A Melhor Dieta Para Gordura no Fígado – Aprenda Como Tratar

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Gordura no fígado é “o acúmulo de excesso de gordura nas células do fígado.” De Acordo com a American Liver Foundation (Fundação Hepática Americana), um dos maiores fatores de risco para gordura no fígado é a obesidade, que é causada por um excesso no consumo de calorias. Outros fatores de risco incluem diabetes, colesterol ou triglicérides alto, abuso de álcool, cirurgia de redução de estômago, certos medicamentos e desnutrição. Não há nenhuma definição médica de como tratar gordura no fígado, mas perder peso pode ajudar a prevenir e tratá-la. Aprenda aqui a melhor dieta para gordura no fígado.

Frutas e Vegetais

Frutas e vegetais oferecem vários nutrientes valiosos, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune do corpo e evitam infecções e doenças. A Fundação Hepática Americana sugere uma dieta para gordura no fígado rica em frutas e vegetais, para reduzir os sintomas.

Frutas e vegetais são ricos em nutrientes e contêm poucas calorias, características que ajudam a apoiar um controle de peso saudável, que também pode ajudar a prevenir ou tratar a gordura no fígado. Incorpore uma variedade de frutas frescas e coloridas regularmente para os melhores resultados. Frutas e vegetais particularmente ricos em antioxidantes incluem mirtilo, cereja, framboesa, laranja, toranja, mamão papaia, tomate, espinafre, brócolis, couve, folhas de mostarda e pimentão. 

Grãos Integrais

Grãos integrais oferecem vitaminas, minerais, antioxidantes, e fibra alimentar. A ingestão de grãos integrais está associada a um risco reduzido de doença cardíaca, diabetes e outras condições sérias. Alimentos com um índice glicêmico alto, ou aqueles que afetam os níveis de açúcar no sangue drasticamente, podem exacerbar sintomas de gordura no fígado, enquanto uma dieta rica em alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a prevenir ou tratar a doença.

Grãos integrais são pouco glicêmicos e fontes nutritivas de carboidratos. Se você tem, ou tem risco de ter gordura no fígado, substitua alimentos com carboidratos processados, como pão branco, cereais açucarados e lanches processados, que oferecem pouco valor nutricional e podem prejudicar os níveis de açúcar no sangue. Escolhas valiosas de cereais integrais incluem aveia, triquilho, espelta, cevada, arroz integral ou selvagem e centeio. Incorpore uma variedade de cereais integrais na sua dieta e colha muitos benefícios.

Gorduras Insaturadas

Gorduras insaturadas, como aquelas encontradas nas castanhas, sementes e óleos vegetais, promovem a saúde cardíaca, funcionamento cerebral e bem estar físico geral quando consumidas nas quantidades adequadas. Gorduras saturadas e trans, comumente encontradas em alimentos fritos, carne vermelha e laticínios integrais, aumentam o risco de doenças e podem ser prejudiciais para aqueles com gordura no fígado, de acordo com a edição de setembro de 2012 do “American Journal of Physiology” (Revista Americana de Fisiologia).

Escolhas de gorduras saudáveis para uma dieta para gordura no fígado incluem azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, abacate e sementes. Ômega 3, uma gordura essencial que o corpo não produz, é encontrado no salmão, atum, pescada, sardinha, nozes e óleo de canola. Incorpore uma variedade de fontes de gorduras saudáveis na sua dieta para colher muitos benefícios. As gorduras alimentares ajudam na absorção de nutrientes, portanto ingira-as com refeições nutritivas que incluem vegetais, frutas e/ou grãos inteiros para aumentar os benefícios.

Proteína e Laticínios

As melhores proteínas para ajudarem com o controle e perda de peso são de fontes magras, como aves, ovos, soja, carnes magras, peixe, frutos do mar, feijão e legumes. Excesso de gordura e calorias pode ser reduzido removendo toda a gordura visível e a pele de carnes e aves antes de cozinhar e usando métodos saudáveis de cozimento, como grelhar, cozinhar no vapor, assar. Os laticínios mais saudáveis incluem leites, queijos e iogurtes semi desnatados ou desnatados.

Alimentos com Pouco Colesterol

Colesterol é um tipo de gordura encontrada em produtos animais. Uma reportagem na edição de agosto de 2011 do “World Journal of Gastroenterology” (Revista Mundial de Gastroenterologia), recomenda uma dieta para gordura no fígado com poucas gorduras saturadas e trans. Alimentos ricos em gorduras ômega, como peixes, azeite de oliva e castanha são recomendados para ajudar a tratar gordura no fígado. A reportagem também recomenda alimentos com poucos açúcares simples e xarope de milho.

Bebidas Não Alcoólicas

Álcool estressa o fígado e é ligado a doenças hepáticas. De acordo com o Centro Médico Pacífico na Califórnia, apenas uma garrafa de cerveja ou uma taça de vinho pode contribuir para gordura no fígado. A Fundação Hepática Americana encoraja indivíduos com gordura no fígado a evitarem álcool. Exemplos de bebidas não alcoólicas incluem água, suco, refrigerante, chá, café, isotônicos e leite.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já passou ou está passando pelo problema de gordura no fígado? Quais alimentos lhe foram recomendados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário

62 comentários em “A Melhor Dieta Para Gordura no Fígado – Aprenda Como Tratar”

  1. Tenho 51 anos, no exame deu utrason deu esteatose hepática leve, o médico passou steaton, faz 30 dias que tomo ainda que sinto dores na região do abdome e nas costas, fraqueza, e tontura e fezes amarelas, tirei só as gorduras, mas ainda estou comendo batata e macaxeira, e frutas tipo laranja, mamão, manga, banana… e maça….. continua ainda doendo, mas não fiz uma TC. estou com medo que doença feia. há bebia muito… eu !!

  2. Boa tarde!Gostaria de saber qual a melhor dieta para perder gordura no figado,assim como a melhor para isso.Vou passar a praticar 1 hora na passadeira de manha as 10h ou tarde.

  3. Fui diagnosticada com gordura no fígado grau 3 há 1 ano atrás, meu gastro foi tão severo comigo que disse que se eu não mudasse meus hábitos, iria me transplantar pq eu já estava quase com cirrose, ok… em 2 meses e meio perdi 10 quilos! acabaram minhas dores, fraqueza, e tudo mais.. refiz o exame e abaixou um grau, agora estou com gordura moderada grau 2.. porém, como me senti bem melhor, voltei a comer algumas besteiras, conclusão: engordei 5 quilos e as dores voltaram, não como antes, mas voltaram… recomecei esta semana, e já estou me sentindo muito melhor… se querem saber, a forma é a seguinte: meu gastro disse que não seria necessário exercício, mas, me proibiu de quase tudo, CORTEI: doces (apenas sem açúcar ou 80% amargo DE VEZ EM QUANDO), refrigerantes, sucos tanto naturais quanto artificiais, frituras (como apenas grelhados e cozidos com azeite), farinha, massas e álcool.. como tudo integral, verduras, frutas, legumes, muita água e caminhada de vez em quando… sopa, apenas caldos, como de abóbora, cenoura, desse tipo… ou seja, não é fácil! mas é pela nossa saúde e claro, vc se olhar no espelho e ver que conseguiu eliminar muito peso, faz toda a diferença! Ah, e uma coisa que meu gastro disse e que levo comigo: A CADA 1 QUILO PERDIDO, ELIMINA-SE 30% DE GORDURA!!! Tem noção? É muita coisa!! Comer bem, para viver melhor…

    • Gostaria de saber melhor sobre sua dieta o que comia no café? Meia fatia de pão integral pode ? Crepioca pode ?

      • Elizandra, vou te passar exatamente como eu fiz.
        Café: 3 fatias de pão integral com margarina BECEL, um copo de chá com açúcar normal.
        lanche: uma fruta ou 3/4 torradas ou bolacha de agua e sal, integral sempre!
        Almoço: arroz integral com caldo do feijão (comia feijão mesmo 2x por semana), uma proteína e muita salada, verdura ou legumes.
        lanche: uma fruta
        Jantar: Caldos, vitamina de frutas com leite desnatado, frutas mesmo, mandioca cozida…
        Foi isso… não passei fome, mas passei muita vontade.
        Quando queria um doce, comia sem açúcar e quando saía comia comida normal em qualquer restaurante e de sobremesa sempre pedia aquele frozen com frutas.
        Espero ter ajudado.

  4. Minha mãe tem 81 anos e esta com gordura no fígado nível 1 e preciso de ajuda para poder cuidar dela.Ela também tem diabetes e preciso fazer um cardápoio certo para ela comer

  5. Ola Patricia boa noite.
    Vou falar um poco
    fiz duas cirurgia uma a retirada de um rim esquerdo
    depois. De um ano fiz outra cirurgia da visicula..
    Engordei 13 quilos
    Por ultimo fiz uma ultra som do abdómen
    deu gordura no figado
    ..porisso estou aqui preciso da sua ajuda
    Muito obrigada

  6. Bom dia Patrícia eu tambem fui diagnosticada com gordura no fígado. Se vc puder me ajudar e me enviar sua dieta vou agradecer imensamente. Obrigada Lena Sousa . Meu e-mail lena-sapeca@hotmail.com

  7. Boa noite meu nome e pricilla passei mal fui ao médico fiz exames .oldois médicos mim disse que estou com gordura fígado .pediu um ultra do abdômen .o que devo comer até passar por uma nutricionista

  8. Olá, estou lendo os comentários e me identificando com tal situação.
    Fui diagnosticada a uma semana com gordura no fígado (grupo III) sendo que o grupo 4 é o mais sério de todos e considerado cirrose. Não sou de beber, apenas socialmente, mas sou obesa e sedentária e isso acarretou o grau III.
    Procuro por ajuda relacionada ao cardápio alimentar para que possa eliminar essa gordura e ter uma vida mais saudável. Por conta mudei a minha alimentação e estou me sentindo melhor já eliminei 6 kg e as dores abdominais estão passando graças a Deus.
    Se alguém puder me enviar o cardápio ficarei imensamente agradecida!
    E-mail: jê_2005_diniz@hotmail.com

    Deus abençoe a todos e espero que essa enfermidade seja passageira e que todos tenham uma saúde excelente. Bjs

  9. Olá a todos, descobrir tmbm que estou com gordura no fígado. Tava pensando em fazer um grupo whats pra trocar assuntos relacionados a gordura no fígado. O que acham?
    Quem quiser pode me mandar telefone pelo email que vou add todos. ffabianaffreitass@gmail.com

    • Também tenho e a médica receitou lie carbono sem remédio mas preciso emagrecer 6 kg também. Me passa a dica, por favor. Meu telefone whatsapp 27999024691

  10. meu esposo esta com gordura no fígado e calculo renal e fico na duvida da a alimentação me de dicas de como consiliar essas dietas.

  11. estou com esteatose hepatica moderada, mas em tratamento.passei tão mal com dores no fígado, minhas fezes bem claras, colesterol bom tá até um pouxo baixo, trigliceridio otimo, enfim tudp bom.estou em tratamento para elevar meu colesterol bom para taxa normal, e outros sintomas, mas cheguei a tempo de fazer uma ultrasonagrfia e começar meu tratamento.meus exames de sangue deram todos otimos, não tenho diabéte.tirei carne vermelha e so como diariamente peito de frango que ,asso no forno eletrico com sal e orégano.pode usar temperos a vontade, como alho e salsa e etc.f. como bastante salada de verduras e legumes,mas não uso batata, batata doce e nem inhame.passei somente a usar azeite com menos de 0,5 de acidez pra baixo.óleo de tipo nenhum, nem canola, girassol e etc…tirei açucar e doces, uso somente adoçante e qdo.queo comr algo doce compro geleia diet. para comer com torradas integrais.pão somente o integral. to caminhando todos os dias e sinto que to bem, perdi alguns quilos, mas meu tratamento inicial são de 3 meses e faz somente 1 mes que iniciei.to confiante e seguindo respeitosamente minha dieta.

  12. Venho sentindo muitas tonteira e vertigem nos últimos meses. Meus exames acusaram nivel de triglicerideos alto. Fiz outro exame e fui diagnosticada com um pouco de gordura no fígado. Que devo fazer? Me ajudem. Quero saber se tapioca, cuscuz, ou similares não tem carboidratos para que possa substituir pelo pão que adoro. Tenho 69 anos. Também estou com sobrepeso. Obrigada.

  13. Estou em tratamento sobre gordura no fígado.
    Meu colesterol e triglicerideos estão altíssimos e minha circunferência abdominal esta 100 nao sou gorda peso 66 klos mas tenho muita dor abdominal e tem dia que fico muito inchada.Os medicos só sabe dizer nao beber nada alcoólica e fazer regime e exercícios.
    Mas estou muito preocupada estou fazendo tdo certo e não sinto melhoras nenhuma. Quais os exames que realmente tenho que fazer para saber a verdadeira causa do meu inchaço e dor no abdômen.
    Por favor me responda por email.
    Muito Obrigada.
    Kimguimaelena@gmail.com

  14. Bom dia , meu nome é Afonso sou moçambicano e tenho 50 anos sinto ligeiras dores no lado lateral direito do meu abdômen e os médicos diagnosticaram fígado gordo. Apenas proibiram o consumo de bebidas alcoólicas e não sugeriram qual deve ser a minha dieta. peço ajuda. Qual deve ser a minha dieta e estilo de vida

  15. Boa noite !!Tenho esteatose no grau3 ,diabete,colesterol ,triglicérides,preciso de uma ajuda na minha dieta .Será q poderia me ajudar ?Obrigada