O fígado é um órgão extremamente importante, e é responsável por muitas funções, como a metabolização de medicamentos e a desintoxicação do organismo, que podem ficar comprometidas pela presença de gordura nele, um problema chamado esteatose hepática.
A razão mais comum para o desenvolvimento de gordura no fígado é a obesidade – a chance de indivíduos obesos desenvolverem a condição é 75% maior.
Embora uma dieta gordurosa e ganho de peso possam ser os maiores culpados, diabetes (ou resistência à insulina), hiperlipidemia (muitos lipídios no sangue) e abuso de álcool podem aumentar as chances.
Um estudo de 2016 publicado no periódico científico Hepatology estimou que a gordura no fígado está afetando cada vez mais pessoas e que a doença hepática gordurosa afeta aproximadamente 25% da população mundial.
Então, vamos conhecer a seguir todos os sintomas de gordura no fígado, para que você possa tomar providências com relação a isso e evitar complicações.
A esteatose hepática, ou gordura no fígado, é o acúmulo de gorduras no interior do órgão. Ela pode ser dividida em dois tipos:
E, de acordo com o Ministério da Saúde, o problema ainda pode ser dividido em graus, de acordo com a gravidade.
Essa classificação é feita através de exames de imagem, que mostram a quantidade de gordura acumulada no fígado.
Embora não haja uma causa exata para a gordura no fígado, alguns fatores podem influenciar o seu desenvolvimento, como:
Quando está em um grau leve, o acúmulo de gordura no fígado não causa sintomas. Mas, conforme a doença evolui, alguns sintomas começam a aparecer, como veremos a seguir.
Esse é um sintoma bem inespecífico, que pode ocorrer em vários problemas de saúde. Mas ele também é bastante comum quando há um acúmulo de gordura no fígado.
Boa parte das doenças que afetam o fígado podem causar icterícia, que é a coloração a amarelada da pele e dos olhos.
Ela ocorre pelo acúmulo de uma substância chamada bilirrubina, que tem uma cor alaranjada. E esse acúmulo acontece porque fígado não é mais capaz de excretá-la como antes.
Outro efeito desse acúmulo de bilirrubina no corpo é a modificação da cor da urina, que fica bastante escura.
Normalmente a bilirrubina é excretada nas fezes pelo fígado. E quando há um problema hepático, como a esteatose em grau avançado, essa excreção não ocorre normalmente.
Assim, as fezes ficam com uma coloração mais clara que o normal, ou até mesmo com tons de cinza.
O aumento do volume abdominal pode ser um dos sintomas de gordura no fígado em estágio avançado. Ele ocorre tanto pelo aumento do volume do fígado, quanto pelo acúmulo de líquidos, chamado de ascite.
A ascite leva a um abdômen aumentado e duro, e um umbigo que parece empurrado para fora, por conta da retenção de líquidos.
Além disso, o inchaço do abdômen pode causar dor e desconforto, e as vezes até mesmo dificuldade para respirar, dependendo do grau.
O acúmulo de gordura no fígado, quando não tratado, pode afetar o funcionamento do órgão. E uma das mais graves consequências é a cirrose, que ocorre quando o fígado é gravemente lesionado.
Além disso, o mau funcionamento do fígado pode ocasionar outros problemas de saúde , como:
Não existe um tratamento específico para o excesso de gordura no fígado. Mas existem formas de melhorar e mesmo reverter o quadro.
De forma geral o tratamento envolve evitar os fatores de risco, como o sobrepeso, consumo de álcool e o sedentarismo. E apenas em graus mais avançados é necessário o uso de medicamentos.
Além disso, existem algumas maneiras naturais de tentar minimizar a gordura nesse órgão tão importante para o corpo humano. Portanto não deixe de conferir os 12 chás para gordura no fígado que são rápidos, práticos e muito fáceis de se fazer.
E também existem outras maneiras naturais de cuidar da gordura no fígado. Uma delas é fazer uma boa dieta. Conheça a melhor dieta para tratar a gordura no fígado e todos os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.
Cuidar da sua alimentação é uma das melhores formas de evitar essas complicações. Algumas dicas úteis são:
Assista abaixo a vídeos sobre os sintomas de gordura no fígado e os melhores alimentos para o órgão:
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Gente pelo amor de deus alguém me auda, estou com muito medo de ter isso, eu não sei pra onde correr, não tenho condições pra pagar um médico particular , é o hospitais públicos aqui o pedido de ultrassom demora uma eterbidade, eu não sei mais é eu estou com o quadro agravando, já não tenho paciência pra fazer nada.
Tenho dores abdominais e uma perda muscular fora do normal.
Tonturas frequentes também pode ser um sintoma?
Tonturas podem estar ligadas à fadiga. Concentre-se nessas dicas: https://www.mundoboaforma.com.br/gordura-no-figado-o-que-e-e-como-diminuir/
Tenho esteatose de grau elevado, sinto pontadas quando como doce ou carne de porco, o que mais me incomoda, é a barriga inchada, já não sei mais o que fazer, sou uma eterna gestante de tanto que me perguntam, devido o tamanho da minha barriga.
Bom dia, ao decorrer da madrugada minha barriga dói muito, são dores fortes, vou no banheiro umas duas vezes na madrugada e passo o dia do mesmo jeito, com dor na barriga e diarréia, meu xixi últimamente esta mais escuro assim como o cÔcô, isso acontece quando tomo algo que contém leite, ou quando como pão e até quando como doce. O que pode ser?
Gordura no fígado não é causada por gordura não. É causada por execesso de carboidratos e açúcares.
Também esto com gordura no fígado o meu médico me receitou um medicamento,mais tenho ânsia de vômito e só eu me alimenta que vem a volta de e muito ruim
Descobri que tenho gordura no fígado, o dobro da referência do exame, e o médico passou FORFIG por 04 meses mas após 7 dias de remédio passei a ter muito enjôo e enxaqueca constante...o que faço?...paro de tomar o remédio ou continuo passando mal mesmo?
Olá IAci, volte ao seu médico e diga que os remédios estão desconfortáveis para você.
Tinha 97 quilos, a dois meses fiz consulta de medicina natural foi diagnosticada com nódulos no fígado. É grave?
Descobri a gordura no fígado por acaso investigando gastrite, por causa das dores que sentia no lado direito da barriga. Fiz ultrassom do abdômem total e descobrir que estava no grau 1. Fiz aeróbico, reduzi o consumo de carboidratos e tomei bastante água e chá verde com composto de ervas (Herbalife), que já reduziu bastaste a gordura, e eliminei 7 quilos de abril a outubro. E hj busco cuidar da alimentação de forma saudável e continuo eliminando peso pra n voltar a gordura no fígado e n engordar. Aprendi a mim alimentar e hj trabalho com nutrição alimentar Herbalife e tenho melhorado minha disposição a cada dia. Aconselho a procura de um médico ao menor sintoma, e n achar bobagem ou ouvir conselhos de colegas de tome isso ou aquilo. Façam exames, busquem o diagnóstico correto e façam o que é orientado. Sua saúde agradece. Jesus abençoe vcs!!!
estou com dor do lado direito no adbome, as x vai e volta se eu como pouco ou fico sem comer some, se eu comer bastante volta, bebo bastante agua e suco de limao, minhas fezes estao com uma cor normal urina normal tb, ja tive hepatite com 15 anos, não bebo, hoje tenho 43 anos, uma saude boa , mas essa dor vai e volta...