Emagrecimento

Cloreto de Magnésio Emagrece Mesmo?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

O cloreto de magnésio é uma das formas de apresentação do magnésio. Ele possui grandes capacidades de desintoxicação e eliminação de toxinas, e é a forma mais eficaz de magnésio para esse propósito.

Enquanto o sulfato de magnésio, uma das formas mais conhecidas de magnésio, é rapidamente eliminado do corpo através dos rins e é difícil de ser assimilado, o cloreto de magnésio é facilmente assimilado e metabolizado no corpo humano. Além de saber o que é,  você irá descobrir agora se o cloreto de magnésio emagrece, para que serve, os benefícios e efeitos colaterais.

Para que serve o cloreto de magnésio? Quais são seus benefícios?

Além da desintoxicação e eliminação de toxinas, o cloreto se mistura ao hidrogênio no estômago e forma o ácido hidroclorídrico, uma enzima digestiva poderosa, responsável pela quebra de proteínas, absorção de minerais metálicos e ativação do fator intrínseco, que absorve vitamina B12.

Usar outras formas do magnésio não é tão eficaz, já que o ácido hidroclorídrico é necessário para absorver outras formas de magnésio. Muitos indivíduos que precisam de mais magnésio não produzem ácido clorídrico suficiente, e assim não conseguem absorver as outras formas de magnésio. Assim, é mais simples e eficaz tomar o cloreto de magnésio, já que ele garante que o magnésio será absorvido.

Outros benefícios do cloreto de magnésio são:

continua depois da publicidade
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue

Estudos mostram que o magnésio pode ter relação com o controle dos níveis de açúcar no sangue. Em um estudo com pacientes com diabetes tipo 2, alguns parâmetros de magnésio e diabetes foram medidos. 77% dos pacientes apresentavam níveis baixos de magnésio em pelo menos um parâmetro, além de controle ruim da glicemia. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o magnésio tem um papel importante no controle do açúcar no sangue, pelo menos em pacientes com diabetes tipo 2.

  • Melhora a resistência à insulina

A insulina é o hormônio que leva a glicose para dentro das células do corpo para que ela possa ser usada como energia. Além disso, também é ela que leva o magnésio para dentro das células; sem ela, o magnésio é excretado pelos rins. Em um estudo no Gonda Diabetes Center, na Califórnia, 16 pacientes saudáveis passaram por uma dieta deficiente em magnésio. O resultado foi a produção de uma insulina menos eficiente em levar a glicose para dentro das células.

Em casos de resistência a insulina, o magnésio também não é levado para dentro das células da forma como deveria. Assim, o magnésio e a insulina dependem um do outro no corpo, e o aumento da ingestão de magnésio pode ajudar a melhorar a resistência a insulina.

  • Saúde do coração

O magnésio possui algumas ações que podem ajudar a manter ou recuperar a saúde do coração. Entre elas estão: dilata os vasos sanguíneos, ajuda a dissolver coágulos, reduz os danos causados ao coração e previne a arritmia, e age como um antioxidante, eliminando os radicais livres. Pessoas que tomam diuréticos para reduzir a pressão arterial podem ter níveis menores de magnésio no corpo, já que ele é eliminado juntamente com o potássio através da urina. Assim, é importante que pessoas tomando esse tipo de medicamento tomem um suplemento de magnésio, como o cloreto de magnésio, ou aumentem a ingestão de magnésio através da dieta.

continua depois da publicidade

Cloreto de magnésio emagrece?

Mas e quanto à perda de peso? O cloreto de magnésio emagrece ou ajuda a emagrecer de alguma forma?

Estudos sugerem que a deficiência de magnésio pode contribuir para a obesidade, já que pode contribuir para estresse inflamatório e oxidativo, fatores que estão intimamente ligados à obesidade.

Além disso, o magnésio ajuda vitaminas e minerais a entrarem nas células do corpo, influenciando a nutrição de forma positiva. Quando você não recebe a nutrição suficiente, seu corpo pede mais alimentos, te deixando com fome, para que você ingira os nutrientes necessários. Portanto, ao auxiliar na manutenção e entrada de nutrientes nas células, o magnésio pode ajudar você a comer menos.

O cloreto de magnésio emagrece também influenciando os níveis de energia do corpo, podendo te deixar mais ativo para praticar exercícios físicos. Outro fator é o estresse e ansiedade. O magnésio é um nutriente conhecido por reduzir o estresse e a ansiedade, dois fatores que fazem com que muitas pessoas comam mais do que precisam e ganhem peso.

Mas talvez uma das maiores formas de como o cloreto de magnésio emagrece é ao controlar os níveis de açúcar no sangue. A resistência à insulina é uma das causas de ganho de peso em muitas pessoas, já que altos níveis de insulina promovem o armazenamento de gordura. O magnésio, em sua relação de benefícios mútuos com a insulina, pode ajudar a fazer com que a insulina tenha uma ação melhor, prevenindo ou mesmo tratando a resistência a insulina, e mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados, o que diminui as chances de você sentir vontade de comer alimentos doces e gordurosos.

continua depois da publicidade

O magnésio é um mineral extremamente importante para o corpo, e o cloreto de magnésio, como pudemos ver, é uma das melhores formas de suplementação de magnésio, já que é mais facilmente absorvido e usado pelo corpo. Consulte seu médico e pergunte se a suplementação com cloreto de magnésio pode ser boa para você.

Vídeos:

Gostou das dicas?

continua depois da publicidade

Você tem vontade ou foi recomendado a utilizar a suplementação de cloreto de magnésio? Acredita que ela pode funcionar? Comente abaixo.

3.9 de 5 (400 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • No dia, em que não tomo, cloreto de magnésio, eu não consigo dormir, com tanta dor na coluna, eu tenho sérios problemas, na coluna cervical, eombar, não consigo ficar deitado, mais o cloreto de magnésio, me acalma tira as dores, agora eu não paro mais de tomar, é muito bom

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Durante uma fila de banco reclamei de dores nas costas e no joelho e uma senhora já idosa me falou do cloreto de magnésio resolvi iniciar impressionante com 2 dias comecei a me sentir sem dores e mais disposta porém só tem 5 dias quê iniciei tomo 15ml 3 vez ao dia se houver qualquer reação suspenso de imediato

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Fui indicada por uma amiga. Estou usando e já estou tendo resultados. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DE EXAMES QUE MEU CORPO TEM RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO DE INSULINA. CONSEGUI DESDE QUE COMECEI A TOMAR REDUZIR 150mg DO MEU PESO.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Não sabia de tantos benefícios do cloreto de magnésio, comprei hoje o pó para diluir em 1 litro de água. Devo tomar em jejum ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Não tome em jejum,vc terá uma queda brusca de pressão.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Usei cloreto de magnésio PA foi ótimo. Todas tipos de dores que eu sentia desapareceram. Insônia, ansiedade, arritmia, desânimo, depressão etc.
    Estava me sentindo super bem.
    Só parei de usá-lo porque eu estava perdendo muito peso, e eu não quero emagrecer. Pois o meu peso é compatível com minha altura.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Ivonete Souza quanto você tomava por dia? Era em cápsulas ou pó?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tenho derrame dejenerativo nos ombros , artrite e bursite, quase não durmo pq quando deito p dormir sinto dores insuportáveis, comecei a tomar cloreto de magnésio hoje, espero voltar aqui e alegremente comentar minhas melhorias.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Comecei tomar ontem a solução diluída. Amanheci bem disposta. E caminhei por 30 minutos. Espero melhorar das dores da coluna lombar e cervical. E emagrecer. Em um mês volto e conto como estarei.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou tomando a algum tempo,baixou minha glicose melhorou a pressão e emagreci bem. Vou dar um tempo e depois volto a usar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Em cápsula na caichinha diz que deve tomar 2 por dia.
    Mas eu estou tomando 1 só
    Estou sentindo bem..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tomo magnésio quelato há um ano e me ajudou muito na minha fibromialgia, minhas dores na coluna sumiram e também um bico de papagaio no pescoço e o meu nervo ciático não tem se manifestado. Também sumiram as dores no meu joelho esquerdo e as batidas do meu coração estão normais e o eletrocardiograma também está ótimo conforme avaliação do cardiologista. Mas falei com o mesmo e me disse que o magnésio não é o responsável por esses resultados. Não o contrario mas sigo tomando, sob orientação de uma ortomolecular.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
1 2 3 9
Publicado por
Equipe MundoBoaForma