Cientistas Descobrem um Novo Órgão do Corpo Humano

Especialista da área:
atualizado em 30/01/2020

Os cientistas descobriram recentemente o que eles estão chamando de um novo órgão humano que existe no sistema digestivo.

  Continua Depois da Publicidade  

Chamado de mesentério, o órgão anteriormente era considerado apenas um ligamento do aparelho digestivo, que consistia em estruturas fragmentadas e díspares. Os pesquisadores descobriram, no entanto, que ele é um órgão único e contínuo e reuniram evidências para classificá-lo como tal em uma revisão publicada em The Lancet Gastroenterology & Hepatology. 

Ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, os cientistas tratam esta como a mais nova descoberta no corpo humano.

“A descrição anatômica de 100 anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, afirmou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta.

mesenterio2

O mesentério é uma dobra dupla do peritônio, que é o revestimento da cavidade abdominal, que une o intestino com a parede do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar.

Embora o funcionamento do aparelho digestivo não mude com a descoberta e a função específica do mesentério ainda seja desconhecida, a confirmação de que esta estrutura é efetivamente um órgão “novo” abre caminho para novos estudos sobre seu impacto em doenças abdominais e novos métodos cirúrgicos do aparelho digestivo.

“Podemos categorizar doenças digestivas relacionadas a este órgão”, exemplifica Coffey.

“Conhecer a função específica do órgão é o próximo passo. Se entendemos sua função, podemos identificar as anomalias, e estabelecer quando há uma doença, ou seja, quando o órgão passe a funcionar de modo anormal”, afirma Coffey.

Enquanto a pesquisa não é concluída, uma das mudanças imediatas, portanto, será no ensino da medicina, que passará a incluir o mesentério na lista dos quase 80 órgãos do corpo humano que conhecemos.

O que você acha que a descoberta de um novo órgão do corpo humano pode trazer para a Medicina e para a saúde em geral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário