Suco de batata

Suco de Batata para Gastrite Funciona?

A gastrite é uma condição que afeta o estômago e é caracterizada pela inflamação do revestimento que protege o órgão. Enquanto a versão aguda da doença envolve uma inflamação repentina e severa, a gastrite crônica trata-se de uma inflamação de longo prazo que pode durar anos, caso não seja tratada.

Existe ainda a versão erosiva da doença, que não costuma causar muito inflamação, porém, pode provocar sangramento e úlceras no revestimento do estômago.

A gastrite é desenvolvida pelo enfraquecimento desse revestimento, que permite que os sucos digestivos causem dano a ele e o inflamem. Quando uma pessoa já tem essa estrutura danificada ou fina, seu risco de desenvolver a doença é maior.

Além disso, também pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori. Há ainda alguns fatores de risco para a doença como: abuso de bebidas alcoólicas, uso rotineiro de remédios anti-inflamatórios não esteroides, uso de cocaína ou tabaco, estresse causado por lesão doença ou cirurgia, distúrbios autoimunes, problemas digestivos e infecções virais.

O suco de batata para gastrite funciona? 

Uma vez que a doença for diagnosticada pelo médico, é fundamental seguir todas as recomendações passadas pelo médico referente ao tratamento. Ainda assim, pode ser que ao ouvir que uma receita ou outra pode ajudar em relação ao quadro da doença, alguém pode se animar.

No entanto, antes de aderir à receita em questão, precisamos verificar se ela realmente funciona. Por exemplo, vamos tentar descobrir se o suco de batata para gastrite é realmente benéfico?

O suco de batata pode ajudar um quadro de gastrite no sentido de amenizar sintomas que podem estar associados à doença. A bebida pode contribuir com o tratamento da condição devido ao fato de possuir propriedades desacidificantes.

Uma das estratégias que podem ajudar na recuperação e facilitar o tratamento de um quadro de gastrite é justamente o controle da produção de ácidos no estômago, o que auxilia o processo de digestão e diminui o desconforto causado pela condição.

Já segundo a nutricionista Tatiana Zanin, o suco de batata para gastrite funciona porque a bebida diminui as sensações de dor, queimação e azia, além de reduzir a acidez do estômago.

A recomendação da nutricionista consiste em ingerir o suco de batata para gastrite (puro) quando estiver ainda em jejum, 30 minutos antes das principais refeições ou sempre que sentir os sintomas da doença.

Por sua vez, juntar o suco de duas batatas cruas médias com 100 g de cenoura e um pouco de água, levando os ingredientes para serem batidos no liquidificador, também contribui com o alívio das dores da gastrite. A receita elimina a queimação e diminui a dor.

Cuidados importantes 

As informações acima não afirmam que de fato o suco de batata é a cura ou solução para gastrite, mas que a receita pode simplesmente contribuir com o tratamento através da amenização dos sintomas.

Então, nada de pensar que a bebida vai sarar a doença e que você não precisará mais se dedicar ao tratamento. Pelo contrário, com ou sem suco de batata, quem tem a condição não pode deixar de seguir as recomendações passadas pelo médico em relação ao uso de medicamentos, características da alimentação e demais estratégias do tratamento.

Para se certificar de que o suco de batata realmente pode ajudar no seu caso, aconselhamos também que você cheque com o médico responsável pelo seu tratamento se a bebida ou qualquer outra receita que você queira usar para lidar com a condição realmente é benéfica para você e não poderá acarretar em prejuízos para a sua saúde.

Como saber se tenho gastrite?

É possível que um indivíduo tenha gastrite e não saiba disso. Isso porque não são todas as pessoas que possuem a condição que têm sintomas perceptíveis.

Por isso, é necessário ter o hábito de fazer check-ups regulares com o médico de sua confiança para se certificar de que está tudo correto com a saúde do organismo e que não contraiu a gastrite ou qualquer outro tipo de doença.

Entretanto, o fato de nem todo mundo que tem a gastrite apresentar sintomas não indica que nenhuma pessoa possa sentir os sinais da condição.

Entre os sintomas aparentes da doença, podemos citar: náusea, vômito (que pode vir com sangue ou uma substância parecida com as borras de café), sentir-se empanturrado na região superior do abdômen, principalmente depois de se alimentar, indigestão e fezes escuras.

Como fazer

1. Receota de suco de batata para gastrite

Ingredientes: 

  • Batata;
  • Ralador.

Modo de preparo:

Descascar a batata e passá-la por um ralador fino, como aquele que é utilizado para o queijo ralado, por exemplo; Na sequência, espremer toda a batata ralada em um tecido e passá-la em um coador fino. Por meio disso, será obtido um caldo fino que deve ser consumido puro.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar no suco de batata para gastrite? Sofre com os sintomas da condição frequentemente? Pretende experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (64 votos, média: 3,70 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

39 comentários

  1. Meu nome é Patricia eu tenho gastrite é refluxo gástrico eu já fui no médico fiz exame mais só que a doutora passou só Omeprazol é não falou nada nem uma nutricionista eu não sei o que faço eu tomo leite as mingua , pão, no almoço arroz, macarrão ovo, mortadela. Na merenda da tarde biscoito de morango às doces
    Sintomas que eu sinto enjoo fico nervosa o que eu faço pra melhora os sintomas

    • Você mudou a sua dieta após começar a tomar o remédio?

    • Patrícia, o omeprazol é um remédio muito controverso. Existem vários estudos que mostram que ele tem diversos efeitos coleterais, dentre eles a demência. O melhor remédio atualmente é o lansoprazol, que é uma variância daquele sem tais efeitos coleterais. Aconselho você a procurar uma segunda opinião médica.

    • olha eu tb tenho o mesmo problema e nao uso o omeprasol pelo facto de eu sentir muita dor de cabeça e este e um dos efeitos secundarios.mas uma dica nao usa fritos , o leite nao e aconselhavel para nos ,ou seja voçe vai ter que eliminar tudo o que e derivado a leite,mas podes comer iogurte natural.tens que comer pao integral ,nao podes consumir frutas sitricas tipo o morango ,a laranja pq produzem gasses,evita comer o maximo macarrao e produtos elatados,diminua a quantidade de arros ,e usa muita verdura e frutas ,como o maça a banana etc ,eu sou de cabo verde e como aqui conseguir um nutriciomista e dificil eu pesquizei ,so podes melhorar o teu quadro ,cuidando da su alimentaçao ,e hoje me sinto mais melhor ,tambem nao podes beber bebidas espirituosas e bebidas com gases

  2. Sofro de gastrite a aproximadamente 3anos faço consultas e o médico me receita omeprazol , n fala da dieta alimentar,e sempre que tomo refeições tais como arroz , feijão, batata cozida , e mais..fico sem saber quais as comidas que não posso comer..peço ajuda.

    • vc deve evitar alimentos industrializados e frutas citricas como limão, maracujá, laranja pois contribuem para corrosão do estômago, evite leite, cafe, feijão, chocolate e açúcar em excesso. Aposte numa alimentação saudavel e consuma sucos de batata, manga etc e em chás de erva cidreira, camomila, caroço de abacate e hortelã. Abraço!

      • Atenção que o sumo de limão é óptimo para a gastrite, pois apesar de ser ácido no exterior, em contacto com o estômago torna-se alcalino. Tomar o sumo de um limão em jejum.

  3. É muito difícil tratar a gastrite. Mesmo com dieta vc não consegue se curar totalmente! Um deslize na alimentação, e todos os sintomas como azia, empachamento e dor voltam tudo outra vez. É muito triste vc não poder comer nada e o pior é que nem os medicamentos curam a gastrite! Melhoram um tempo e dps volta tudo outra vez! 😔

    • Batata ou suco de batata crua sem casca curam, mas se você parar de usar alimentos saudáveis e usar muitos q. não são, é claro q. vão causar doenças de novo. Se curou, não volta, acontece q. as doenças não vem por acaso, elas se formam ou se repetem, mas não voltam sem motivos.
      ESPERO TER SIDO CLARA E ÚTIL! SAÚDE E TUDO DE BOM!

    • Vc tem toda razão, sofro de queimação, azia e enjoo há anos. Já fui em vários médicos, já fiz várias endoscopias e em 2016 fiz até uma cirurgia para curar refluxo. E ainda não fiquei curada, é triste mesmo! Tantos remédios, restrições alimentares, as vezes eu fico cansada.

      • Também fiz a cirurgia para curar o refluxo e não resolveu. Tenho gastrite crônica. A última endoscopia acusou gastrite erosiva leve, mas tenho muita azia.

  4. Estou sentindo queimacao na regiao do abdomen,queria saber se pode ser gastrite ou ulcera ?

  5. Eu acho q estou com gastrite..sinto dor , náuseas, sensação de estômago cheio, tenho gases arrotos mas ao contrário do q disse aí em cima não estou detectando escuro, ta como se fosse diarréia.. comecei a tomar gastrogel. Se eu só comer a batata crua sem espremer tbm funciona? Eu não aguento mais. Já tem uns dias q eu to assim.

  6. bom dia, tenho gastrite oque eu não posso comer exatamente?

  7. Tomei o suco da batata e amei…
    recomendo .. bati a batata com três pedaços de melão e um pouquinho de água .. coa e bebe em seguida já estou no 2° dia fazendo e não estou sentindo absolutamente nada..
    Resultado fantástico !!

  8. Roberto Lopes Borges

    EU TENHO OS MESMOS PROBLEMAS QUE A MAIORIA DOS RELATOS OBSERVADOS AQUI, E VOU DIZER UMA COISA A VOCÊS O SUCO DE BATATA É SENSACIONAL! RECOMENDO EXPERIMENTEM E DEPOIS DEIXEM O RELATO, PELO MENOS PRA MIM DEU MUITO RESULTADO, DESDE QUE COMECEI A UTILIZAR O SUCO DE BATATA, NÃO SENTI MAIS AQUELAS HORRÍVEIS SENSAÇÕES DE AZIA ( SÓ QUEM TEM AZIA SABE COMO É HORRÍVEL) RESULTADO FANTÁSTICO, DEUS É MARAVILHOSO UMA RECEITA SIMPLES, E AO ALCANCE DE TODOS, MAS IMPORTANTE DIZER; NÃO ADIANTA CONTINUAR COMENDO O QUE SABEMOS QUE NOS FAZ MAL OK! UM ABRAÇO A TODOS!

  9. Tive gastrite a dez anos atrás e sofri muito,mas o o remédio foi o suco da batata ralada e dia da em um pano limpo,sem nenhuma mistura,e hj como de tudo,se eu quiser ,mas mesmo assim evito algumas coisas ,como a pimenta é o tempero baiano…,posso dizer que pra eu valeu apena,eu tomava pela manha ,a tarde e a noite.

  10. A batata é maravilhosa, minha tia que deu a dica é eu aderi, minha tia foi diagnosticada com gastrite porém na época ela acabou não comprando o remédio e viu que a batata poderia funcionar, ela tomou batata durante 30 dias e quando ela voltou no médico ela não tinha mais gastrite… obviamente que ela evitou muitas comidas, principalmente as ácidas, as que têm muita gordura e as com pimentas… agora eu tenho gastrite e comecei a tomar batata faz uns 3 dias, já melhorei, as ânsias já diminuíram e eu irei continuar tomando e fazendo uma dieta, tem que tomar por pelo menos 30 dias mesmo se os sintomas desaparecem antes!!!! Isso é bem importante porque os sintomas irão desaparecer antes, como umas 1-2 semanas tomando o suco porém precisa ser pelo menos 30 dias. Eu só bato no mixer e dou uma cuada e tomo… super recomendo, pois é natural e barato.

  11. Será si poder ser qualquer batata

  12. O suco da batata é cicatrizante. Tomei durante um tempo e me fez muito bem, recomendo.

  13. inaziete Maria Cardoso de Oliveira

    Bom dia este realmente funciona, fiz pro meu marido durante um mês, nunca mais sentiu dor no estômago. Agora estou fazendo pra minha filha espero obter o mesmo resultado obrigada.

  14. Eu estou em fase de cicatrização de úlcera. E Agora estou tomando a batata em jejum.. Recomendo pra vcs que sente esses mesmo problemas eu estou mim sentido muito bem! Obrigado meu Deus

  15. Posso bater a batata com um pouco de água coar e bebe posso coar na peneira ou só serve no pano?

  16. Tenho gastrite e hpilloren, a médica passou esogastro por 14 dias e ospmeprazil por 56 dias, já tomei e o sintoma ñ desapareceu, estou preocupada , a dor nunca foi forte, mais me preocupa!

  17. Boa Tarde,
    Minha gastrite não doi, apenas fico arrotando o dia inteiro, o medico me passou Lanzoprazol, porem mesmo assim não passa. Tentei tomar suco de batata vomitei tudo e horrivel. Alguma dica alguem ? Sem suco de bata pela mor de Deus

  18. minha gastrite também naõ dói o estômago, é só enjoo arrotos acompanhados d tonturas e mal estar ,até perda de peso,

  19. eu depois que tive diarreia é vômito nunca mais meu estômago foi o mesmo meu abdômen ficou inchado fui ao médico ele passou um remédio que serve para gastrite e não consigo nem trabalhar com o abdomem endurecido e não consigo nem aperta o abdômen pelo o encomodo esse suco de batata pode ajudar em alguma coisa ?
    e também tive perda de peso e tomei omeprazol e não deu muito certo e o médico da upa mudou o medicamento esse suco de batata pode ajudar e mim auxiliar nesse meu mau está ?

  20. O suco de batata crua mesmo? Até onde eu sei a batata crua é venenosa, principalmente as batatas que ainda estão verde, se alguém for se arriscar nessa receita não tome qualquer parte verde.. ja que pode ser fatal, basta fazer uma simples pesquisa que se encontra essa informação, como algo tão importante acredito que isso deveria ser mencionado nesse tipo de artigo.

  21. Eu tava mto mal do estomago, nao tava comendo nada, perdi mtos quilos, mto enjoo, falta de apetite, tomei Lansoprazol e nao adiantou mto, dai uma amiga me falou da batata, e o jeito q fazia pq eu tava batendo no liquidificador e tem q ser ralada e coada em um pano limpo, eu bebi por um mes direto, de manha em jejum e a noite, acaei de beber na terça-feira onde fez um mes, e to me sentindo mto bem, nao desistam gnt q a cura vem.

  22. Eu recomendo a batata crua passada no liquidificador 2 batatas pequenas,somente duas,vcs vão ver que santo remédio melhora e muito!eu tomava sempre em jejum durante 2semanas e funcionou!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*