Chá Verde Aumenta a Pressão ou Baixa?

Originário da China, o chá verde é uma bebida que vem da planta Camellia sinensis e é feito com folhas que não foram fermentadas, de modo que elas apresentem o nível mais elevado de antioxidantes.

Para você ter uma noção, os chamados antioxidantes flavonoides correspondem a aproximadamente 30% do peso seco das folhas do chá verde.

Com o seu elevado teor de antioxidantes, a famosa bebida também já foi associada a benefícios como auxiliar a proteger a saúde do coração, ajudar a proteger as células cerebrais contra danos provocados por radicais livres, fornecer ação anti-inflamatória, colaborar com a melhoria da saúde bucal, além de poder contribuir com a saúde dos olhos.

Mas e quanto à pressão arterial? Qual será que é o efeito que o chá verde promove em relação a ela?

Será que o chá verde aumenta a pressão?

De acordo com o Dr. Axe, uma combinação de estudos epidemiológicos e populacionais indicou que não é verdade que o chá verde aumenta a pressão. Isso porque, segundo a publicação, o que aparenta é que esses trabalhos mostraram que um dos efeitos do consumo de chá verde pode ser justamente a diminuição da pressão arterial.

Um estudo divulgado no ano de 2008 na publicação Inflammopharmacology (Inflamofarmacologia, tradução livre) indicou que os polifenóis da bebida ajudam a combater a pressão alta.

No mesmo sentido, o WebMD informou que o chá verde realmente pode ser utilizado para fins de redução da pressão arterial. Porém, conforme a publicação, as evidências a respeito dos efeitos do chá verde em relação à hipertensão (pressão arterial alta) são conflitantes, ainda que classifique o uso da bebida neste sentido como “possivelmente efetivo”.

A página mencionou pesquisas populacionais da China que estabeleceram uma relação entre a ingestão de 120 ml a mais de 600 ml da bebida à diminuição dos riscos de desenvolvimento de hipertensão.

Além disso, pesquisas clínicas iniciais tinha indicado que a ingestão de extrato de chá verde diariamente durante três meses ou o consumo da bebida três vezes ao dia por quatro meses diminui a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

O WebMD também relatou que análises de pesquisas clínicas indicaram que o chá verde pode reduzir a pressão arterial tanto de pessoas com hipertensão quanto de indivíduos que não foram diagnosticados com a doença.

Agora vem a parte conflitante do negócio: a página também informou que diversos estudos de menor porte mostraram que o chá verde não traz efeito algum no que se refere à pressão arterial. 

O chá verde e as suas possíveis interações

Ainda de acordo com informações do WebMD, consumir ao mesmo tempo determinadas substâncias junto com o chá verde aumenta a pressão.

Conforme a publicação, a mistura da bebida com estimulantes, medicamentos para depressão e fenilpropanolamina (banida há 18 anos no Brasil, segundo o portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa) provoca uma interação no organismo que vem acompanhada de efeitos colaterais e entre eles está justamente a hipertensão, ou aumento da pressão arterial.

Portanto, caso você faça uso de qualquer tipo de medicamento, suplemento ou fitoterápico – para problemas de pressão ou não – informe-se com o seu médico para se certificar de que o chá verde não pode interagir com a substância em questão.

Até porque não é somente com os medicamentos para a pressão arterial que a bebida pode interagir, provocando efeitos colaterais, conforme indicou o WebMD. 

Por outro lado

Também existem informações que indicam que, em determinados casos, o chá verde aumenta a pressão. O WebMD informou que a ingestão da bebida pode auxiliar a aumentar a pressão arterial em indivíduos idosos que sofram com a pressão baixa depois de comer.

A publicação também classificou o uso do chá verde para a pressão arterial baixa como “possivelmente efetivo.

O consumo do chá verde exige precaução por parte de quem sofre com problemas de pressão 

Se você tem pressão alta ou baixa, o ideal é que consulte o médico responsável pelo seu tratamento para saber se e como (em que dosagem e frequência) pode ingerir o chá verde e certificar-se de que ele realmente pode ser benéfico para o seu quadro, em particular.

Até porque, como alertou o pessoal do Livestrong, para quem sofre com problemas de pressão, é necessário optar pelas versões descafeinadas do chá verde, já que a cafeína encontrada na bebida pode interagir com medicamentos para pressão e desencadear um pico na pressão arterial.

No mesmo sentido, o WebMD alertou que um dos efeitos colaterais do chá verde é que a cafeína presente em sua composição pode provocar a elevação da pressão arterial em pessoas que já sofrem com hipertensão.

Apesar disso, a publicação afirmou que essa reação adversa não parece ocorrer em pessoas que consomem regularmente o chá verde ou outras bebidas com cafeína. Porém, na dúvida, converse sempre com o médico para se certificar de que o chá verde realmente não te trará prejuízos. 

Outros cuidados com o chá verde

Alguns profissionais consultados afirmam que não se deve tomar mais do que três a quatro xícaras do chá verde justamente por ele conter a cafeína.

Para quem tem problemas ou sensibilidade à cafeína, essa dosagem pode ser ainda menor, portanto, consulte o seu médico para saber a dosagem máxima de chá verde que é ideal para o seu organismo, em particular.

A cafeína pode provocar reações adversas como problemas para dormir, dor de cabeça, nervosismo, vômito, diarreia, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, tremor, azia, convulsão confusão e zumbido no ouvido.

O chá verde pode piorar ou afetar condições como anemia, ansiedade, diabetes, diarreia, glaucoma, síndrome do intestino irritável, doença hepática e osteoporose. Converse com o seu médico a respeito do uso da bebida caso tenha qualquer uma dessas doenças.

Mulheres que estejam grávidas ou amamentando também não devem consumir uma quantidade excessiva de chá verde, não devendo ultrapassar a dose de mais de duas xícaras do chá diariamente.

Uma dosagem maior do que essa já foi associada ao aumento do risco de aborto e de malformações congênitas. A cafeína encontrada no chá também pode ser passada para o leite materno e afetar o neném.

Além disso, alguns especialistas recomendam que pessoas com idade inferior aos 18 anos não tomem o extrato de chá verde. Assim, se você está grávida, amamentando, é menor de idade ou pensa em dar a bebida para uma criança, converse com o seu médico a respeito de como o uso do chá deve ocorrer.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você imaginava que o chá verde aumenta a pressão? Por que motivo? Tem problemas com a pressão arterial e toma medicamentos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

1 comentário em “Chá Verde Aumenta a Pressão ou Baixa?”

  1. EU PASSEI UM TEMPO SEM BEBER O CHÁ VERDE E AGORA TEM DOIS DIAS QUE VOLTEI A BEBER ESSE CHÁ E NOTEI QUE QUE SENTI UM POUCO DE TONTURA.E JÁ FAZ BASTANTE TEMPO QUE NÃO SENTIA ESSA TONTURA,PORQUE EU SEMPRE TIVE PRESSÃO BAIXA.

Deixe um comentário