Cloreto de Magnésio Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 16/04/2019

O cloreto de magnésio é uma das formas de apresentação do magnésio. Ele possui grandes capacidades de desintoxicação e eliminação de toxinas, e é a forma mais eficaz de magnésio para esse propósito.

Enquanto o sulfato de magnésio, uma das formas mais conhecidas de magnésio, é rapidamente eliminado do corpo através dos rins e é difícil de ser assimilado, o cloreto de magnésio é facilmente assimilado e metabolizado no corpo humano. Além de saber o que é,  você irá descobrir agora se o cloreto de magnésio emagrece, para que serve, os benefícios e efeitos colaterais.

Para que serve o cloreto de magnésio? Quais são seus benefícios?

Além da desintoxicação e eliminação de toxinas, o cloreto se mistura ao hidrogênio no estômago e forma o ácido hidroclorídrico, uma enzima digestiva poderosa, responsável pela quebra de proteínas, absorção de minerais metálicos e ativação do fator intrínseco, que absorve vitamina B12.

Usar outras formas do magnésio não é tão eficaz, já que o ácido hidroclorídrico é necessário para absorver outras formas de magnésio. Muitos indivíduos que precisam de mais magnésio não produzem ácido clorídrico suficiente, e assim não conseguem absorver as outras formas de magnésio. Assim, é mais simples e eficaz tomar o cloreto de magnésio, já que ele garante que o magnésio será absorvido.

Outros benefícios do cloreto de magnésio são:

  • Controle dos níveis de açúcar no sangue 

Estudos mostram que o magnésio pode ter relação com o controle dos níveis de açúcar no sangue. Em um estudo com pacientes com diabetes tipo 2, alguns parâmetros de magnésio e diabetes foram medidos. 77% dos pacientes apresentavam níveis baixos de magnésio em pelo menos um parâmetro, além de controle ruim da glicemia. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o magnésio tem um papel importante no controle do açúcar no sangue, pelo menos em pacientes com diabetes tipo 2.

  • Melhora a resistência à insulina

A insulina é o hormônio que leva a glicose para dentro das células do corpo para que ela possa ser usada como energia. Além disso, também é ela que leva o magnésio para dentro das células; sem ela, o magnésio é excretado pelos rins. Em um estudo no Gonda Diabetes Center, na Califórnia, 16 pacientes saudáveis passaram por uma dieta deficiente em magnésio. O resultado foi a produção de uma insulina menos eficiente em levar a glicose para dentro das células.

Em casos de resistência a insulina, o magnésio também não é levado para dentro das células da forma como deveria. Assim, o magnésio e a insulina dependem um do outro no corpo, e o aumento da ingestão de magnésio pode ajudar a melhorar a resistência a insulina.

  • Saúde do coração

O magnésio possui algumas ações que podem ajudar a manter ou recuperar a saúde do coração. Entre elas estão: dilata os vasos sanguíneos, ajuda a dissolver coágulos, reduz os danos causados ao coração e previne a arritmia, e age como um antioxidante, eliminando os radicais livres. Pessoas que tomam diuréticos para reduzir a pressão arterial podem ter níveis menores de magnésio no corpo, já que ele é eliminado juntamente com o potássio através da urina. Assim, é importante que pessoas tomando esse tipo de medicamento tomem um suplemento de magnésio, como o cloreto de magnésio, ou aumentem a ingestão de magnésio através da dieta.

Cloreto de magnésio emagrece?

Mas e quanto à perda de peso? O cloreto de magnésio emagrece ou ajuda a emagrecer de alguma forma?

Estudos sugerem que a deficiência de magnésio pode contribuir para a obesidade, já que pode contribuir para estresse inflamatório e oxidativo, fatores que estão intimamente ligados à obesidade.

Além disso, o magnésio ajuda vitaminas e minerais a entrarem nas células do corpo, influenciando a nutrição de forma positiva. Quando você não recebe a nutrição suficiente, seu corpo pede mais alimentos, te deixando com fome, para que você ingira os nutrientes necessários. Portanto, ao auxiliar na manutenção e entrada de nutrientes nas células, o magnésio pode ajudar você a comer menos.

O cloreto de magnésio emagrece também influenciando os níveis de energia do corpo, podendo te deixar mais ativo para praticar exercícios físicos. Outro fator é o estresse e ansiedade. O magnésio é um nutriente conhecido por reduzir o estresse e a ansiedade, dois fatores que fazem com que muitas pessoas comam mais do que precisam e ganhem peso.

Mas talvez uma das maiores formas de como o cloreto de magnésio emagrece é ao controlar os níveis de açúcar no sangue. A resistência à insulina é uma das causas de ganho de peso em muitas pessoas, já que altos níveis de insulina promovem o armazenamento de gordura. O magnésio, em sua relação de benefícios mútuos com a insulina, pode ajudar a fazer com que a insulina tenha uma ação melhor, prevenindo ou mesmo tratando a resistência a insulina, e mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados, o que diminui as chances de você sentir vontade de comer alimentos doces e gordurosos.

O magnésio é um mineral extremamente importante para o corpo, e o cloreto de magnésio, como pudemos ver, é uma das melhores formas de suplementação de magnésio, já que é mais facilmente absorvido e usado pelo corpo. Consulte seu médico e pergunte se a suplementação com cloreto de magnésio pode ser boa para você.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem vontade ou foi recomendado a utilizar a suplementação de cloreto de magnésio? Acredita que ela pode funcionar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (399 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

132 comentários em “Cloreto de Magnésio Emagrece Mesmo?”

  1. No dia, em que não tomo, cloreto de magnésio, eu não consigo dormir, com tanta dor na coluna, eu tenho sérios problemas, na coluna cervical, eombar, não consigo ficar deitado, mais o cloreto de magnésio, me acalma tira as dores, agora eu não paro mais de tomar, é muito bom

  2. Durante uma fila de banco reclamei de dores nas costas e no joelho e uma senhora já idosa me falou do cloreto de magnésio resolvi iniciar impressionante com 2 dias comecei a me sentir sem dores e mais disposta porém só tem 5 dias quê iniciei tomo 15ml 3 vez ao dia se houver qualquer reação suspenso de imediato

  3. Fui indicada por uma amiga. Estou usando e já estou tendo resultados. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DE EXAMES QUE MEU CORPO TEM RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO DE INSULINA. CONSEGUI DESDE QUE COMECEI A TOMAR REDUZIR 150mg DO MEU PESO.

  4. Não sabia de tantos benefícios do cloreto de magnésio, comprei hoje o pó para diluir em 1 litro de água. Devo tomar em jejum ?

  5. Usei cloreto de magnésio PA foi ótimo. Todas tipos de dores que eu sentia desapareceram. Insônia, ansiedade, arritmia, desânimo, depressão etc.
    Estava me sentindo super bem.
    Só parei de usá-lo porque eu estava perdendo muito peso, e eu não quero emagrecer. Pois o meu peso é compatível com minha altura.

  6. Tenho derrame dejenerativo nos ombros , artrite e bursite, quase não durmo pq quando deito p dormir sinto dores insuportáveis, comecei a tomar cloreto de magnésio hoje, espero voltar aqui e alegremente comentar minhas melhorias.

  7. Comecei tomar ontem a solução diluída. Amanheci bem disposta. E caminhei por 30 minutos. Espero melhorar das dores da coluna lombar e cervical. E emagrecer. Em um mês volto e conto como estarei.