Aeróbicos

Benefícios da Natação para boa forma e saúde – Como fazer

Publicado por
Francisco Santana

A natação é considerada um exercício completo, e seus benefícios não se limitam apenas ao condicionamento físico e ao auxílio na perda de peso.

Ela é uma ótima opção para quem tem alguns problemas de saúde, como asma e artrite, além de ajudar a fortalecer o corpo de uma forma que nenhum outro exercício consegue.

Vamos agora conhecer com mais detalhes os benefícios da natação para a saúde.

É um ótimo exercício para todas as idades

A natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que não tenham nenhuma contraindicação.

Tanto é que aulas de natação para bebês estão se tornando cada vez mais comuns, assim como aquelas direcionadas a idosos. Isso se justifica pelos benefícios para saúde, que podem ajudar no tratamento de diversos problemas, além de auxiliar a manter a saúde.

Sem impacto

É comum ouvirmos pessoas relatarem desconfortos e incômodos, principalmente nas articulações, no início da prática de exercícios físicos. Com a natação é diferente, pois, por ser praticada na água, o impacto sobre as articulações é praticamente nulo.

Esse benefício da natação a torna ideal para trabalhar músculos rígidos e articulações doloridas, principalmente para pessoas que lidam com sobrepeso e limitações físicas.

Artrite

A natação é muito recomendada para pessoas que sofrem com artrite, justamente pela falta de impacto sobre as articulações. Os exercícios e alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir para a queima de gordura.

O ideal para pessoas que sofrem com artrite é uma piscina aquecida, pois a água quente ajuda a relaxar os músculos, e distensionar as articulações rígidas.

Força e tônus muscular

A natação é uma ótima maneira de aumentar a força e o tônus muscular, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos, como a caminhada.

Isso acontece porque um nadador enfrenta a resistência oferecida pela água para se locomover, o que leva a um esforço muscular maior.

Trabalha todo o corpo e o torna mais flexível

Ao contrário dos aparelhos das academias, que tendem a isolar os exercícios a uma parte do corpo por vez, a natação trabalha todo o corpo simultaneamente.

Isso acontece através de uma ampla gama de movimentos que ajudam as articulações e ligamentos a se soltar e se tornar mais flexíveis.

Em um mesmo exercício na água você move braços, pernas e cabeça, e isso faz com que você alongue seu corpo de forma mais eficiente, sendo considerado um alongamento completo.

Controle de peso e queima calorias

A natação é um ótimo exercício para quem quer perder peso. E uma vez que não sobrecarrega as articulações, é indicada principalmente para quem está fora de forma e acima do peso, e precisa criar resistência física.

E como o corpo se esforça mais para se mover na água, a prática da natação queima mais calorias do que exercícios como caminhada por exemplo.

Melhora o estresse

Os exercícios em geral ajudam no controle do estresse, uma vez que o corpo libera uma substância chamada endorfina quando está em movimento. Essa substância gera uma sensação de bem estar e felicidade.

Além disso, o contato com a água ajuda a melhorar as tensões musculares causadas pelo estresse.

Melhora a saúde do trato respiratório

A natação já é indicada há muitos anos para quem tem problemas respiratórios. E essa indicação já foi confirmada por diversos estudos. Pesquisadores encontraram benefícios para pessoas asmáticas e com alergias respiratórias.

Além disso, outro estudo concluiu que a natação melhora a capacidade pulmonar de crianças com paralisia cerebral.

Melhor saúde do coração

Como a natação é uma opção de exercício aeróbico, ela serve para fortalecer o coração, levando a um melhor bombeamento, e fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

Além disso, como a natação melhora a parte respiratória, a tendência é que a saúde do coração também melhore, já que ele não precisa se esforçar mais para compensar a dificuldade dos pulmões.

Saiba como fazer

Especialmente para quem ainda não sabe nadar, o ideal é fazer as aulas de natação em uma academia de confiança, sob o acompanhamento e a instrução de um educador físico qualificado. Conheça dicas para ter melhores resultados no seu treino de natação para emagrecer.

Vale a pena também comparar com outros tipos de exercícios que podem promover benefícios parecidos. Por exemplo, veja por que nadar, pedalar ou correr. Além disso o que queima mais calorias: natação ou musculação?

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios da natação para a saúde e boa forma? Você é uma pessoa que gosta de nadar? Comente abaixo!

4.1 de 5
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Por conta de me exercitar muito forte adquiri inflamações nas articulações e alergia devido correr em pistas com pó de pedra. Então resolvi praticar a natação, pois; estou com 55 anos e acredito que quanto menos impacto melhor para minha qualidade de vida.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Bom dia. Sinto dores na coluna lombar, quadril e as vezes dor irradiada para membros inferiores. Tudo isso por conta de longos períodos pilotando moto e dirigindo carro. Preciso saber se vc mim indicaria natação ?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Bom dia Valmir!

        tbm tenho problema no quadril e coluna, mais depois que comecei a ir nadar quase todos os dias e fazendo fisioterapia, minhas dores do quadril e coluna estão sumindo consideravelmente, comecei a senti grande diminuição das dores na 5ª vez que nadei, hoje faz 2 meses que estou nadando quase todos os dias, to me sentindo muito bem. Humor melhorou, fisicamente to legal. Claro que ainda sinto um desconforto quadril e coluna, mais se pensar que uns 5 meses atras eu não conseguia andar sem sentir dor, Hoje sou outra pessoa. Comece a tentar nadar 500m cada vez que vc for e assim vai aumentando sua distancia. Voce vai se impressionar com sua melhora na dor.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Tive o mesmo problema há 4 anos. Consultei um ortopedista especialista em coluna e ele identificou o problema. Tenho algumas restrições para nadar.
        Assim, considero que é essencial consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • https://web.facebook.com/photo.php?fbid=227584354053921&set=a.110650675747290.21434.100004070735295&type=3&theater

    Adoro natação estou com problema no pé direito não posso correr achei muito bom me exercitar dessa forma pois não consigo deixar de me exercitar sou fissurada em esporte apenas não tive oportunidade na minha vida ...sou triste por isso ...mais me esforço muito .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Francisco Santana