Propriedades dos Alimentos

Chá Verde Aumenta a Pressão ou Baixa?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Originário da China, o chá verde é uma bebida que vem da planta Camellia sinensis e é feito com folhas que não foram fermentadas, de modo que elas apresentem o nível mais elevado de antioxidantes.

Para você ter uma noção, os chamados antioxidantes flavonoides correspondem a aproximadamente 30% do peso seco das folhas do chá verde.

Com o seu elevado teor de antioxidantes, a famosa bebida também já foi associada a benefícios como auxiliar a proteger a saúde do coração, ajudar a proteger as células cerebrais contra danos provocados por radicais livres, fornecer ação anti-inflamatória, colaborar com a melhoria da saúde bucal, além de poder contribuir com a saúde dos olhos.

Mas e quanto à pressão arterial? Qual será que é o efeito que o chá verde promove em relação a ela?

Será que o chá verde aumenta a pressão?

De acordo com o Dr. Axe, uma combinação de estudos epidemiológicos e populacionais indicou que não é verdade que o chá verde aumenta a pressão. Isso porque, segundo a publicação, o que aparenta é que esses trabalhos mostraram que um dos efeitos do consumo de chá verde pode ser justamente a diminuição da pressão arterial.

continua depois da publicidade

Um estudo divulgado no ano de 2008 na publicação Inflammopharmacology (Inflamofarmacologia, tradução livre) indicou que os polifenóis da bebida ajudam a combater a pressão alta.

No mesmo sentido, o WebMD informou que o chá verde realmente pode ser utilizado para fins de redução da pressão arterial. Porém, conforme a publicação, as evidências a respeito dos efeitos do chá verde em relação à hipertensão (pressão arterial alta) são conflitantes, ainda que classifique o uso da bebida neste sentido como “possivelmente efetivo”.

A página mencionou pesquisas populacionais da China que estabeleceram uma relação entre a ingestão de 120 ml a mais de 600 ml da bebida à diminuição dos riscos de desenvolvimento de hipertensão.

Além disso, pesquisas clínicas iniciais tinha indicado que a ingestão de extrato de chá verde diariamente durante três meses ou o consumo da bebida três vezes ao dia por quatro meses diminui a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

continua depois da publicidade

O WebMD também relatou que análises de pesquisas clínicas indicaram que o chá verde pode reduzir a pressão arterial tanto de pessoas com hipertensão quanto de indivíduos que não foram diagnosticados com a doença.

Agora vem a parte conflitante do negócio: a página também informou que diversos estudos de menor porte mostraram que o chá verde não traz efeito algum no que se refere à pressão arterial. 

O chá verde e as suas possíveis interações

Ainda de acordo com informações do WebMD, consumir ao mesmo tempo determinadas substâncias junto com o chá verde aumenta a pressão.

Conforme a publicação, a mistura da bebida com estimulantes, medicamentos para depressão e fenilpropanolamina (banida há 18 anos no Brasil, segundo o portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa) provoca uma interação no organismo que vem acompanhada de efeitos colaterais e entre eles está justamente a hipertensão, ou aumento da pressão arterial.

Portanto, caso você faça uso de qualquer tipo de medicamento, suplemento ou fitoterápico – para problemas de pressão ou não – informe-se com o seu médico para se certificar de que o chá verde não pode interagir com a substância em questão.

continua depois da publicidade

Até porque não é somente com os medicamentos para a pressão arterial que a bebida pode interagir, provocando efeitos colaterais, conforme indicou o WebMD. 

Por outro lado

Também existem informações que indicam que, em determinados casos, o chá verde aumenta a pressão. O WebMD informou que a ingestão da bebida pode auxiliar a aumentar a pressão arterial em indivíduos idosos que sofram com a pressão baixa depois de comer.

A publicação também classificou o uso do chá verde para a pressão arterial baixa como “possivelmente efetivo.

O consumo do chá verde exige precaução por parte de quem sofre com problemas de pressão

Se você tem pressão alta ou baixa, o ideal é que consulte o médico responsável pelo seu tratamento para saber se e como (em que dosagem e frequência) pode ingerir o chá verde e certificar-se de que ele realmente pode ser benéfico para o seu quadro, em particular.

Até porque, como alertou o pessoal do Livestrong, para quem sofre com problemas de pressão, é necessário optar pelas versões descafeinadas do chá verde, já que a cafeína encontrada na bebida pode interagir com medicamentos para pressão e desencadear um pico na pressão arterial.

continua depois da publicidade

No mesmo sentido, o WebMD alertou que um dos efeitos colaterais do chá verde é que a cafeína presente em sua composição pode provocar a elevação da pressão arterial em pessoas que já sofrem com hipertensão.

Apesar disso, a publicação afirmou que essa reação adversa não parece ocorrer em pessoas que consomem regularmente o chá verde ou outras bebidas com cafeína. Porém, na dúvida, converse sempre com o médico para se certificar de que o chá verde realmente não te trará prejuízos. 

Outros cuidados com o chá verde

Alguns profissionais consultados afirmam que não se deve tomar mais do que três a quatro xícaras do chá verde justamente por ele conter a cafeína.

Para quem tem problemas ou sensibilidade à cafeína, essa dosagem pode ser ainda menor, portanto, consulte o seu médico para saber a dosagem máxima de chá verde que é ideal para o seu organismo, em particular.

A cafeína pode provocar reações adversas como problemas para dormir, dor de cabeça, nervosismo, vômito, diarreia, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, tremor, azia, convulsão confusão e zumbido no ouvido.

O chá verde pode piorar ou afetar condições como anemia, ansiedade, diabetes, diarreia, glaucoma, síndrome do intestino irritável, doença hepática e osteoporose. Converse com o seu médico a respeito do uso da bebida caso tenha qualquer uma dessas doenças.

Mulheres que estejam grávidas ou amamentando também não devem consumir uma quantidade excessiva de chá verde, não devendo ultrapassar a dose de mais de duas xícaras do chá diariamente.

Uma dosagem maior do que essa já foi associada ao aumento do risco de aborto e de malformações congênitas. A cafeína encontrada no chá também pode ser passada para o leite materno e afetar o neném.

Além disso, alguns especialistas recomendam que pessoas com idade inferior aos 18 anos não tomem o extrato de chá verde. Assim, se você está grávida, amamentando, é menor de idade ou pensa em dar a bebida para uma criança, converse com o seu médico a respeito de como o uso do chá deve ocorrer.

Vídeo: Como baixar a pressão naturalmente

Confira mais informações úteis nos vídeos a seguir.

Vídeo: Benefícios do chá verde

Gostou das dicas?

Você imaginava que o chá verde aumenta a pressão? Por que motivo? Tem problemas com a pressão arterial e toma medicamentos? Comente abaixo!

4.7 de 5 (6 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Ou seja, falou, falou, falou e não disse nada. Impossível se chegar a qualquer conclusão com base nas informações desse artigo. Chá verde aumenta ou diminui a pressão? E quando vamos consultar o cardiologista, cada um diz uma coisa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Certa vez em uma reunião da herbalife havia chá verde disponível de forma à vontade para os participantes, me lembro de ter tomado uma garrafa de 600 ml do chá, não havia orientação sobre o consumo. Resumo: tive minha primeira convulsão neste dia. Não gosto nem de lembrar!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • EU PASSEI UM TEMPO SEM BEBER O CHÁ VERDE E AGORA TEM DOIS DIAS QUE VOLTEI A BEBER ESSE CHÁ E NOTEI QUE QUE SENTI UM POUCO DE TONTURA.E JÁ FAZ BASTANTE TEMPO QUE NÃO SENTIA ESSA TONTURA,PORQUE EU SEMPRE TIVE PRESSÃO BAIXA.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite