A batata doce faz mal para gastrite? Ou faz bem? Essa raiz é recomendada por médicos e nutricionistas, principalmente para quem quer melhorar a alimentação e ter um estilo de vida saudável.
Mas dúvidas sobre as suas propriedades nutricionais sempre surgem, e às vezes é difícil encontrar informações confiáveis.
Entretanto, sabe-se que a batata doce tem nutrientes que contribuem para tratar e amenizar os sintomas da gastrite, conforme você vai ver mais adiante.
Então, no decorrer do artigo vamos conhecer melhor os sintomas e as causas da gastrite, e descobrir os efeitos da batata doce no problema.
Veja também: Melhores alimentos para gastrite e dicas importantes
A gastrite é um problema que atinge muitas pessoas, principalmente quem tem uma rotina corrida e não consegue se alimentar direito.
O problema leva a uma inflamação nas paredes do estômago, e pode ser aguda, quando se desenvolve “de uma hora para outra”, ou crônica, quando vai agravando com o passar dos meses e anos.
Além disso, ela pode ser causada por uma série de fatores, como:
Veja mais: Gastrite tem cura? O que é, sintomas, remédio, o que comer e tratamento.
Independentemente da causa, os sintomas da gastrite são bem característicos, e incluem:
Mas, é importante lembrar que algumas pessoas não apresentam sintoma algum, o que faz com que o problema passe desapercebido por anos.
Agora que já conhecemos um pouco melhor a gastrite, vamos finalmente saber como pode ser a relação da doença com a batata doce.
De acordo com informações do Livestrong, o betacaroteno, nutriente presente na batata doce, contribui para a proteção do revestimento do esôfago e do estômago. Assim, alimentos que contenham esse composto podem ser bastante úteis no tratamento da gastrite e da esofagite.
Além disso, os antioxidantes presentes na batata doce, como o próprio betacaroteno e a vitamina C, ajudam o corpo a combater o estresse oxidativo, além de terem um efeito anti-inflamatório.
Por isso, quando somamos esses benefícios, podemos afirmar que a batata doce pode ser benéfica para pessoas que sofrem de gastrite e outros problemas gástricos.
Batatas fritas, sejam elas doces ou inglesas, são um acompanhamento saboroso para qualquer refeição.
Entretanto, o processo de fritura torna o alimento extremamente gorduroso, além de prejudicial para o estômago.
Por isso, para quem sofre de gastrite, é fundamental evitar frituras o máximo possível.
Veja também: Receitas fit com batata doce.
Agora que sabemos que a batata doce pode ajudar a tratar e a prevenir a gastrite, vamos agora aprender algumas formas de incluir essa raiz no seu dia a dia:
Apesar de não existirem evidências científicas de que o polvilho de batata doce realmente trata a gastrite, muitas pessoas relatam melhora dos sintomas quando começam a consumir o produto.
O seu preparo é bem simples, e pode ser feito em casa:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Outra receita que parece aliviar os problemas estomacais é o suco de batata doce:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Assista os vídeos a seguir e continue a aprender sobre a dieta para gastrite e a batata doce:
Veja Todos Comentários
A maioria das pessoas que postaram aqui o comentário disseram que faz mau ... e agora?
Ja tinha visto a propaganda porisso quero experimentar
Comia batata doce no café da manhã todos os dias, até que comecei a sentir queimação no estomago! Parei mais sinto falta, era meu alimentação preferido de manhã!
Olá sempre que como batata doce sinto logo queimação
Batata doce , pão francês,queijo de coalho, macaxeira faz mau para crastrite
Sempre que como batata doce sinto forte queimação no estômago e eu preciso dela na minha dieta pois é rica em carboidratos e minha meta e ganhar peso