10 Formas de Reduzir o Sal e Sódio da Dieta

O sal é conhecido como um condimento saudável que adiciona o sabor que falta a quase todos os pratos que fazemos. Ainda assim, se for consumido em maior quantidade do que o corpo precisa, o sal pode levar a maus efeitos a longo prazo, como hipertensão, níveis agudos de estresse e retenção de líquidos

Caso contrário, o sal oferece muitos benefícios. Ele ajuda na contração adequada de músculos, ajuda a melhorar o funcionamento dos nervos e sangue no corpo. Mas pesquisadores apontam que uma grande ingestão de sódio leva a hipertensão, assim aumentando o estresse e o funcionamento inadequado de alguns órgãos vitais do corpo, especialmente o coração.

É por isso que todos os pacientes cardíacos precisam tomar mais cuidado, já que eles precisam reduzir o sal e sódio da dieta. E se não for um paciente cardíaco, as pessoas ainda precisam evitar o uso de quantidades enormes de sódio em suas refeições, assim elas podem evitar problemas cardíacos agudos no futuro. Então aqui estão algumas formas de como você pode realmente reduzir o sal e sódio da dieta sem modificar o sabor de seus alimentos.

1. Use Alternativas Diferentes

Ao invés de usar sal na sua dieta, tente substituir grande parte com outras alternativas como vinagre, tomilho, ervas frescas e temperos. Assim, você não sentirá falara do sal, principalmente se você está acostumado a consumir grandes porções. Usar condimentos diferentes no lugar do sal adiciona mais sabor e ajuda a reduzir o sal e sódio da dieta, de forma que elas não te afetam.

2. Tente Preparar seus Próprios Condimentos

Ao invés de comprar temperos e outros condimentos para seus alimentos, você pode tentar prepará-los em casa com o mínimo possível de sal. Condimentos, ervas e temperos comprados contêm grandes doses de sódio e outros bicarbonatos. Se você preferir fazer esses mesmos temperos e ervas, ou outros condimentos como maionese e ketchup, você acaba por reduzir o sal e sódio da dieta, levando a uma vida muito mais saudável.

3. Controle o seu Consumo de Condimentos Salgados

Consumir muitos condimentos salgados como ketchup, molho de soja e vinagre adiciona mais riscos de problemas de saúde e níveis de estresse. Assim, você deve controlar as porções de sal e outros acompanhamentos salgados que usa para cozinhar. Usar muito sal em batatas fritas e fast food pode causar problemas de saúde mais tarde.

4. Evite Carnes Cruas Pré-Preparadas

O salame, bacon e a salsicha devem ser evitados, já que contêm grandes quantidades de sal para serem armazenados e mantidos frescos por um longo tempo. Geralmente, o salame, a salsicha e outras carnes do tipo contêm iodo e são armazenadas em containeres. Algumas são pré-cozidas e, assim, também contêm sal. Você pode reservar o consumo de salames e outras carnes do tipo para ocasiões especiais.

5. Controle suas Porções Prontas

Mesmo que você não possa cozinhar e costume levar comida pronta para casa, você ainda pode reduzir o sal e sódio da dieta. Você pode diluir o sódio nos seus alimentos ao adicionar alguns vegetais e frutas. Adicionar vegetais e frutas não apenas deixará o alimento muito mais saudável, mas também irá garantir que a ingestão de sal é menor do que a contida no alimento. É ainda melhor se você divide a refeição em duas partes para reduzir ainda mais o consumo de sódio.

6. Cuidado com o que Você Consome

Quando alimentos enlatados são inevitáveis, pelo menos tente checar os ingredientes do rótulo. Muitas outras substâncias, quando são cozidas ou aquecidas acabam se tornando sódio. Então, certifique-se de conferir todos os ingredientes e a quantidade daquele ingrediente particular. Assim, você será capaz de consumir o mesmo alimento com quantidades menores de sódio nele. Então cheque sempre a quantidade de sódio nos alimentos.

7. Não Dependa do Sal

Sim, o sal é uma comodidade muito barata e com certeza não apenas você, mas muitos restaurantes e lanchonetes dependem do mesmo tipo de sal e adicionam grandes quantidades dele aos alimentos que preparam. Adicionar muito sal à dieta elimina os sabores de outros temperos e ervas, tanto que apenas o sabor do sal comanda nossas papilas gustativas. Quanto mais você se acostuma a comer sal, mais você quer. Assim, certifique-se de reduzir o sal e sódio da dieta, e tente usar mais ervas e temperos naturais.

8. Tente Cozinhar suas Próprias Refeições

Sempre há uma diferença, não só no sabor, mas também nos níveis nutricionais de alimentos feitos em casa, em comparação aos feitos em restaurantes. Tente cozinhar seus alimentos em casa sempre que possível. Sim, o sabor pode ser um pouco diferente, mas suas tentativas de fazer o mesmo alimento em casa te ajudarão a reduzir o sal e sódio da dieta e terão quantidades menores de sal em cada prato. Assim, você evitará grandes quantidades e se habituará a controlar as quantidades de sal.

9. Tente Adicionar mais Frutas e Vegetais à sua Refeição

Enquanto prepara um prato, quando você adiciona quantidades normais de sal, é importante lembrar que mesmo que você não queira reduzir a ingestão dele, você ainda pode diminuir ao adicionar mais frutas e vegetais. Por serem ricos em nutrição e valores saudáveis, eles neutralizam a quantidade e efeito do sal na sua saúde, assim adicionando sabor e nutrição ao prato. Então tente incluir mais vegetais para que esses alimentos ricos em potássio possam diminuir o impacto do sódio e ajudar sua saúde.

10. Controle seu Comportamento em Relação ao Sal

É cientificamente provado que o consumo de sal aumenta conforme nos acostumamos a usá-lo em nossos alimentos. Cientistas acreditam que o uso de sal não é tão necessário, e em alguns casos é completamente dispensável. Mesmo que seja, o sal pode ser usado em quantidades pequenas, já que ele é mais um gosto adquirido, e depende de quanto consumimos e estamos acostumados. Assim, reduzir o sal e sódio da dieta não fará grande diferença nas refeições, até porque nem é tão necessário em alguns casos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você costuma ingerir muito sal em suas refeições? Acha que seria capaz de reduzir o sal e sódio da dieta, ou já é um costume enraizado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “10 Formas de Reduzir o Sal e Sódio da Dieta”

Deixe um comentário