Leite Faz Mal Para Gastrite?

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

De acordo com informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), o Brasil foi o quinto país que mais consumiu leite no mundo ano de 2013, com uma ingestão de 12 mil toneladas fluidas em todo o país.

Conforme os mesmos dados, o país campeão no consumo de leite em 2013 foi a Índia, com a ingestão 54 mil toneladas. Já o consumo total de leite em todo o planeta ficou em aproximadamente 177,55 toneladas.

Fonte de cálcio e geralmente fortificado com vitamina D, o leite de vaca costuma ser associado ao efeito de beneficiar a saúde dos ossos, já que esses nutrientes atuam justamente neste sentido. Mas será que é todo mundo que pode tomar leite? Por exemplo, será que o leite faz mal para gastrite? Muitas pessoas que estão com este problema ficam na dúvida se o leite ajuda ou atrapalha a condição. Vamos analisar isso agora, então.

O leite faz mal para gastrite?

Pessoas com intolerância à lactose não podem consumir o leite de vaca porque não conseguem digerir a substância que está presente na bebida e é conhecida como o açúcar do leite. É também encontrada em outros produtos lácteos.

Mas como saber se o leite faz mal para gastrite? O primeiro passo para entender isso é saber melhor do que se trata essa condição. Estamos falando de uma doença caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago.

A gastrite pode ser aguda – cuja duração é de pouco tempo – ou crônica – quando a condição persiste durante meses e até mesmo anos. A origem da doença pode estar associada a uma bactéria chamada Helicobacter pylori, a vírus, parasitas, fungos ou ao refluxo da bile para dentro do estômago.

O que acontece é que a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece. Com isso, os sucos digestivos produzidos pelo estômago danificam o tecido de revestimento do órgão. Está bem, mas você já deve estar se perguntando onde é que o leite entra nisso tudo, não é mesmo?

Parte do tratamento para a gastrite consiste em evitar o consumo de alimentos que possam causar ainda mais irritação ao estômago. Bebidas ácidas causam irritação e itens ricos em gorduras aumentam a inflamação no revestimento estomacal e, portanto, devem ser evitadas, conforme informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.

O leite faz mal para gastrite e entra na lista de alimentos que devem ter o seu consumo limitado ou evitado devido ao fato de especialistas acreditarem que o cálcio e os aminoácidos encontrados na bebida estimulam a produção de ácido e, consequentemente, fazem com que o quadro da doença seja agravado.

Uma curiosidade sobre a relação entre o leite e a gastrite é que durante anos os médicos costumavam dizer aos seus pacientes diagnosticados com gastrite e úlcera para tomar leite como forma de revestir o estômago e auxiliar a bloquear os efeitos dos ácidos.

No entanto, tal crença já caiu por terra, e atualmente acredita-se que a bebida não deve ser utilizada como maneira de aliviar a dor gástrica. Isso porque, ainda que ela cause uma melhora instantânea, o leite também traz, logo em seguida, um agravamento da gastrite. 

Dica: um pequeno teste 

Uma recomendação que serve para o consumo do chamado leite bruto (não pasteurizado) por parte dos indivíduos diagnosticados com gastrite é fazer um pequeno e simples teste com o produto. Funciona assim: ingira a bebida e veja como o seu organismo reage e se acontece ou não um crescimento nos sintomas da condição.

Caso os sintomas não aumentem, isso é sinal de que o leite bruto (não pasteurizado) pode ser consumido, porém, com moderação e sem exageros, obviamente. O mesmo teste pode ser feito com produtos laticínios como iogurte e kefir.

Entretanto, antes de fazer o teste, converse com o seu médico se ele é apropriado para o seu caso e pergunte a ele a respeito de uma porção diária ou semanal de leite que você pode consumir sem que sejam causados problemas ao quadro da doença.

Outros alimentos que devem ser evitados por quem tem gastrite 

Assim como o leite faz mal para gastrite, há um lista de outros alimentos que as pessoas diagnosticadas com a condição devem evitar também:

  • Leite com chocolate;
  • Chocolate quente de cacau;
  • Qualquer bebida com cafeína;
  • Café descafeinado;
  • Chá de hortelã;
  • Chá preto;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Sucos cítricos;
  • Frutas cítricas;
  • Pimenta-do-reino;
  • Sementes de mostarda;
  • Noz-moscada;
  • Alimentos com corantes e conservantes;
  • Gomas de mascar;
  • Pimenta chili;
  • Produtos laticínios feitos à base de leite integral;
  • Chocolate;
  • Queijos picantes ou com tempero forte;
  • Embutidos como salame, salsicha e mortadela;
  • Linguiça;
  • Bacon;
  • Carne vermelha;
  • Outros alimentos apimentados;
  • Tomate;
  • Comidas processadas e refinadas como pães, macarrão, produtos com açúcar adicionado, alimentos com gorduras trans, óleos vegetais refinados, frituras e produtos laticínios pasteurizados;
  • Produtos à base de tomate como molhos de tomate, massas de tomate ou sucos de tomate.

Caso já tenha sido diagnosticado com a doença, converse com seu médico para conhecer as recomendações completas de como uma alimentação para gastrite deve ser e siga integralmente o tratamento indicado por ele.

Entre os sintomas da gastrite, encontram-se: a indigestão, a queimação, a azia, o vômito (inclusive com sangue), a náusea, a perda de apetite e as fezes escuras.

E se você já experimentou um ou mais dos sintomas da condição, mas ainda não verificou se a possui ou não, consulte seu médico o mais rápido possível para receber o diagnóstico e dar início ao tratamento adequado, caso seja necessário.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o leite faz mal para gastrite? Possui essa condição de saúde que precisa de um tratamento na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

19 comentários em “Leite Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Ora viva, eu nunca fui diagnosticado com gastrite, pois, tenho sintomas alternados de queimadura no estômago, dor aguda na joca fo estômago, náuseas e por vezes diarreias, isto quando consumo productos feitos com amendoim e coco, por vezes saladas e refresco com gás e até leite fresgo por vezes, será GASTRITE? Devo eliminar esses alimentos na minha dieta?

    • Eu nunca vi dizer que pão faz mal, nem o leite e contra indicação. Discordo de muita viu, faço tratamento da H pilory e o que sei o pão revisti o estômago. Gordura e frutas cítricas sim, são perigosos.

  2. Bom dia.Eu sinto muitas dores ao tomar água gelada e algum tipo de alimento quente .Ontem vomitei muito após tomar leite.Eu adoro leite ,o que eu faço?

  3. Eu estou com com a bactéria no estomago gostaria de saber quais temperos devo usar na comida e se posso tomar leite em pó e quais frutas deve comer

  4. Boa noite, fiz uma endoscopia e deu que eu estou com a bactéria, comecei a tomar o Pyloritrat os primeiros dias foram horríveis mas consegui toma,agora estou tomado o lansoprazol mas ainda continuo passado muito mau tipo do no estômago, perda de apetite, enjôos gostaria de saber se isso é normal?

    • Antes de tomar qualquer remédio é importante consultar um médico para que ele avalie o caso e indique o melhor tratamento.

  5. Ola , eu estou curando minha gastrite depois de quase 15 anos sofrendo com isso com boldo amassado na agua pela manha e á tardinha . Apenas 1 folhinha de manha e 1 á tarde ! Nem eu msm acreditava , mas vale a pena ! Pode fazer 1 caneca e fazer mais fraco tmb !!! Bjs espero q tenha ajudado !!! Olha quem sofre de pressao alta nao deve abusar nao .

  6. Minha endoscopia deu “Gastrite aguda leve”. queria saber algum metodo natural de tratar .? Sinto muita queimacao

  7. Para quem estudo química no segundo grau. Quando vc combina uma substância ácida com uma substância alcálica irá produzir uma reação química denominada NEUTRALIZAÇÃO, que é levar o ph para 7, que é o PH neutro. Nesta reação química serão produzidos: água, saia, GÁS e CALOR.
    Dentro do estômago existe uma substância ácida, que é o ÁCIDO CLORÍDRICO (HCl),sendo que o leite é uma substância ALCALINA.
    Desta forma, o gás irá expandir o estômago, forçando suas paredes, e aumentando o sangramento.
    O calor irá queimar as paredes do estômago, provocando novas lesões.
    O melhor é beber ÁGUA, pois vc irá diluir o suco gástrico, transformando o HCl em um ácido fraco.

  8. Boa tarde, gostaria de saber se quem tem gastrite e hernia de hiato, pode tomar leite desnatado zero lactose e iorgute desnatado?e se pode comer pães integrais e bolachas integrais…

    • sim vc pode tomar leite sem lactose e comer os pães integrais ,eu mudei tudo ,não tomo mas leite de vaça,nem como mais pão refinado ou açúcar refinado troquei pela mascavo,NUNCA MAIS SENTI dor ou queimação,?e nunca mais precisei tomar remedios para o estomago ,boa sorte☺