Benefícios da Natação para boa forma e saúde – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

A natação é considerada um exercício completo, e seus benefícios não se limitam apenas ao condicionamento físico e ao auxílio na perda de peso.

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Ela é uma ótima opção para quem tem alguns problemas de saúde, como asma e artrite, além de ajudar a fortalecer o corpo de uma forma que nenhum outro exercício consegue.

Vamos agora conhecer com mais detalhes os benefícios da natação para a saúde.

mulher nadando

É um ótimo exercício para todas as idades

A natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que não tenham nenhuma contraindicação.

Tanto é que aulas de natação para bebês estão se tornando cada vez mais comuns, assim como aquelas direcionadas a idosos. Isso se justifica pelos benefícios para saúde, que podem ajudar no tratamento de diversos problemas, além de auxiliar a manter a saúde.

Sem impacto

É comum ouvirmos pessoas relatarem desconfortos e incômodos, principalmente nas articulações, no início da prática de exercícios físicos. Com a natação é diferente, pois, por ser praticada na água, o impacto sobre as articulações é praticamente nulo.

Esse benefício da natação a torna ideal para trabalhar músculos rígidos e articulações doloridas, principalmente para pessoas que lidam com sobrepeso e limitações físicas.

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Artrite

A natação é muito recomendada para pessoas que sofrem com artrite, justamente pela falta de impacto sobre as articulações. Os exercícios e alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir para a queima de gordura.

O ideal para pessoas que sofrem com artrite é uma piscina aquecida, pois a água quente ajuda a relaxar os músculos, e distensionar as articulações rígidas.

Força e tônus muscular

A natação é uma ótima maneira de aumentar a força e o tônus muscular, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos, como a caminhada.

Isso acontece porque um nadador enfrenta a resistência oferecida pela água para se locomover, o que leva a um esforço muscular maior.

Trabalha todo o corpo e o torna mais flexível

Ao contrário dos aparelhos das academias, que tendem a isolar os exercícios a uma parte do corpo por vez, a natação trabalha todo o corpo simultaneamente.

Isso acontece através de uma ampla gama de movimentos que ajudam as articulações e ligamentos a se soltar e se tornar mais flexíveis.

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Em um mesmo exercício na água você move braços, pernas e cabeça, e isso faz com que você alongue seu corpo de forma mais eficiente, sendo considerado um alongamento completo.

homem nadando

Controle de peso e queima calorias

A natação é um ótimo exercício para quem quer perder peso. E uma vez que não sobrecarrega as articulações, é indicada principalmente para quem está fora de forma e acima do peso, e precisa criar resistência física.

E como o corpo se esforça mais para se mover na água, a prática da natação queima mais calorias do que exercícios como caminhada por exemplo.

Melhora o estresse

Os exercícios em geral ajudam no controle do estresse, uma vez que o corpo libera uma substância chamada endorfina quando está em movimento. Essa substância gera uma sensação de bem estar e felicidade.

Além disso, o contato com a água ajuda a melhorar as tensões musculares causadas pelo estresse.

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Melhora a saúde do trato respiratório

A natação já é indicada há muitos anos para quem tem problemas respiratórios. E essa indicação já foi confirmada por diversos estudos. Pesquisadores encontraram benefícios para pessoas asmáticas e com alergias respiratórias.

Além disso, outro estudo concluiu que a natação melhora a capacidade pulmonar de crianças com paralisia cerebral.

Melhor saúde do coração

Como a natação é uma opção de exercício aeróbico, ela serve para fortalecer o coração, levando a um melhor bombeamento, e fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

Além disso, como a natação melhora a parte respiratória, a tendência é que a saúde do coração também melhore, já que ele não precisa se esforçar mais para compensar a dificuldade dos pulmões.

Saiba como fazer

Especialmente para quem ainda não sabe nadar, o ideal é fazer as aulas de natação em uma academia de confiança, sob o acompanhamento e a instrução de um educador físico qualificado. Conheça dicas para ter melhores resultados no seu treino de natação para emagrecer.

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Vale a pena também comparar com outros tipos de exercícios que podem promover benefícios parecidos. Por exemplo, veja por que nadar, pedalar ou correr. Além disso o que queima mais calorias: natação ou musculação?

Fontes e Referências Adicionais

O que você achou dos benefícios da natação para a saúde e boa forma? Você é uma pessoa que gosta de nadar? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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16 comentários em “Benefícios da Natação para boa forma e saúde – Como fazer”

  1. Tenho 52 anos ,meu sonho era fazer nataçao ,agora estou na terceira aula ,estou amando ,quero aprender ,e fortalece meus músculos!!

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  2. Oi Cleide, tenho 28 anos e não sei nada, é muito constrangedor não poder ir em uma piscina com profundidade maior que 1,60cm …

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  3. Sou um nadador amador há 25 anos. Desde que sofri um grave acidente de moto. O médico falou:
    Ou faz fisioterapia ou tenta nadar. Comecei, me apaixonei e não parei mais. Hoje tenho 48 anos e posso dizer com
    toda convicção que é muito bom. Minha saúde melhorou muito. Não tenho reclamações …
    Aconselho para qualquer pessoa que gostaria de aumentar a sua autoestima e melhorar a sua saúde.

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  4. Não vejo a hora de iniciar minhas aulas de natação. Eu na infância fiz aulas de natação, agora com 19 eu pretendo retomar. Votei uma pessoa sedentária, pois só fico deitada vendo séries e comendo. Graças a Deus eu não sou obesa, tenho peso normal. Mas como faço aulas de piano e uso muito as costas é bom praticar exercícios. Tentei na academia e olha, eu detestei! Fiquei somente um mês e sem contar que você fica fissurada em ter o corpo perfeito, muita pressão. Eu amo nadar e a natação voltou a minha mente e decidida a fazer aulas, para trabalhar meus músculos e praticar exercícios. Cansei de ficar sedentária! A academia também machucou muito meu braço e pulso, sinto dores hoje em dia. Mas espero que a natação me ajude! Ansiosa para começar.

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  5. Sou nadador amador, como se diz, não ganho dinheiro com isso, mas sou prova de que devemos mesmo nadar pra uma boa saúde! Comecei a nadar em outrobro de 2016 até a data de então, porém vi muitos benefícios, sou prova, recomendo pra uma boa saúde e forma, nado em água abertas, mar de Fortaleza é perfeito.

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  6. Eu quero voltar a nadar e muito bom ficar relaxado e também emagrece, a academia força muito os membros e deixa cansado a natação não, pena que e caro.

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  7. Sempre pratiquei atividade física, mas aprendi a nadar somente depois dos 20 anos.
    Enquanto aluna da USP, pude treinar no CEPEUSP que dispõe de piscina olimpica. Após, frequentei academias, porém as piscinas dessas medem até 25 metros.
    Em razão das demandas do trabalho, deixei de nadar cerca de 20 anos. Nadar não é como andar de bicicleta. Requer treino para recuperar o desempenho de antes.
    Graças ao meu recente professor, após 8 meses, estou 80% do que era. Nado em média 2000 metros 2 vezes por semana e 4000 a 6000 metros aos sábados.
    Assim, sugiro que procure orientações de profissional capacitado. O acompanhamento de professores de educação física é essencial.

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    • muito bom hein sandra..eu comecei a nadar tbm mais nao com essa distancia toda..um dia chego lá..kkk

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  8. Tenho 30 anos estou acima do peso e adquiri faciite plantar nos dois pés devido o sobrepeso, desde os 12 anos jogo vôlei porém depois que descobri essa faciite não aguento mas jogar com tanta frequência ☹️? Então parei totalmente e preciso emagrecer por questão de saude, como sempre gostei de natação resolvi voltar para me ajudar na perda de peso, faço hidroginástica três vezes na semana e natação duas vezes. Já perdi algumas medidas mas o peso ainda nada ☹️ Será que é o suficiente para perder peso?? Claro que já diminui minha alimentação.

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  9. Há 5 anos pratico musculação, sempre tive desejo de aprender nadar, porem tenho bastante medo.
    Mas agora em janeiro decidi que vou concluir o meu objetivo, o meu foco é a natação, quero muito aprender .

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  10. Nunca pratiquei nenhum tipo de exercício físico,ano que vem queria começar algo e o que me recomendaram foi a natação,daqui 2 meses lá vou eu. Espero me adaptar !

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  11. Por conta de me exercitar muito forte adquiri inflamações nas articulações e alergia devido correr em pistas com pó de pedra. Então resolvi praticar a natação, pois; estou com 55 anos e acredito que quanto menos impacto melhor para minha qualidade de vida.

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    • Bom dia. Sinto dores na coluna lombar, quadril e as vezes dor irradiada para membros inferiores. Tudo isso por conta de longos períodos pilotando moto e dirigindo carro. Preciso saber se vc mim indicaria natação ?

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      • Tive o mesmo problema há 4 anos. Consultei um ortopedista especialista em coluna e ele identificou o problema. Tenho algumas restrições para nadar.
        Assim, considero que é essencial consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

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      • Bom dia Valmir!

        tbm tenho problema no quadril e coluna, mais depois que comecei a ir nadar quase todos os dias e fazendo fisioterapia, minhas dores do quadril e coluna estão sumindo consideravelmente, comecei a senti grande diminuição das dores na 5ª vez que nadei, hoje faz 2 meses que estou nadando quase todos os dias, to me sentindo muito bem. Humor melhorou, fisicamente to legal. Claro que ainda sinto um desconforto quadril e coluna, mais se pensar que uns 5 meses atras eu não conseguia andar sem sentir dor, Hoje sou outra pessoa. Comece a tentar nadar 500m cada vez que vc for e assim vai aumentando sua distancia. Voce vai se impressionar com sua melhora na dor.

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  12. https://web.facebook.com/photo.php?fbid=227584354053921&set=a.110650675747290.21434.100004070735295&type=3&theater

    Adoro natação estou com problema no pé direito não posso correr achei muito bom me exercitar dessa forma pois não consigo deixar de me exercitar sou fissurada em esporte apenas não tive oportunidade na minha vida …sou triste por isso …mais me esforço muito .

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