leites e seus derivados, como o sorvete, além de outros alimentos como iogurte, queijos e manteiga, devem ser cortados da dieta quando aparece uma crise de gastrite.

A nutricionista disse que eles não devem ser evitados somente durante a crise, mas também nos casos em que o paciente apresenta quadros de dor com bastante frequência.

O alergista e pediatra Justin Greiwe também aconselha a pessoa a dar uma pausa no consumo de alimentos oleosos e gordurosos por alguns dias enquanto estiver sofrendo com a gastrite.

O leite

Algumas receitas de sorvete levam o leite e, de acordo com informações do Dr. Axe, antigamente os médicos aconselhavam os seus pacientes com gastrite e úlcera a tomar leite como forma de revestir o estômago e auxiliar a bloquear os efeitos dos ácidos.

Entretanto, a página informou que hoje em dia essa recomendação não é mais vista como algo que pode ajudar.

Pelo contrário, atualmente especialistas acreditam que o cálcio e os aminoácidos (proteínas) da bebida podem estimular a liberação de uma produção maior de ácido e, portanto, agravar os sintomas da gastrite, esclareceu o Dr. Axe.

O leite e seus derivados jamais devem ser consumidos como forma de amenizar a dor gástrica porque ainda que ocorra uma melhora imediata em decorrência da chegada do alimento no estômago, o que acontece logo na sequência é o agravamento da gastrite.

Em conversa com a publicação, a nutricionista Amanda Epifânio afirmou que graças ao fato de ser preparado à base de leite e ser abundante em gorduras, os sorvetes agravam um quadro de gastrite.

O açúcar

O sorvete é um doce e, portanto, costuma trazer o açúcar em sua composição. O açúcar é um ingrediente de digestão rápida, que pode provocar o desconforto gástrico. Portanto, esse ponto de vista também suporta a ideia de que o sorvete faz mal para gastrite.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o sorvete faz mal para gastrite? Possui essa condição de saúde? Tem costume de tomar sorvete? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Sorvete Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Boa noite!!! Costumo sim a consumir sorvetes . Tive uma crise de gastrite semana passada e agora estou numa dieta equilibrada ,mas porém queria saber se uma semana depois dessa crise já posso consumir o sorvete ou melhor evitar por algum tempo e, que quanto tempo devo ? Além disso queria saber se posso comer carne vermelha tipo lombinho ,patinho e coxão mole ou duro ,pois tem menos gorduras ?

  2. Boa tarde Quando tomo sorvete minha barriga fica inchada e fico encomodada será q o sorvete faz mal?