Gravidez

Abacaxi na gravidez faz bem? Grávida pode comer abacaxi?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Dentre todos os mitos e conselhos que surgem com relação aos efeitos dos alimentos na saúde das pessoas, existe aquele que diz que comer abacaxi na gravidez fará com que a mulher entre em trabalho de parto, ou até mesmo corra o risco de sofrer um aborto espontâneo.

Será que é verdade mesmo ou comer abacaxi na gravidez faz bem? Antes de pensar em tirar de vez essa deliciosa fruta da sua dieta por 9 meses, saiba que comer abacaxi na gravidez é uma escolha segura e saudável e que essa relação com um possível aborto espontâneo não passa de um mito, pois não há qualquer evidência científica que sustente essa ideia.

Bromelina e a gravidez

O abacaxi contém bromelina (ou bromelaína), que é um tipo de enzima que atua na quebra de proteínas e outros nutrientes, favorecendo assim a digestão. Existem alguns suplementos de bromelina no mercado que não são recomendados para o uso durante a gravidez, já que podem levar a um sangramento anormal.

Porém, a bromelina está presente em grande quantidade no eixo central do abacaxi, mas na polpa, que é o que as pessoas normalmente consomem, há muito pouco. A quantidade de bromelina em uma única porção de abacaxi não é capaz de afetar a gravidez.

Abacaxi como parte de uma dieta saudável na gravidez

A dieta ideal de uma mulher grávida, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é composta por alimentos dos cinco grupos seguintes:

continua depois da publicidade
  1. Grãos;
  2. Legumes;
  3. Laticínios;
  4. Frutas;
  5. Proteína como aves, carne, ovos, feijão e peixe.

Alimentos desses grupos ajudam a fornecer ao bebê muitas vitaminas e minerais que ele precisa para crescer e se desenvolver.

Além disso, para que a futura mamãe se sinta bem e permaneça saudável durante a gravidez, é preciso consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, além de cuidar da hidratação. E dentre as frutas, o abacaxi é uma boa alternativa.

Benefícios do abacaxi na gravidez

Quando consumido na quantidade certa, o abacaxi tem muito a oferecer às mulheres grávidas, e alguns dos benefícios para a saúde ao consumir essa fruta são:

  1. Anticoagulante natural: A bromelina é um anticoagulante natural do sangue que pode ajudar a reduzir a pressão arterial em mulheres grávidas e também prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
  2. Aroma antiestresse: O aroma do abacaxi é conhecido por melhorar o humor e diminuir o estresse, o que pode ajudar também a prevenir a depressão e ansiedade que muitas mulheres grávidas sentem.
  3. Ajuda a eliminar as bactérias intestinais: A bromelina presente na fruta não é razão para muitas mulheres a evitarem, já que, quando consumida sem exageros, ela ajuda a eliminar as bactérias do intestino e também a reparar danos no trato gastrointestinal.
  4. Produção de glóbulos vermelhos: A vitamina B6 presente nessa fruta promove a produção de glóbulos vermelhos, evitando assim a anemia. Ela também ajuda a produzir anticorpos e aumentar a energia, além de aliviar os enjoos matinais.
  5. Uma fruta rica em vitamina C: Uma xícara de abacaxi pode fornecer 80 a 85 mg de vitamina C, que atende às necessidades diárias durante a gravidez. Estas vitaminas ajudam a aumentar a imunidade no organismo e também previnem e reparam os danos celulares. A vitamina C também ajuda na produção de colágeno, uma proteína estrutural responsável pelo crescimento da pele, tendões, ossos e cartilagem do bebê.
  6. Retenção de líquido e inchaço: Esses sintomas são comuns durante a gravidez, e o abacaxi possui um efeito diurético, que ajuda a remover o excesso de líquido do corpo.
  7. Fonte de ferro: O abacaxi é uma boa fonte de ferro que ajuda a produzir glóbulos vermelhos e aumenta a produção de ácido fólico, que é vital em mulheres grávidas pois previne deficiências congênitas em bebês.
  8. Manganês: O manganês é o que promove a saúde óssea e previne o risco de osteoporose.
  9. Varizes: As varizes são veias doentes, dilatadas, tortuosas e superficiais, que geralmente aparecem nos últimos 3 meses de gravidez, nas pernas e coxas, e podem causar dor e desconforto. A bromelina é conhecida por reduzir a formação de depósitos fibrosos nestas veias e diminuir o desconforto.
  10. Fibras alimentares: Elas evitam a constipação (prisão de ventre) durante a gravidez.

Como consumir abacaxi na gravidez

Uma xícara de abacaxi pode conter quase 100% da ingestão diária recomendada de vitamina C, além de ser uma fonte importante de cobre, folato, vitamina B6 (piridoxina), ferro, manganês e magnésio. Esses nutrientes são muito importantes para a saúde em geral da futura mamãe, bem como do bebê.

continua depois da publicidade

Veja algumas dicas de como incluir essa fruta em sua dieta:

  1. Coloque grandes pedaços em refeições com carnes e legumes;
  2. Faça-o assado;
  3. Misture abacaxi congelado em seu smoothie ou vitamina;
  4. Coloque pedaços desta fruta em seu iogurte;
  5. Coloque a fruta fresca em sua grelha para uma sobremesa saudável;
  6. Faça picolés de abacaxi.

Riscos de comer abacaxi na gravidez

É importante não exagerar no consumo do abacaxi, pois os ácidos desta fruta podem causar azia ou refluxo na gravidez em estômagos mais sensíveis. Portanto, o melhor mesmo é consumi-lo com moderação.

Existem algumas mulheres que podem apresentar sinais de alergia poucos minutos após consumir a fruta. Os sintomas de alergia incluem:

  • Inchaço e/ou coceira na boca;
  • Reações na pele;
  • Corrimento ou congestão nasal;
  • Asma.

Pessoas alérgicas ao látex ou pólen são mais suscetíveis a apresentar alergia também ao abacaxi.

Quando evitar o abacaxi

É melhor evitar o abacaxi nos seguintes casos:

continua depois da publicidade
  • Em casos de pressão arterial baixa, já que essa fruta é capaz de reduzir ainda mais a pressão;
  • Em casos de gravidez de alto risco, é melhor se precaver e evitar o abacaxi na gravidez;
  • Em casos de alergia ao pólen ou látex, já que existe uma relação com a alergia à fruta;
  • Em casos de diabetes gestacional, pois ele contém um alto teor de açúcar;
  • Durante o primeiro trimestre de gravidez, pois este é o momento que se deve evitar o consumo de bromelina.

Se você tiver boa saúde e uma gravidez saudável, poderá desfrutar desta fruta com toda segurança, mas se ainda estiver preocupada, fale com o seu médico e ele irá lhe fornecer mais informações sobre os alimentos indicados para o consumo durante a gravidez.

Vídeo

Você já ouviu falar que comer abacaxi na gravidez pode fazer mal? Tem o costume de comer esta fruta? Comente abaixo!

5 de 5 (6 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tantos benefícios, mas no primeiro trimestre tem que evitar e gravidez de alto risco deve evitar o consumo. Poderiam ter focado mais sobre esse assunto já que todos nós sabemos que a fruta tem muitos benefícios. Eu gostaria de saber sobre os riscos de de consumir na gravidez de alto risco.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Horas de leitura falando sobre os benefícios do abacaxi, para depois mencionar que deve ser evitado no primeiro trimestre. Poderiam ter começado por ali...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Concordo Michele.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu comia abacaxi todos os dias na início da minha gestação e tive início de aborto.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Nunca tinha visto falar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite