Como cuidar da sua tatuagem: o que fazer, como lavar e o que passar

Especialista da área:
atualizado em 26/06/2022

Se você acabou de fazer uma tatuagem, deve estar se perguntando qual a melhor maneira de realizar os cuidados da pele na região. 

Estes cuidados são muito importantes para o seu resultado final, de forma a ajudarem a cicatrização a ocorrer da melhor maneira possível, além de garantirem que não haja falhas ou problemas de pigmentação ou definição das cores e traços no resultado final.

  Continua Depois da Publicidade  

Seu tatuador provavelmente te deu algumas instruções básicas de como proceder, mas para te ajudar ainda mais neste processo, separamos aqui um guia completo de como realizar os cuidados básicos, como lavar, secar, hidratar e aliviar a coceira sem interferir no processo de cicatrização da sua nova tatuagem.

Cuidados básicos iniciais

Logo após a sessão de tatuagem, o tatuador muito provavelmente irá aplicar uma fina camada de sua pomada cicatrizante de preferência e envolver a tatuagem em plástico filme ou similar.

Este revestimento inicial com plástico é necessário para evitar que contaminações aconteçam, já que se trata de uma área recém irritada e machucada pelo processo, o que aumenta significativamente os riscos de infecções no local. 

Este plástico deve ser mantido por, no mínimo 4 e no máximo 24 horas. Este tempo varia de acordo com a complexidade, quantidade de tinta utilizada e tamanho da arte realizada, portanto consulte seu tatuador em relação ao tempo que deve manter a proteção na pele.

Quando for a hora de retirar a camada plástica, é recomendado que se lave a tatuagem com água e sabonete antibacteriano neutro, seque a região delicadamente e aplique uma fina camada de alguma pomada ou creme cicatrizante. 

  Continua Depois da Publicidade  

Algumas pomadas que são comumente recomendadas para tatuagens são o Bepantol derma e o Cicaplast, contendo agentes mais hidratantes. Apesar de ser muito comum a prescrição, pomadas com antibióticos não devem ser usadas de rotina, apenas se houver infecção bacteriana secundária.

No caso de alterações como inchaço, vermelhidão ou dor, procure um médico para orientação de qual pomada utilizar. Algumas que contém vários antibióticos misturados podem inclusive ser irritantes.

Como lavar a tatuagem corretamente

Pessoa lava as mãos
É essencial estar com as mãos e unhas bem limpas durante a higienização da tatuagem

Antes de higienizar a tatuagem, lembre-se sempre de lavar bem as mãos e abaixo das unhas, diminuindo as chances de contaminação e infecções.

As maiores recomendações em relação a limpeza da tatuagem durante seu processo de cicatrização, é de higienizar a região duas vezes por dia, com água fria, utilizando algum sabonete antibacteriano neutro e realizando movimentos suaves, de maneira a não arrancar nenhuma casquinha ou trazer mais irritação para a área.

Após higienizar, é sempre necessário secar o local delicadamente, fazendo movimentos de batidinhas com uma toalha, e seguir com a aplicação tópica de uma camada hidratante/cicatrizante sobre a pele.

Hidratação

A hidratação deve ser realizada de preferência com o produto indicado pelo profissional que realizou a tatuagem.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, as indicações gerais são a de utilizar pomadas e cremes cicatrizantes, que possuam elementos hidratantes em sua composição. Atualmente muitos produtos já são fabricados pensando no mercado de tatuagens, de forma a possuírem composições próprias para este uso.

Formação de casquinhas

Após em média de 2 a 4 dias da realização da tatuagem, se iniciará o processo de formação das casquinhas. É extremamente importante que não se arranque ou puxe estas casquinhas formadas pela pele, pois isto pode interferir no resultado final e atrapalhar o processo de cicatrização. Portanto, deixe que elas caiam naturalmente e por conta própria.

O que fazer para aliviar a coceira

Tatuagem com coceira
Não se deve coçar a tatuagem ou arrancar as casquinhas da cicatrização

Outra importante recomendação é a de que não se coce diretamente a tatuagem, uma vez que a abrasão dos dedos com a pele pode acabar formando machucados e esfolando a região já irritada, além de nossas unhas carregarem diversas bactérias que podem acabar causando infecções na região.

Caso a coceira seja muito intensa, pode-se aplicar compressas de água fria na região, sempre com muito cuidado, não utilizando gelo e cobrindo a compressa com algum pano de tecido macio ou até mesmo blusas e camisetas. Deve-se atentar sempre para a limpeza e higienização do que entra em contato direto com a tatuagem.

Um fator que pode causar um aumento da sensação de coceira é o ressecamento da pele. Portanto preste atenção e realize corretamente a hidratação da região.

Quando preciso me preocupar?

Não são cenários comuns, uma vez que as tatuagens costumam cicatrizar sem grandes problemas, mas é importante que você saiba quando procurar ajuda médica por causa de processos inflamatórios ou de cicatrização incorreta com a sua nova tatuagem.

  Continua Depois da Publicidade  

Caso a tatuagem e/ou a pele ao seu redor apresentem vermelhidão muito intensa, inchaço fora do normal, sangramentos ou fique muito dolorida, um médico deve ser procurado.

Além destes aspectos na pele, alguns sintomas como febre e cansaço extremo também podem ser indicativos de uma infecção, e recomenda-se que procure ajuda médica também nestes casos.

Cuidados que devem ser mantidos 

Alguns cuidados básicos serão sempre necessários, ou pelo menos muito bem vindos, mesmo após o final do período de cicatrização, mantendo assim sua tatuagem sempre com um bom aspecto estético e diminuindo a chance de necessitar de retoques ao longo dos anos.

Os principais cuidados a serem mantidos mesmo após o final da cicatrização da tatuagem são:

  • Evitar expor a região da tatuagem ao sol por pelo menos 30 dias após ela ser feita, e após sua completa cicatrização, continuar o cuidado aplicando protetor solar sempre que se expor ao sol. 
  • Manter a pele da tatuagem sempre hidratada.
  • Se manter hidratado, ingerindo pelo menos 2 litros de água todos os dias. 
  • Manter uma alimentação saudável, evitando ao máximo alimentos inflamatórios, como refrigerantes, embutidos, frituras, bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar no geral.
  • Evitar cortes, machucados e abrasões na região.

Veja também: O que não pode comer quando se coloca piercing?

Você tem tatuagem? Já conhecia essas dicas de como cuidar da tatuagem? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

Deixe um comentário