Propriedades dos Alimentos

Suco de Batata para Gastrite Funciona?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A gastrite é uma condição que afeta o estômago e é caracterizada pela inflamação do revestimento que protege o órgão. Enquanto a versão aguda da doença envolve uma inflamação repentina e severa, a gastrite crônica trata-se de uma inflamação de longo prazo que pode durar anos, caso não seja tratada.

Existe ainda a versão erosiva da doença, que não costuma causar muito inflamação, porém, pode provocar sangramento e úlceras no revestimento do estômago.

A gastrite é desenvolvida pelo enfraquecimento desse revestimento, que permite que os sucos digestivos causem dano a ele e o inflamem. Quando uma pessoa já tem essa estrutura danificada ou fina, seu risco de desenvolver a doença é maior.

Além disso, também pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori. Há ainda alguns fatores de risco para a doença como: abuso de bebidas alcoólicas, uso rotineiro de remédios anti-inflamatórios não esteroides, uso de cocaína ou tabaco, estresse causado por lesão doença ou cirurgia, distúrbios autoimunes, problemas digestivos e infecções virais.

O suco de batata para gastrite funciona?

Uma vez que a doença for diagnosticada pelo médico, é fundamental seguir todas as recomendações passadas pelo médico referente ao tratamento. Ainda assim, pode ser que ao ouvir que uma receita ou outra pode ajudar em relação ao quadro da doença, alguém pode se animar.

continua depois da publicidade

No entanto, antes de aderir à receita em questão, precisamos verificar se ela realmente funciona. Por exemplo, vamos tentar descobrir se o suco de batata para gastrite é realmente benéfico?

O suco de batata pode ajudar um quadro de gastrite no sentido de amenizar sintomas que podem estar associados à doença. A bebida pode contribuir com o tratamento da condição devido ao fato de possuir propriedades desacidificantes.

Uma das estratégias que podem ajudar na recuperação e facilitar o tratamento de um quadro de gastrite é justamente o controle da produção de ácidos no estômago, o que auxilia o processo de digestão e diminui o desconforto causado pela condição.

O suco de batata para gastrite funciona porque a bebida diminui as sensações de dor, queimação e azia, além de reduzir a acidez do estômago.

continua depois da publicidade

A recomendação da nutricionista consiste em ingerir o suco de batata para gastrite (puro) quando estiver ainda em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da doença.

Por sua vez, juntar o suco de duas batatas cruas médias com 100 g de cenoura e um pouco de água, levando os ingredientes para serem batidos no liquidificador, também contribui com o alívio das dores da gastrite. A receita elimina a queimação e diminui a dor.

Cuidados importantes

As informações acima não afirmam que de fato o suco de batata é a cura ou solução para gastrite, mas que a receita pode simplesmente contribuir com o tratamento através da amenização dos sintomas.

Então, nada de pensar que a bebida vai sarar a doença e que você não precisará mais se dedicar ao tratamento. Pelo contrário, com ou sem suco de batata, quem tem a condição não pode deixar de seguir as recomendações passadas pelo médico em relação ao uso de medicamentos, características da alimentação e demais estratégias do tratamento.

Para se certificar de que o suco de batata realmente pode ajudar no seu caso, aconselhamos também que você cheque com o médico responsável pelo seu tratamento se a bebida ou qualquer outra receita que você queira usar para lidar com a condição realmente é benéfica para você e não poderá acarretar em prejuízos para a sua saúde.

continua depois da publicidade

Como saber se tenho gastrite?

É possível que um indivíduo tenha gastrite e não saiba disso. Isso porque não são todas as pessoas que possuem a condição que têm sintomas perceptíveis.

Por isso, é necessário ter o hábito de fazer check-ups regulares com o médico de sua confiança para se certificar de que está tudo correto com a saúde do organismo e que não contraiu a gastrite ou qualquer outro tipo de doença.

Entretanto, o fato de nem todo mundo que tem a gastrite apresentar sintomas não indica que nenhuma pessoa possa sentir os sinais da condição.

Entre os sintomas aparentes da doença, podemos citar: náusea, vômito (que pode vir com sangue ou uma substância parecida com as borras de café), sentir-se empanturrado na região superior do abdômen, principalmente depois de se alimentar, indigestão e fezes escuras.

Como fazer

1. Receota de suco de batata para gastrite

continua depois da publicidade

Ingredientes: 

  • Batata;
  • Ralador.

Modo de preparo:

Descascar a batata e passá-la por um ralador fino, como aquele que é utilizado para o queijo ralado, por exemplo; Na sequência, espremer toda a batata ralada em um tecido e passá-la em um coador fino. Por meio disso, será obtido um caldo fino que deve ser consumido puro.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar no suco de batata para gastrite? Sofre com os sintomas da condição frequentemente? Pretende experimentá-lo? Comente abaixo!

3.8 de 5 (95 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou Tomando tem 2 dias em jejum diminuíram os sintomas muito rápido estou amando!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Dica. Para ser mais rapido eu corto a batata em pedaços pequeninos,meto num recepiente e coloco um pouco de leite para ralar melhor, na varinha magica ,depois passo no coador, mexe e bebo,tenho tido bons resultados .Jose

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olha eu tinha um problema seríssimo de estômago, comecei a tomar o suco da batata doce três vezes ao dia, estou me sentindo muito bem..
    Até meu sistema imunológico melhorou faz muito tempo que não adoeço mai, agora estou comendo de tudo e não sinto nada mais...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Há três anos meu cunhado foi muito mal ao hospital com muitas dores no estômago e vomitando sangue,pois neste mesmo dia havia tomado bastante Coca-cola e segundo ele foi o que mais agravou.Foi entao que começou a tomar este suco de batatinha por apenas um mês ele garante que foi curado, nunca mais sentiu sintomas algum da gastrite.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu tenho úlcera duodenal .
    Estava sentindo muita dor e não queria tomar omeprazol.Já tinha ouvido falar disso, então a noite pedi minha mãe para preparar, pois eu não conseguia de tanta dor. Eu tomei com sem coar mesmo. Acordei pela manhã sem dor nenhuma. Não senti dor o dia inteiro. Eu fiquei impressionada. Hj é meu segundo dia. Vou ingerir em jejum por uma semana.
    Outra coisa, a fome tb vai embora.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Por favor, tirem minha dúvida... é batata doce ou batata inglesa??

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Com que frequência devo tomar esse suco?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Alguém sabe SE bater no liquidificador a batata e tomar o suco sem coar nada. tem algum problema?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Sinto falta de ar quando estou em crise de gastrite isso e normal .posso tomar o suco da batata se estiver sentino isso antes de dormi?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu recomendo a batata crua passada no liquidificador 2 batatas pequenas,somente duas,vcs vão ver que santo remédio melhora e muito!eu tomava sempre em jejum durante 2semanas e funcionou!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite