12 Chás para Gordura no Fígado – Melhores Opções e Dicas!

Especialista:
atualizado em 21/07/2020

Chá de boldo, chá de raiz de chicória e chá de hortelã-pimenta: conheça as opções de chás para gordura no fígado e cuidados!

Hábitos ruins e uma dieta desequilibrada podem levar ao acúmulo de gordura no fígado, o que pode ser muito prejudicial para a saúde. Essa presença de gordura no fígado é chamada de esteatose hepática ou fígado gorduroso e existem dois tipos de manifestação: a doença hepática gordurosa não alcoólica e a doença hepática gordurosa alcoólica.

Obesidade, resistência à insulina, ingestão elevada de carboidratos refinados, problemas na saúde intestinal e o consumo abusivo de álcool, no caso da vertente alcoólica da esteatose hepática, são as principais causas por trás do desenvolvimento de gordura no fígado.

Quem tem a doença diagnosticada precisa seguir todas as recomendações de tratamento indicados pelo médico, mas existem alguns chás para gordura no fígado que também podem ajudar a lidar com o problema.

Aproveite para conferir no vídeo da nossa nutricionista uma receita especial de chá para gordura no fígado:

Chás para gordura no fígado

1. Chá verde

Um estudo publicado em 2008 no Journal of Nutrition mostrou que a epigalocatequina-3-galato (EGCG), composto presente no chá verde, pode gerar uma redução da inflamação no fígado e a reversão da doença hepática gordurosa. Quando o tratamento foi prolongado por um período de 16 semanas, os benefícios foram maiores.

Segundo a University of Maryland Medical Center nos EUA, uma xícara de chá verde contém de 50 a 150 miligramas de polifenóis. Apesar de não existir uma dose padrão recomendada, a University of Maryland indica que é possível beber de 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente para observar os benefícios do chá verde, mas sem abusar da quantidade.

2. Chá de dente-de-leão

O chá de dente-de-leão é um dos melhores chás para gordura no fígado. Essa planta ajuda a eliminar as toxinas e a regular a presença de gordura no fígado. Ela atua regulando os níveis de colesterol, o que favorece a saúde do coração e evita mais acúmulo de gordura no fígado danificado.

A indicação é beber o chá até duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e à noite logo após as refeições principais para obter os melhores resultados.

3. Chá de boldo

O boldo é conhecido popularmente como uma planta boa para o fígado. Ele facilita e regula a secreção da bile (fluído produzido pelo fígado) e auxilia a eliminação da gordura do fígado. É indicado beber no máximo três xícaras de chá de boldo por dia antes das refeições principais.

4. Chá de cardo de leite

O chá de cardo de leite, cardo mariano ou silimarina é conhecido como bom para remover toxinas acumuladas no organismo e regular a presença de gordura no fígado. Estudos sugerem que o cardo de leite sozinho ou em combinação com a vitamina E pode ajudar a reduzir a resistência à insulina, a inflamação e os danos no fígado de pessoas com esteatose hepática.

É indicado tomar até três xícaras por dia do chá, entretanto, o seu uso deve ser evitado por gestantes, mulheres que amamentam, diabéticos e hipertensos.

5. Chá de alcachofra

A alcachofra é um diurético natural e a promessa é que ele ajuda a reduzir a absorção de gordura pelo organismo, contribuindo para a saúde do fígado. É recomendado beber até três xícaras do seu chá ao dia.

6. Chá de limão

O limão apresenta diversos nutrientes e substâncias antioxidantes benéficas para a nossa saúde. É indicado tomar uma xícara grande de chá de limão todas as manhãs.

7. Chá de casca de borotutu

Esse é um dos chás para gordura no fígado mais poderosos em relação à limpeza do órgão e ao suporte ao funcionamento do sistema digestivo. Ele também é útil para tratar cólicas e icterícia.

Acredita-se que os componentes antioxidantes do chá ajudam a proteger as células do fígado de mais danos, auxiliando uma recuperação mais rápida do órgão durante o tratamento da esteatose hepática. Para preparar o chá, é recomendado usar uma colher de sopa da casca seca para cada litro de água fervente e deixar em infusão por cerca de 3 minutos.

8. Chá de quebra pedra

Durante muitos séculos os povos indígenas da Amazônia usaram o chá de quebra-pedra para ajudar o organismo a se livrar de toxinas do fígado, da vesícula biliar e até de pedras nos rins. Além disso, acredita-se que o chá de quebra-pedra acalma o fígado inflamado e estimula a eliminação de gordura e de possíveis substâncias tóxicas no órgão.

O chá de quebra pedra pode ser preparado usando um punhado de folhas secas da planta para cada litro de água quente. Em seguida, basta deixar em infusão por cerca de 10 minutos e coar.

9. Chá de celidônia

Os povos da antiga Grécia e da Roma consideravam a celidônia uma das ervas mais poderosas para promover a limpeza do fígado. Acredita-se que a celidônia seja benéfica para o fígado e outros órgãos que o seu chá ajude a estimular a produção de enzimas no pâncreas, a eliminar toxinas presentes no fígado, a estimular a produção de bile, a aliviar espasmos na vesícula biliar e a melhorar a função do fígado como um todo.

10. Chá de raiz de chicória

A raiz de chicória é outra erva medicinal com propriedades para limpar o fígado. Segundo a medicina tradicional e alguns estudos, as folhas e a raiz da chicória podem ser usadas para auxiliar o tratamento de várias doenças no fígado, incluindo a esteatose hepática.

Para preparar esse chá, coloque 1 colher de chá de raiz de chicória seca em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos.

11. Chá de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma espécie de hortelã que ajuda a estimular o fluxo biliar e a relaxar os canais biliares, ajudando na quebra de moléculas de gordura. Além disso, a planta é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim, o que facilita o trabalho do fígado na eliminação de toxinas.

12. Chá de berberina

O chá de berberina é útil para pessoas que sofrem com gordura no fígado: um estudo de quatro meses com 184 pessoas com esteatose hepática observou que o grupo que tomou um suplemento de berberina até três vezes por dia durante as refeições apresentou uma redução de 52% na gordura do fígado e melhoraram a sensibilidade à insulina.

O chá de berberina deve ser tomado antes das refeições. É possível preparar o chá através do extrato na forma de pó encontrado em lojas de produtos naturais.

Outros chás para gordura no fígado

Outros chás que podem auxiliar uma pessoa com esteatose hepática a reduzir o processo inflamatório e a eliminar ou prevenir o acúmulo de gordura no órgão incluem: o chá oolong, o chá de cúrcuma, o chá de raiz de doca amarela, chá de ispagula e chá de feno-grego.

Dicas e cuidados

Além dos chás para gordura no fígado, há alguns suplementos e vitaminas que também podem ajudar a reduzir e diminuir a progressão da doença. É o caso do ômega 3, por exemplo, que pode melhorar a saúde do fígado de pessoas com esteatose hepática.

Outros hábitos como se exercitar e manter uma dieta saudável facilitam o tratamento de uma pessoa com esteatose hepática e ajudam a perder gordura de forma mais rápida e efetiva, evitando a progressão da doença. Além disso, é importante incluir gorduras monoinsaturadas saudáveis, proteínas de boa qualidade e fibras dietéticas na dieta.

Não há como garantir que beber um desses chás para gordura no fígado vá curar a esteatose hepática ou até mesmo seja seguro para todas as pessoas. Cada quadro da doença tem suas particularidades e o tratamento mais adequado é aquele indicado pelo médico. Assim, você realmente só deve usar chás para gordura no fígado após consultar o médico.

Vídeo bônus:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou alguns destes chás para gordura no fígado? Obteve bons resultados de redução ou reversão da condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “12 Chás para Gordura no Fígado – Melhores Opções e Dicas!”