Propriedades dos Alimentos

Calorias da pipoca – Tipos, porções e dicas

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A pipoca é um alimento super prático e pode ser extremamente saudável dependendo da forma como é preparada, podendo, inclusive, ser facilmente utilizada como um substituto de refeições para perda de peso.

Uma xícara de pipoca simples contém apenas 31 calorias, mas no entanto, esse valor poderá ser elevado de forma considerável se acrescido de óleo, manteiga, chocolate em pó ou leite condensado. As pipocas de micro-ondas também são consideradas bastante calóricas, pois possuem vários aditivos em seu preparo, incluindo uma grande quantidade de sódio.

Portanto, se o seu objetivo é emagrecer com saúde, a melhor opção é preparar a pipoca em uma panela com um filete de azeite ou óleo de coco, ou então comprar uma pipoqueira caseira, que é uma máquina pequena onde o milho é estourado com o calor do ar, e não há a necessidade de adicionar gordura nenhuma.

Além disso, o milho é rico em fibras, o que garante uma maior sensação de saciedade e polifenóis, uma substância antioxidante que age inibindo a ação dos radicais livres no organismo, combatendo o envelhecimento precoce e garantindo uma boa saúde. O milho é ainda fonte de vitaminas do complexo B, manganês e magnésio.  

Tipos de pipoca

Confira abaixo diferentes tipos de pipoca e suas calorias e descubra receitas incríveis, saborosas e pouco calóricas que você pode usar no dia a dia.

Pipoca com manteiga

A pipoca feita com manteiga é um daqueles alimentos que todo mundo sabe que não é dos mais saudáveis, mas mesmo assim não dá para ficar sem, sobretudo no cinema. No entanto, se levarmos em consideração que um saco grande de pipoca com manteiga e sal tem quase 60 gramas de gordura saturada (e mais de 1200 calorias), talvez seja interessante consumir pipoca durante o filme somente esporadicamente, e ainda sim em pequenas quantidades.

Calorias da pipoca com manteiga (estourada):

  • 1 xícara de pipoca (25 g): 78 kcal
  • 100 g de pipoca: 558 kcal
  • 1 saco de pipoca pequeno (50 g): 279 kcal
  • 1 saco de pipoca com manteiga tamanho médio: 491 kcal

Pipoca com óleo

Antes da popularização do micro-ondas, a maneira mais comum de se fazer pipoca em casa era na panela com óleo de soja. No entanto, este óleo além de poder desencadear um processo inflamatório no organismo, é muito mais calórico.

Calorias da pipoca com óleo (estourada):

  • 1 xícara de pipoca: 55 kcal
  • 100 g de pipoca: 500 kcal
  • 1 saco de pipoca pequeno (50 g): 250 kcal
  • 1 saco de pipoca com óleo médio: 375 kcal

Pipoca sem óleo

A pipoca pode ser preparada na pipoqueira sem utilizar nenhuma gordura, ou no micro-ondas utilizando somente água. Para preparar a pipoca no micro-ondas, basta apenas colocar em um recipiente 5 colheres de milho de pipoca, cinco colheres de água e sal a gosto.

Em seguida, cubra o recipiente com filme plástico e faça 5 furinhos para a saída de ar quente. Leve ao micro-ondas por 5 ou 6 minutos, de acordo com a potência do seu aparelho (se não tiver estourado tudo, vá aumentando o tempo de 30 em 30 segundos).

Calorias da pipoca sem óleo (estourada):

  • 1 xícara de pipoca: 31 kcal
  • 100 g de pipoca: 387 kcal

Pipoca doce

Com sabor de infância, a tradicional pipoca doce renovou-se e atualmente aparece com os mais diversos sabores, variando do chocolate até a banana com canela. Em geral, quanto mais adocicada e elaborada a pipoca, maior será o seu valor energético. E é claro que adicionar leite condensado, chocolate derretido e afins só aumenta ainda mais as calorias da pipoca.

Calorias da pipoca de chocolate Yoki para micro-ondas:

  • 1 xícara: 108 kcal
  • 100 g: 432 kcal

Pipoca de micro-ondas

Prática, a pipoca de micro-ondas tem a vantagem de ficar pronta em pouco tempo e não sujar a panela e o fogão, mas traz consigo o inconveniente do excesso de gordura e de sódio. Em alguns casos, é possível inclusive encontrar gordura trans em algumas marcas de pipoca pronta. Portanto, é bom ficar atento aos rótulos.

As calorias da pipoca de micro-ondas variam de acordo com o fabricante e com o sabor, embora no geral os valores não sejam muito diferentes entre as diversas marcas encontradas no mercado.

Calorias da pipoca para micro-ondas sabor queijo:

  • 1 xícara: 101 kcal
  • 100 g de pipoca estourada: 404 kcal

Pipoca de micro-ondas light

Em tese, a pipoca light tem menos calorias e deveria portanto ser mais saudável, mas na prática não é bem assim. Ela continua a apresentar grandes quantidades de sódio como as demais pipocas de micro-ondas, e seu teor calórico chega a ser reduzido, mas não é tão baixo assim. A melhor dica continua sendo fazer sua própria pipoca com ingredientes naturais e de sua preferência.

Calorias da pipoca para micro-ondas light sabor manteiga:

  • 1 xícara: 88 kcal
  • 100 g de pipoca estourada: 352 kcal

Receitas de pipoca light

  • Coloque ½ xícara de milho para pipoca e uma pitada de sal dentro de um saco de pão e leve ao micro-ondas. Deixe por 2 minutos ou mais se todo o milho não tiver estourado. O resultado será uma pipoca sequinha e super saudável.
  • Faça uma deliciosa pipoca doce sem açúcar utilizando somente ¼ de xícara de milho e 2 copos de suco de maçã. Estoure a pipoca no micro-ondas sem utilizar óleo e reserve. Leve uma panela ao fogo alto com o suco de maçã e deixe fervendo por 10 minutos. Abaixe o fogo e vá mexendo até adquirir a consistência desejada. Desligue o fogo e despeje a calda quente sobre a pipoca já estourada.
  • Utilizando um pilão, moa ½ xícara de folhas de manjericão com uma colher de azeite e reserve. Leve ao fogo ½ xícara de milho para pipoca com uma colher de azeite e, assim que começar a estourar, acrescente o manjericão e tampe a panela até que todo o milho tenha estourado. Polvilhe sal a gosto e sirva quente.

Veja também: 10 receitas de pipoca saudável e 4 receitas de pipoca doce light.

Dicas

Já vimos que a pipoca pode fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável para emagrecer ou manter a boa forma. Veja algumas dicas para consumir mais pipoca sem exagerar nas calorias:

  • A melhor maneira de fazer pipoca em casa é comprar o milho em pacote e utilizar água ou um pouco de azeite para prepará-lo. Além de engordar, o excesso de gordura e sódio das pipocas para micro-ondas contribui para a retenção de líquido e causa inflamações.
  • Se você não conseguir evitar a pipoca no cinema, a dica é optar pelo tamanho menor e tomar cuidado para não exagerar no sal e nos molhos adicionais.
  • A pipoca sem gordura pode ser uma ótima alternativa para o lanche da tarde em substituição a opções mais calóricas, como biscoitos, chocolates e barras de cereal.
  • Para não sair do cinema com a consciência pesada, se optar pela pipoca, evite o refrigerante e outras guloseimas tentadoras e calóricas, como o chocolate e as balas açucaradas.

Vídeo: Pipoca engorda ou emagrece?

Aprenda sobre os efeitos da pipoca na dieta com o vídeo a seguir:

Você tem o costume de comer pipoca no seu dia a dia, ou ao menos esporadicamente? Que tipo é o seu preferido? Quando vai ao cinema, é difícil resistir? Comente abaixo!

4.3 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Adotei a pipoca como substituto para os terríveis e viciantes salgadinhos. Para que fiquem saudáveis, co Peri uma pipoqueira elétrica. Ficam perfeitas, sem uma gota de óleo ou sal. Depois de prontas acrescento um fio de azeite extra virgem e orégano. E nada de refrigerantes mais. No máximo, suco concentrado ou poupa adoçado com sucralose, poucas gotas, pois sou diabética. O resultado dessa si pela mudança de hábito foi 3 kg a menos na balança em 2 meses.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite